Imigrando através de estudos – informações sobre o programa BC International Graduate
A província de British Columbia, tem um programa de imigração chamado International Graduate destinados a pessoas que concluíram seus estudos em uma Universidade ou College Canadense (bachelor program or certificated program), nessa categoria o recém formado tem direito a uma PGWP (Pos Graduated Work Permit) com tempo que pode ser de até 3 anos (isso é determinado pelo oficial que estiver avaliando o seu processo, e não uma regra), durante esses 3 anos de permissão de trabalho full time o candidato tem que arrumar um emprego em sua área de estudos ou um emprego o qualifique para imigrar, normalmente são os empregos de categorias 0, A e B da lista NOC. Muita gente acha que somente o fato de se formar em uma faculdade (Bachelor) aqui já dá direito a entrar com o pedido de imigração. Gente isso não é verdade!!!!!
Critérios de elegibilidade para o programa de estudante internacional, segundo o site do governo de British Columbia Welcome BC:
[gdlr_quote align=”center” ]
If you are an international student who has graduated from a Canadian university or college in the past two years, you may be eligible for the BC Provincial Nominee Program (PNP).
Se você é um estudante internacional que se graduou em uma universidade Canadense ou college nos últimos 2 anos, você PODE ser elegivel para o Programa Provincial (PNP). (tradução literal).
Although you do not need work experience, you do need a job offer from an employer for an indeterminate full-time position that typically requires a university or college education.
Embora você não precise de experiência de trabalho, você precisa de uma oferta de um empregador por tempo inderteminado em período integral essa posição tem que ter como requisito ser formado em uma faculdade ou college.(tradução literal).
[/gdlr_quote]
Eu decidi escrever sobre isso porque tenho notado muita gente se inscrevendo em programas de Graduação em faculdade e colleges, e com algumas pessoas que eu tenho a oportunidade de conversar noto que elas tem como certeza absoluta a idéia de que assim que se formarem podem pedir o Resident Permanent. Porém, não se atentam que somente o simples fato de concluir a universidade não garante a PR e que se não tiver a oferta de trabalho e alguns outros requisitos, não será possível aplicar para o programa. Esse programa passou a ser muito mais comercializado depois que o governo Canadense mudou a lei de estudo e trabalho, sendo que desde junho de 2014 os programas de estudo de inglês (línguas) não dão mais direito a permissão de trabalho, sendo assim somente os programas de graduação e de cursos vocacionais é que permitem que o estudante trabalhe part-time durante o período de estudos. Então esses cursos para quem deseja somente estudar aqui e trabalhar durante esse tempo e depois voltar para o Brasil são bem legais, porém se o intuíto é imigrar depois é melhor prestar bem atenção em todos os requisitos do programa, e pricipalmente no curso e instituição que você irá cursar, uma vez que somente cursos e instiuições aprovados por BC se credenciam para fins de imigração, afinal o investimento é alto!
Os requisitos para o PNP – International Graduates são:
- Ser formado em uma Universidade, todas as universidades públicas são válidas porém as privadas tem que estar na lista autorizada pela província de BC. Já os Colleges somente os públicos são válidos para o programa.
- Submeter a aplicação dentro de 2 anos após formado.
- Ter uma oferta de trabalho por tempo indeterminado e que exija como requisito para a contratação ter formação superior, e o salário tem que ser suficiente para que o candidato se estabeleça economicamente, ou seja, tem que ser um bom salário.
- A vaga tem que estar nas posições 0, A e B da NOC. *** Se a sua atual posição for de nível C e D da NOC – você não é elegível!
- Se a sua profissão for uma regulamentada você terá que ter toda a documentação exigida para trabalhar nessa posição, como licensas, certificados e registros.
- A empresa tem que fornecer uma carta de recomendação seguindo os requisitos descritos no programa.
- O salário oferecido pela empresa para a posição que você irá trabalhar tem que ser compatível com o mercado, ou seja, se você for trabalhar como analista financeiro o seu salário tem que estar na mesma faixa salarial dessa posição. Leia sobre a renda mínima exigida pela província para o processo.
- E o empregador tem que ser elegível ao programa.
*** Somente no programa International Post Graduated (Mestrado e Doutorado) é que é possível aplicar para a PR sem ter a oferta de trabalho. Confira aqui.
Depois de preenchido todos esses requisitos, se você estiver elegível é só submeter a sua aplicação para o processo províncial. Uma vez aprovado pela província,está te fornecerá uma carta de nomeação e depois disso você terá que aplicar pelo processo federal, no caso o novo Express Entry. Ou seja, são vários passos e não simplesmente me formei e pronto já sou PR!!!
Como escrevi no post anterior sobre o que considerar antes de imigrar para o Canadá, esse post vem em complemento porque vejo muita gente vender o programa de estudo em facudade e college como se fosse a solução para todos o problemas de imigração….vendem o sonho “venha para o Canadá, estude em uma faculdade e se torne um imigrante”. Porém o investimento em uma faculdade não é assim tão barato, então antes de mais nada se informe sobre as possibilidades, e considere o fato de que NÃO É A FORMATURA SOMENTE QUE TE GARANTE A PR, e sim uma série de outros requisitos somados a sua formatura.
Fonte: http://www.welcomebc.ca/Immigrate/About-the-BC-PNP/Express-Entry-British-Columbia/Express-Entry-British-Columbia-International-Gradu.aspx
obs: esse post é somente sobre o programa da província de BC não se aplica a outras províncias no Canada, sendo que cada uma tem as suas regras e programas próprios.
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/
Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:
Carina. Desculpe.
Mas como faço uma busca no site na NOC para achar as profissões que se enquadram no 0, A e B.?
Não entendi o site direito haha desculpe!
Att.
Olá Emanuel,
Eu escrevi um post bem mais detalhado somente explicando sobre a NOC, acho que poderá esclarecer melhor.
http://outsidebrazil.com/2016/08/24/imigracao-canadense-noc/
Abs
Carina
Oi Carina! Tudo bom? Tenho três dúvidas… Uma é: se eu entrar num college em BC e daí meu amigo conseguir um emprego, podemos tentar o processo de imigração por causa do emprego dele e não do meu estudo? Porque tenho a impressão de que pelos estudos o processo se torna mais demorado (só depois que os estudos acabarem e eu estiver empregada).
A segunda é: vc sabe dizer quais colleges são mais em conta por Vancouver (ou cidades de BC que tb sejam boas, no entorno)? Se puder dar alguma dica eu agradeço muito!
Por último: tenho uma filhinha de 2 anos. Quando vejo os sites de college, eles sempre falam em “full-time courses”. Queria saber se eu consigo fazer meio período terminando o curso mais tarde – não pra trabalhar, mas pra passar mais tempo com a minha pequena.
Beijo! 🙂
Olá Rafaela, tudo bem e vc?
Então, nesse caso o seu amigo, teria que ser o seu parceiro, ou seja, vcs teriam que ter uma relação de marido e mulher seja casados ou em união estável…desta forma, ele teria o direito de te acompanhar no seu período de estudos e teria uma work permit..nesse contexto caso ele arranjasse um emprego que fosse um sponsor vcs poderiam aplicar para o processo de imigração como um casal. Caso contrário, vínculos de amizade apenas não será possível.
Os colleges no geral tem a mesma média de valor, tudo irá depender do curso que irá escolher e da duração…são mais baratos do que uma faculdade por exemplo..mas entre colleges a média de preço será a mesma. E com relação a dica de college eu precisaria saber o curso e a área que vc está buscando..ou caso tenha interesse posso te indicar um consultor educacional, para te ajudar com isso.
Para dar direito ao PGWP (que é uma oferta de trabalho de até 3 anos depois do término do seu curso), vc teria que estudar em um curso full-time, vc não necessariamente terá aulas o dia todo, mas tem que ter o dia disponível para os estudos..por exemplo vc terá que cursar 4 matérias (courses) por termo, essas matérias podem ser distríbuidas na sua agenda por ex, 2 de mannha e duas no final da tarde…vc teria uma janela de 3 horas no meio de cada uma…vc montara a sua agenda durante a sua inscrição em cada uma das matérias. Mas é bem puxado..ainda mais a carga de estudos fora da classe..então a sua filhinha teria que frequentar um day care (creche ou escolhinha).
Espero ter ajudado,
Bjus
Carina
Putz, desculpa! Escrevi amigo acho que pelo sono, mas era marido que eu queria dizer mesmo!rs
Obrigada pelas respostas! Eu penso em fazer Early Childhood Care.
Só uma coisa que não entendi… Essas matérias normalmente tomam quanto tempo? Um período todo por semana, como no Brasil?
Hehehehe sem problemas!! Então as duração das matérias vai depender de como a escolha monta os programas, por exemplo cada matéria tem 3 créditos: eu já cheguei a pegar 1 matéria por semana com 3 horas seguidas de aula, ja cheguei a pegar 1 matéria dividida em 3 dias na semana com 1 hora de aula cada dia…isso vai depender muito da grade qua a escola tiver. Não é como no Brasil que tem aula das 8 da manhã até as 4 da tarde direto…entende. Para vc ter uma noção no meu último termo de aula eu tinha 4 matérias: de seg/quarta e sexta das 9:00 até as 9:50 era uma materia. De segunda e quarta eu tinha outra matéria das 10:00 até 11:30, de terça e quinta eu tinha 2 matérias uma das 12:00 até as 13:30 e outra das 14:00 até as 15:30. E essa era a minha grade full time do meu último termo. É bem diferente do Brasil.
Entendi, bem diferente mesmo! Mas se eu conseguir uma daycare que se adapte a esses horários diferentes (poder deixar um dia da semana no período da manhã, no outro na tarde, por exemplo), ficará perfeito pra mim!
Obrigada pela ajuda, Carina… Vou continuar navegando aqui pelo blog, tem me ajudado bastante! 🙂
Obrigada você Rafaela por seguir o meu blog!!
Bjus e boa sorte
Carina
Olá Carina!
Estou cursando mestrado em doenças infecciosas e assim que terminar quero imigra para o Canadá pelo esse programa de imigração. Porém, como já serei mestre estou com dificuldades para achar um curso que se encaixe como complementação da minha profissionalização e não seja doutorado (porque é muiiiiiito caro) =(
Você pode me dar alguma dica?
Pra te ajudar: sou bióloga pela UFES e formada em bacharelado e licenciatura, estou cursando o mestrado em doenças infecciosas – microbiologia.
Desde já agradeço!
Att,
Mara
Olá Mara, vi que vc me mandou um e-mail tbém, irei responder o email ok?!
Abs
Carina
Ola Carina, sou professora especialista em IELTS que eh o exame exigido para entrar no college e para o programa de imigracao. Vou repassar seu artigo para meus alunos! Minha pagina eh http://www.facebook.com/teacherexpressskypeclasses
Olá Katia,
Obrigada!
Que legal, nao conhecia seu blog!! 🙂
Aqui em Ontário eles estão mudando as leis. Essa do Graduate student ainda vale, mas nao sei por quanto tempo. O programa federal nao tem mais nenhum programa pra estudantes. Ate ano passado ainda tinha o pro estudante de doutorado no segundo ano.. A verdade eh q vc n deve ir estudar e morar num lugar somente com intuito de imigrar. Vc pode nem se adaptar. Eu vim pra estudar e gostaria de ficar, mas eh difícil conseguir a tal oferta de trabalho – como em qqr lugar do mundo neh!
Oie Lis, o Canada está revendo e mudando tudo, é um saco para a gente que está tentando. E eu concordo com você vir estudar somente com o intuito de imigrar é meio arriscado, conheço algumas pessoas que não se adaptaram e voltaram, e quanto a ofeta de trabalho é difícil sim, conheço pouquissimas pessoas que conseguiram uma boa oferta depois de formados! Mas acho que não é impossível e ainda assim é mais fácil do que conseguir uma oferta de trabalho ainda estando no Brasil, como é a tendência do Express Entry.
Bjus e muito obrigada pelo seu comentário.
Olá.
Carina adorei seu blog e gostaria que tirasse uma dúvida minha se possível, achei muito interessante a idéia de conhecer ou se possível imigrar para o Canadá, verifiquei a lista NOC de profissões e vi que a minha enquadra-se na “732 automotive service technicians, ela está no B7. Esse perfil encaixa na “lista branca” de profissões ?
Um abraço.
Olá Roberto, obrigada mesmo por ler o meu blog e fico mega feliz que tenha gostado… me desculpe a demora em responder eu estava de férias a semana passada e somente hoje estou colocando as coisas em dia, acabei de ver a sua msn no face tbém e já te respondi por lá.
Abs
Carina
AI Carina mais uma vez maravilhoso esse post, parece que anda escrevendo pra mim, rsrssrsrs. Estou em negociação com a Sprott Shaw college em Vancouver, em Early Childhood Education, estou na fase de planejamentos e mais planejamentos, de novo obg…bjs
Oi Nataly, tudo bem? Estou interessada em cursar Early Childhood no Canada tambem. Voce esta fazendo nesta escola atraves de alguma agencia? Poderia me ajudar²?? Vamos ver se trocamos algumas figurinhas°?
Parabéns pelo post, ótimas dicas para quem está pesquisando sobre o tema.
Obrigada Roberto!!!
Abs
Carina
Carina.Muito bom essa explicaçāo.Minha filha foi elegível e tudo está correndo bem.Ela já começou as aulas no Instituto de Tecnologia em Burnaby.
Ela está tendon dificuldade em procurar casa,pois a realidade aí é outra.
Muitos difficil achar casa para alugar de 04 quartos.Ela quer morar em Burnaby,pois as escolas para as crianças sāo boas.
Por Acabo você poderia me ajudar me manda do album site de aluguel de casas?
Olá Rose,
Obrigada pelo seu comentário. Eu escrevi um post sobre custo de vida em Vancouver e nele tem 3 sites que eu coloco como referencia para procurar lugar para alugar da uma olhada no link: http://outsidebrazil.com/2014/06/26/custo-de-vida-em-vancouver-dicas-basicas/ fora esse tem o site da administradora do meu prédio eles tem várias opções inclusive townhouse de 3 quartos eu acho da uma checada nesse site: http://www.concertproperties.com/rentals
espero que ajude
abs
Carina. Excelente suas dicas, parabéns pelo blog!
Eu tenho um blog também: http://acontecenovale.com, quando quiser dicas sobre San Francisco, Vale do Silício e Bay Area, dá uma conferida lá! E se vier para estes lados, será um prazer te conhecer! Quem sabe neh? San Francisco – Vancouver é logo ali 🙂 Bjão.
Oieee já to seguindo seu Blog!!! vamos trocando figurinhas afinal somos visinhas..hehehe
Obrigada pelo post.
Bjs