AdaptaçãoHomeImigrar para o Canadá

Qual é a melhor idade para se imigrar?

Qual é a idade certa para se imigrar?

Eu lido com pessoas dos mais diferentes perfis todos os dias, e eu confesso que amo ouvir as pessoas. Sou uma contadora de histórias e por isso mesmo parte deste meu dom (digamos assim) vem puramente do fato de adorar ouvir. Estar em contato com todas essas pessoas enriquece as minhas experiências e eu sinto muita empatia por todas elas. Me faz bem sentir que eu estou ajudando, e eu sempre busco ser o mais verdadeira possível em todas as minhas orientações. Muitas vezes eu termino o meu dia pensando muito sobre tudo o que ouvi e também refletindo o que eu pude aprender com todas as pessoas que fizeram parte do meu dia, e olha que não são poucas…felizmente!

Hoje depois de uma conversa com uma amiga de muitos anos, fiquei refletindo muito sobre tudo o que conversamos,  como isso não me saiu da cabeça eu resolvi compartilhar um pouco as minhas divagações aqui neste post.

Leia também: https://mysweetcanada.com/quero-imigrar-para-o-canada-o-que-preciso-saber/

Na verdade não foi todo o teor dessa conversa que me deixou super pensativa, e sim uma pequena parte em todo o contexto. Esta amiga que está próximo de seus 50 anos e depois de ter a sua carreira de muito sucesso interrompida por uma demissão em massa, está explorando suas opções de imigração, no qual, ela afirma que sempre foi um sonho de vida. Depois de conversarmos bastante e falarmos sobre as escassas opções que ela tinha e do quanto ela teria que batalhar para se tornar elegível para um processo específico e mesmo assim sem muitas chances..blablabla…ela me diz: puxa este sempre foi o meu sonho, e eu sempre deixei ele ser adiado por conta de uma promoção, de uma nova oportunidade aqui e ali, sempre pensei que teria tempo suficiente e condições para realizá-lo, e agora estou com medo de ser tarde demais!

Poxa, confesso que isso me bateu bem fundo na alma! Eu sou uma pessoa super positiva, e sempre tento explorar ao máximo todas as possibilidades, eu afirmo que para os meu sonhos e lutas eu nunca pensei que fosse tarde demais! Mesmo porque eu nunca acho mesmo que seja tarde demais para se realizar um sonho. Porém, confesso que neste momento me senti com aquele nó na garganta.

E mesmo depois de pensar bem no que dizer perante um momento desses (eu que sou positiva porém tenho que ser realista), disse: somente será tarde demais se você estabelecer isso na sua mente. Se imigrar é algo que você deseja realmente, com todas as suas forças, você tem que arrumar um jeito de fazer isso dar certo! Será mais difícil! E em muitos momentos você irá pensar em desistir, mas se é isso o que você quer realmente, vá em frente, porém sabendo de todos os sacrifícios que serão necessários para isso. Se lá na frente não der certo, você poderá até ter muitos arrependimentos nesta sua jornada, porém, a incerteza de não ter tentado, isto você não terá.

Muitas vezes deixamos a vida nos levar, por que nossas mentes nos faz querer estar em nossas zonas de conforto. Quantos clientes iniciam suas apresentações durante as minhas consultas com a frase “imigrar é o meu sonho desde os vinte e poucos anos, porém somente agora tive coragem de segui-lo…”.

Eu sei que é difícil realmente tomar certas decisões quando somos jovens, porém, se este é o seu sonho não adie muito!  E se imigrar era o seu sonho desde novo, como você vem se preparando para isso desde então? Eu vim para o Canadá aos 33 anos, e posso dizer que não foi fácil para mim recomeçar, levei cerca de 4 anos somente para começar a colocar as coisas nos eixos novamente.

E depois desta conversa com a minha amiga, eu parei para refletir e pensei que bom que não esperei muito…que bom que tive tempo e forças suficientes para tomar esta decisão! Eu acompanho de perto dezenas de pessoas que estão aqui em suas batalhas diárias, e eu reparo que quanto mais estabelecidos essas pessoas estavam no Brasil mais dificuldades elas encontram para se adaptar aqui. E também não é só isso, as opções de processos imigração vão ficando mais escassos ou inexistentes para quem tem mais idade.

Se você me perguntar qual é melhor idade para imigrar, eu irei dizer que não tem uma idade certa para isso, está é uma decisão pessoal, porém, afirmo…não adie tanto o seu sonho. Nunca é tarde, mas pode ficar muito mais difícil se você deixar para depois.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


4 Comentários

  1. Oi Carina, eu tenho 26 anos e sou graduada em Economia pela Federal de Santa Catarina. Estou terminando o meu MBA na FGV. E tenho muita vontade de tentar imigrar pelo Express Entry, sei que preciso melhorar muito mais o meu inglês (eu já fiz intercâmbio para Toronto e me apaixonei). Eu tenho uma dúvida… eu sou sócia na empresa do meu pai, eu trabalho lá desde 2010 e estou no contrato social desde 2012, eu faço toda a parte administrativa e financeira. Como eu conseguiria provar essa minha experiência para o express entry? Eu não leio muitos relatos de empresários tentando imigrar. E a outra dúvida é… Economista é uma profissão regulamentada?

    1. Olá Aline,
      Realmente por você trabalhar em uma empresa familiar e ainda ter um % da empresa acaba tornando essa questão um pouco mais delicada. A comprovação neste caso deve ser feita com o maior número de documetos que você conseguir para prova a sua experiência, já que a carta de referência uma vez que será assinada pelo seu pai poder gerar conflito de interesses, pois familia escreve o que a gente quiser. Então, junte o contrato social, comprovantes de recebeimento tanto de pró-labore quando de lucros e dividendos, tudo que você tiver que possa comporvar as horas trabalhadas na semana (este é difícil), referências de clientes, fornecedores etc.

      E econimia não é regulamentada não, porém, você pode precisar de certificações para trabalhar nesta área.

      Espero ter ajudado,
      Abs
      Carina

  2. Olá!
    Atualmente tenho 22 anos de idade e curso Letras – português/inglês. Por mais que eu tenha procurado, quase não se fala de que maneira funciona a validação de uma licenciatura, e quando se fala, é abordado mais o curso de Pedagogia. As poucas pessoas que me aconselharam, disseram que seria mais fácil eu continuar o curso e tentar uma pós-graduação no Canadá, porém, não sei se conseguiria dar aulas aí, como faço no Brasil.
    Tendo em mente que eu quero imigrar, na sua opinião, o que seria mais prudente, mudar de curso para uma área com mais empregabilidade, ou fazer a pós-graduação e tentar dar aulas no Canadá?
    Muito obrigada!

    1. é regulamentada e portanto para atuar você precisaria de uma licença especifica, para obter esta licença cada província tem regras próprias e diferentes para isso. Vcê precisará procurar o órgão responsavel na provincia em que deseja residir para obter informações sobre como poder trabalhar com isso aqui. Este pos poderá te dar uma luz sobre isso: http://outsidebrazil.com/2015/07/24/profissoes-regulamentadas-no-canada-5-passos-essenciais-para-trabalhar-na-sua-area/

      Abs,
      Carina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button