Como se preparar para vir para o Canada quando se tem crianças
Imigrar não é simples. Estou falando da parte mão na massa mesmo: a organização dos documentos, as aplicações todas, as mudanças, as emoções, as vendas de móveis e imóveis e as despedidas. A boa expectativa e todas as informações, como essas disponíveis aqui no My Sweet Canada, ajudam a visualizarmos e idealizarmos como será essa nova vida. Mas quando imigramos com filhos, a responsabilidade dobra e muitas famílias comentam sempre comigo quanto gostariam de ter se preparado mais para facilitar a transição. Foi pensando nisso que recolhi as principais dicas para quem vem para o Canadá com crianças ou adolescentes.
Comece a conhecer as escolas da região onde vai morar
O instituto Fraser oferece um link de acesso ao ranking das escolas públicas de cada província. Confira aqui. Esses dados são ótimos para você começar a conhecer quais são os critérios de qualidade do ensino no Canada, além de colher informações como endereço e telefone de contato de cada uma das escolas. Há famílias que usam desses dados para escolherem a vizinhança onde morarão, já que a matrícula se baseia na região onde os estudantes vivem. O padrão de ensino das escolas públicas e a conservação dos prédios é, em geral, muito boa, então minha dica é que não fiquem tão obcecados por essa lista.
Existem também as escolas privadas. Alguns dos motivos para opção de uma escola privada seriam: ensino religioso, metodologia de ensino diferente da do sistema público (montessori, waldorf e etc) ou preparação para um encaminhamento acadêmico específico. Outra coisa legal de ter em mente é que, mesmo se a escola for pública, dependendo da região onde escolher morar o currículo da escola terá uma pequena variação. Por exemplo: Se você morar em uma comunidade portuguesa, é muito provável que a escola do seu filho ofereça aulas de português.
Procure daycare com antecedência
Se você tem filhos com menos de quatro anos de idade e pretende colocá-los em creche, procure vagas com antecedência. Ao redor de todo Canada, especialmente nas grandes cidades, encontrar uma vaga pode ser um processo bem demorado. Algumas cidades, como Toronto e Vancouver, tem listas de espera de mais de um ano. Cada cidade tem uma lista disponível online nos sites da prefeitura, como essa de Toronto, das creches licenciadas e avaliadas pelo governo. Se você quiser saber mais sobre como funciona o sistema de educação infantil no Canada, você pode conferir esse nosso texto.
O sistema de creches não é público e os custos em geral são bem altos, variando também de acordo com a cidade. Para cidadãos e residentes permanentes, o governo tem um sistema de auxílio para pagamento das mensalidades. Ontário ofereci este benefício de subsidio também para aqueles que tinham um Work Permit (temporário) e estavam trabalhando full time, mas no novo governo provincial está cortanto este benefício para reseidentes temporários. Esse auxílio varia de acordo com a renda familiar além de outros fatores. Caso você queira mais informações sobre como aplicar, se você pode aplicar e a aplicação, consulte também o site da prefeitura da cidade onde você morará e encontrará informações como esse de Toronto.
Mapeie as atividades que existirão na sua vizinhança
As cidades canadenses são ótimas para famílias, mesmo as grandes e movimentadas capitais. Há sempre uma diversidade muito grande de atividades, pagas e gratuitas, para entreter crianças e adolescentes. Procure na vizinhança onde você ficará:
- Bibliotecas disponíveis: Elas sempre oferecem atividades, cursos, workshops e até roda de leitura para bebês. Aproveite porque são gratuitas para quem faz a carteirinha!
- Drop-in centres: Ótimo para famílias se socializarem, treinarem inglês e gastarem energia. Você terá toda a estrutura de uma creche disponível para que seus filhos possam brincar, além de terem também funcionários com referências sobre saúde infantil, suporte comunitário e saber mais sobre as creches da região.
- Centros comunitários (Community Centre): Em geral as estruturas são ótimas, com piscinas, ginásios, ringues de patinação e muito mais. Também oferecem cursos, workshops e atividades de diversos tipos para crianças, adolescentes e adultos.
- Museus e galerias de arte.
- Parques: Estão por toda a cidade, aproveite!
Faça contato com grupos de pais
Sempre bom ter uma rede de suporte que entende nossa cultura. Nas redes sociais você pode encontrar grupos que te ajudarão a entender como é a vida em cada cidade canadense, dar ideias e oferecer suporte. Também é ótimo para marcar encontros entre famílias, os famosos “play dates”!
Prepare-se para ter paciência em dobro
Converse com as crianças antes de virem, não subestime a capacidade deles de entender todas as mudanças pelas quais vocês passarão. Isso foi o conselho de uma amiga e especialista em desenvolvimento infantil, Pamela Greco. Segundo ela, é importante que as crianças tenham espaço para dizerem como se sentem em relação a mudança, inclusive os medos, e se sentirem acolhidas. O processo de adaptação exigirá paciência e, principalmente, confiança na capacidade dos seus filhos. Caso vocês tenham dúvidas vocês podem procurá-la nas mídias sociais, avisem que viram esse post e não fiquem com pulga atrás da orelha.
Espero que essas dicas ajudem sua família a se sentir em casa muito mais rápido.
Foto em destaque: from Free Photos
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/