Quando eu me mudei para o Canada, eu sabia que estava abrindo mão do convívio com a família e com os amigos de infância. Eu sabia que a tecnologia ajudaria muito, vamos combinar que o Skype, Facetime, WhatsApp ajudam imensamente na manutenção e cuidado com as relações que prezamos e que estão longe (ou até perto) de nós.
As escolhas que fazemos ao longo da nossa vida nunca são 100% boas ou ruins. Elas sempre trazem elementos com os quais a gente não contava e vai descobrindo no caminho como lidar. A construção da minha “rede de suporte” foi assim e foi essencial não só para minha adaptação no status de imigrante mas também para a minha vida e aqui nesse texto quero contar como e por quê.
O que eu estou chamando de rede de suporte
Para quem está imigrando e não tem ainda família ou amigos de infância por aqui, o mundo é todo novo. Os bons sites feitos com atenção e respeito, como o My Sweet Canada, e os grupos de facebook nos ajudam a conseguir informações e dicas importantes sobre a mudança na prática. Mas somos todos de carne, osso e cultura brasileira e é natural que nós queiramos também vínculos. Não importa aqui se você decidiu que quer certo “afastamento” da comunidade brasileira, por um motivo ou outro, o importante é construir a sua rede de suporte.
Para mim, a rede de suporte são aqueles amigos, aquelas relações que você vai construindo através do convívio, dos almoços, dos jantares, das celebrações e das datas comemorativas. Das mudanças, dos papos e desabafos, dos desafios que vão sendo enfrentados juntos. Das sopas nas gripes, das dicas e da honestidade diante de todos os desafios que nós, imigrantes, vivemos. Você certamente não terá afinidade com todo brasileiro que esbarrar na rua, não se iluda, não seria assim nem se você estivesse no Brasil. Mas haverão amigos queridos que se tornarão sua família de escolha. Que imigrante não se lembra a primeira pessoa que colocou lá no campo “Contato de emergência” dos formulários e documentos canadenses?
O ser humano não é uma ilha. Quando fazemos uma mudança tão grande como essa é normal que a gente foque em se estabelecer em um novo trabalho, uma nova carreira e que lutemos todos os dias para aprender mais sobre a cultura local e termos um mínimo de estabilidade financeira. Isso toma muito do nosso tempo e da nossa energia e você se perceberá “sem tempo” para achar amigos. Uma das coisas mais preciosas que eu posso dividir com você é: invista nas relações que você fará aqui também. Não é substituir uma família pela outra, é acrescentar. As boas amizades te ajudarão, na prática e no suporte emocional, a construir seu sonho de imigrar.
Como construir uma rede de suporte
Aqui vai muito do perfil de cada um, mas o mais importante é não estar fechado. Quando estiver trabalhando, lembre-se de interagir e conversar com as pessoas. Não importa se seu inglês não é tão bom quanto você gostaria, o que conecta a gente é muito mais do que isso.
Reserve momentos em que você pode sair tomar um café, ir em um pub para relaxar e ou fazer uma pizzada na sua casa. Reúna as pessoas que você gosta.
Quando encontrar pessoas com as quais você realmente tem afinidade, não tenha medo de dividir as coisas que sente, as vitórias e medos. É natural que a gente vá fazendo uma seleção das pessoas que nos cercam através das respostas que temos nessas situações, todos nós fazemos isso. Aproveite a cidade, os eventos e as delícias que você descobriu onde você escolheu morar junto com essas pessoas queridas. Isso também ajudará a te sustentar em todo trabalho inicial de imigrar.
São as relações que temos que fazem tudo valer a pena.
Aos meus amigos, todo meu carinho e agradecimento pela presença na minha vida.
Foto em destaque: Pexels
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/