A primeira visita ao Brasil _ um turbilhão de emoções

Depois de quase 2 anos vivendo em Vancouver, finalmente chegou o momento da primeira visita ao Brasil. Eu confesso que estava bastante curiosa para saber como seria a minha reação ao visitar a “minha casa” depois de tanto tempo, e digo casa porque mesmo vivendo em outro país o Brasil é o lugar onde eu nasci e cresci, aonde tenho as melhores lembranças da minha vida, meus amigos de infância, de escola…de faculdade e claro o mais importante a minha familia. Enfim serei sempre brasileira aonde quer que eu vá!!!!

É uma carga emocional muito grande, a gente sempre vive com o coração apertado de saudades, e quando chegar lá e revêr tudo e todos tenha a impressão de que o coração não iria aguentar.

Desde que vim para o Canadá, comecei a dar valor até as coisas que você antes nem ligava tanto,  você acaba enchergando com outros olhos agora e algumas coisas até sente falta. Pois é, eu não imaginava que seria tão difícil estar longe de todo mundo e da estrutura que eu tinha ao meu redor.

Durante a minha estadia no Brasil, o tempo todo me senti insegura com relação à voltar ou não para o Canadá, me peguei várias vezes pensando o que eu tinha vindo fazer aqui?!?! Confesso que a vontade de ficar no Brasil foi absurdamente grande! Como já escrevi aqui antes, a vida de um imigrante não é fácil, principalmente no começo a gente passa por muitas provações, existem muitas barreiras sendo as principais: comunicação e emocional.

A primeira é um desafio constante, e muitas vezes você vai se pegar pensando em como coisas simples, o que no seu dia-a-dia do português você faria automaticamente, se tornam um bixo de sete cabeças. Já no emocional a adaptação é o fator mais forte, muitas vezes  você não vai conseguir estar no patamar que você quer com relação à vida profissional, e as coisas não andam na velocidade que você gostaria, você irá se frustar muitas vezes e é dificil equilibrar esse sentimento de frustação profissional com a sua vida pessoal. Muitas vezes nos perguntamos se este sentimento será pra sempre ou quanto tempo isso durará?

Cada pessoa reage de uma forma…e muitos não aguentam. A pergunta constante será,  está valendo a pena?!?! Passei 3 semanas no Brasil e foi muito bom. A RAZÃO me fez voltar para o Canadá mas o  emocional me falava o tempo todo pra ficar no Brasil. Acredito que todos nós que fizemos a escolha de viver fora do nosso país, iremos passar por isso e acredito que sempre será assim, esse turbilhão de emoções.

O que mais doeu na verdade foi a hora de dizer adeus novamente, sem data de volta, sem a certeza que todos estarão lá quando eu voltar. Você vem embora rezando para que esse seja apenas um até breve e não um adeus!

Mas apesar de tudo o que senti e não foi fácil uma nova despedida, a minha razão me diz que ainda é cedo demais para deixar de lado tudo que tenho batalhado aqui no Canadá, ainda acho que tenho muitas coisas e conquistas para alcançar. Ha 2 meses de completar 2 anos como imigrante,  ainda insisto na ideia de querer ficar.

Eu sobrevivi ao choque emocional da primeira visita ao Brasil, e acreditem, eu não imaginava que seria tão forte, mas tendo a cabeça firme nos objetivos, eu estou conseguindo juntar os caquinhos e seguindo em frente.

E para você que está pensando em vir para cá, saiba que é sim muito díficil dizer adeus, mas, se você tem os seus objetivos e se mantém firma na sua meta, você coloca a razão na frente de tudo e mesmo com muita saudades e dor, você continua e sege em frente. A saudades será sempre um fantasma que nos assombrará pela vida inteira de imigrante, portanto temos que aprender lidar com isso, mas graças a internet hoje em dia é possível amenizar um pouco mais a dor.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Exit mobile version