Enquanto Vancouver frequentemente encabeça as listas globais como uma das cidades mais bonitas e habitáveis do mundo, é também, aparentemente, um dos lugares mais infelizes do Canadá. Eu morei em Vancouver por quase 4 anos e posso dizer que amo a cidade de paixão e para mim ainda é uma das cidades mais bonitas que eu já conheci em termos de belezas naturais. Então é díficil pensar nela como uma cidade de pessoas infelizes. Mas talvez isso possa até ser verdade considerando o custo de se morar em Vancouver versus o que a cidade te dá em retorno. Mais um dos pontos da pesquisa fala do sentimento de “pertencer” a comunidade, e eu realmente não sentia muito isso em Vancouver. Sempre achei a cidade muito fria neste sentido, as pessoas mal se olham nas ruas, poucas são simpáticas. Enfim essa era a minha percepção.
De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da McGill e da University of British Columbia. Em um estudo intitulado “Quão felizes são seus vizinhos” examinou 400.000 observações das Pesquisas de Saúde Comunitária do Statistic Canada e das Pesquisas Sociais Gerais. O estudo dividiu o país em 1.215 regiões geográficas, utilizando fronteiras naturais, construídas e administrativas. Os resultados da pesquisa foram utilizados para medir a satisfação com a vida (SWL) em uma escala entre 0 a 10.
De acordo com John Helliwell, um professor emérito de economia da UBC e um co-autor do estudo leva um grande número de comunidades e simplifica-as para criar uma melhor compreensão de como as pessoas são felizes no Canadá. “É bom saber como os canadenses são felizes, especialmente quando se trata de pertencer à comunidade”.
A pesquisa constatou que existem “grandes diferenças na satisfação com a vida entre as comunidades urbanas e rurais”. Ou seja, morar em cidades menores pode te aproximar ainda mais da comunidade, e com isso você se sente mais integrado a comunidade e a cultura local.
Embora o relatório não tenha classificado as cidades de mais felizes a infelizes, ele destacou um estudo anterior de coautoria de Helliwell que determinou que Vancouver no ponto mais baixo em todas as 98 Regiões Metropolitanas do Censo e Regiões Econômicas do Canadá.
De acordo com o estudo, vários fatores contribuem para cidades felizes, incluindo o pertencimento à comunidade e a confiança social. O estudo descobriu que fatores como renda familiar e taxas de desemprego não “diferem significativamente entre as cidades mais felizes e infelizes”.
Helliwell diz que não podemos ignorar completamente a renda familiar e o desemprego como fatores importantes, pois eles são importantes, apenas em uma escala diferente. “Os bairros mais ricos do Canadá certamente não são os mais felizes”, disse ele.
Para realmente incentivar a felicidade em nossas comunidades, Helliwell enfatiza a importância de construir um sentimento de pertença e confiança social.
E o que você acha sobre isso? Se você mora em Vancouver qual é o seu sentimento com relação a cidade?! Adoraria saber a sua opinião deixe um comentário!!!
Foto em destaque: Gabriel Barros
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]
Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:
Reserve o seu Hotel em Toronto:
<
oi Carina. Bom, então minha percepção em Vancouver não estava errada, mesmo tendo ficado pouco tempo na cidade.
Oi Adriana,
Você conseguiu ter esta percepção em pouco tempo? Talvez as coisas tenham piorado um pouco desde que eu sai de lá. Mas o fato é que depois de passada a euforia de estar em um lugar diferente e viver mesmo o dia-a-dia é que eu começei a sentir a cidade mesmo. Eu amo Vancouver pelo visual, atividades outdoor, mas nunca me senti muito em casa e nunca soube explicar o porque. Enfim, achava as pessoas frias e não tinha este senso de comunidade.
É uma pena, a cidade é linda e triste literalmente!
Abs
Carina
Legal este estudo!! Porque eu não me sinto feliz morando em Vancouver. Desde quando cheguei aqui eu tive este sentimento. E agora 1 ano e meio estando aqui isto está bem acentuado. Não consigo me sentir “em casa”. A minha sensação é que qualquer momento eu estou disposta para sair e viver em outro lugar. Diferente de Toronto. Visitei a cidade e me senti super bem. Uma sensação de que já tinha estado lá, me senti super bem mesmo com a questão do frio ser mais intenso que Vancouver.
Oi Priscila, muito obrigada pela sua relato! Sinto muito que se sinta assim ai em Vancouver, a cidade é tão linda, né?!
Eu me senti mais ‘Em casa” aqui em Toronto, e também não consigo explicar o porque! Mas aqui apesar das temperaturas serem nem mais frias as pessoas no geral são mais calorosas, e acho que é porque aqui é mais multicultural. As pessoas conversam na rua com você, todo lugar sempre fui muito bem atendida enfim… acho que Vancouver peca um pouco neste sentido.
Abs
Carina