#VidaemTOTorontoVida no Canadá

Coisas que você precisa saber antes de visitar Toronto

Nada como ser local para saber que Toronto é muito mais que a quarta maior cidade da América do Norte; quem tem a Torre CN, e que Drake e Rihanna gravaram um vídeo no melhor restaurante jamaicano da cidade. Já falei muito sobre a multiculturalidade de Toronto aqui, porém neste post vou contar segredinho que só quem é local sabe!


Aprenda a pronunciar o nome da cidade

Essa é a lição número um para não pagar de turista fora de órbita. Esqueça o segundo “T” ao se pronunciar o nome da cidade, na realidade se diz “Toronno”, sim é verdade esse bilhete!! Caia para trás da cadeira agora mas você sempre falou errado! A pronuncia com o segundo “T” seria o nome da cidade em português. 

Planeje a sua visita nos meses em que ocorrem festivais

No verão o clima é muito bom e a cidade embala alguns dos melhores festivais do mundo em um período de tempo relativamente curto. Junho traz o maior festival do Orgulho no Canadá (Pride Parade), uma festa na escala dos de Nova York e Chicago, divertida para pessoas de qualquer orientação. Setembro traz o Festival Internacional de Cinema de Toronto (Toronto International Film Festival), onde filmes como Slumdog Millionaire, Precious e American Beauty todos estreou. O ainda no final do mesmo mês temos o delicioso Nuit Blanche, onde instalações de arte e performances tomam quase todo o núcleo da cidade por uma noite inteira. Há também um carnaval caribenho, um grande festival de música de verão e mais de 50 outros eventos para planejar visite ao redor.

Saiba os horários dos transportes públicos

Para não ficar perdido pela cidade sem bateria no celular as 2h da manhã sem saber o que fazer, fique ligado nos horários dos transportes públicos.

O metrô é fácil, tem somente só duas linhas: norte-sul e leste -oeste. E funciona somente até as 1h30m da manhã. Os bondes tem mais opções de paradas e destinos, dependendo de onde você for é mais indicado, e também algumas linhas funcionam após as 1h30m. Consulte os horários antes de sair de casa. E além disso o ttc tem duas horas para free para fazer transferências.

Caso tenha se estendido na balada, e passou deste horário, não precisa entra em pânico, os ônibus funcionam a madrugada toda porém em horários mais espaçados. Tem inclusive o ônibus que passa pela Yong Street (onde se concentra grande opções de bares, pubs e baladinhas), que é carinhosamente apelidado de “Vomit Bus”, acho que o nome dispensa explicações.

Bebidas alcoólicas somente até as 2h

Já que estamos falando de horários para sair da balada, então é bom saber que se o plano é virar a madrugrada a fora, você não encontra quase nada aberto depois das 2h da manhã. E se por acaso você estiver em um pub e quando for 1h da manhã começarem a te expulsar, não se assuste, pois as 2h o estabelecimento tem que estar fechado!! Inclusive é proibida a venda de bebidas alcoólicas após este horário, somente algumas pequenas exceções como em Ontário que tem allguns quiosques ou mercearias vendem vinhos locais; e cerveja pode ser comprada no LCBO, na The Beer Store e também em algumas mercearias. Beber em público é tolerado em alguns parques se você estiver fazendo um picnic ou algo do tipo. É bom tomar cuidado pois você pode ser multado.

Não pegue taxi no aeroporto

O Aeroporto Internacional de Pearson (YYZ) fica bem longe do centro da cidade, e se você chegar na hora errada, um passeio de táxi pode levar mais de uma hora e custar $ 75. Ao invés disso pegue o novo trem Union Pearson – ou UP -, que vai direto do aeroporto para o Union Station no centro da cidade, leva 25 minutos e custa pouco mais de $ 12 CAD.

Além disso o trem é gostoso, confortável e elegante!!

As praias (The Beaches) são na verdade um bairro.

Se você ouvir em pleno inverno um grupo de canadenses locais dizer: estamos indo a praia! Não se assuste! Não, eles não são doidos de mergulhar no mar em pleno inverno, eles só querem dizer que estão indo a parte antiga da cidade que fica a leste.

Tem mais segredinhos que quero contar para vocês aqui para não chegarem no Canadá perdidos e cometendo uma gafe atrás da outra.

Assine nossa newsletter que vou aos poucos trazendo informações que só quem mora aqui sabe!

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:


https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button