Como imigrar para o Canadá – primeiros passos

Muita gente me pergunta sobre quais são os primeiros passos para imigrar para o Canadá? Embora já tenha muito informação na internet sobre programas de imigração, sobre documentos necessários, alguns custos…etc. Sempre bate aquela dúvida de: por onde começar? Não é mesmo?! Sabemos que o Canadá tem uns 50 programas de imigração, e portanto começar a pesquisar e principalmente saber aonde pesquisar cada um desses programas não é uma tarefa fácil, e saber identificar para qual desses programas o seu perfil é o mais adequado, pode ser ainda mais complicado. Você começa a pesquisar e quando vê já está com mil janelas abertas no seu browser e já não sabe mais aonde está o quê? Normal, todo mundo passa por isso. Esse post tem o intuito de te falar um pouco quais são os primeiros passos para um processo de imigração, o que você precisa ter em mente antes de começar a pesquisar.



Como imigrar para o Canadá e por onde começar?

1)Entenda o que o Canadá busca – Antes de mais nada você precisa entender o que o Canadá busca. Então eu irei facilitar um pouco para você: O Canadá busca por pessoas que possam contribuir ativamente para a economia do país! E partindo desse princípio é fácil deduzir que o Canadá quer pessoas bem qualificadas, com bom nível educacional , e que tenham uma boa capacidade de chegar aqui e se adaptarem rápido a cultura canadense e conseguirem se realocar no mercado de trabalho mais facilmente. E isso é bem claro quando você começa a analisar os requisitos da grande maioria dos programas de imigração.

Link recomendado: http://outsidebrazil.com/2016/07/27/entendendo-o-sistema-de-imigracao-canadense/

2)Faça uma pré-análise do seu perfil – se pergunte se você tem experiência profissional, se você tem alguma formação acadêmica, qual é o seu nível de inglês. Esse são fatores que você precisa começar a pensar caso deseje imigrar.

Links recomendados:

3)Verifique as suas finanças – quanto você tem em caixa para investir nesse projeto? Saiba que o Canadá exige que o imigrante venha com um valor mínimo para se manter e manter toda a sua família aqui por pelo menos 1 ano. E que além disso, é preciso mensurar o quanto irá gastar com todo o processo em si, que envolve: traduções, gastos com documentos, passagens áreas, taxa do governo para dar entrada no processo de imigração, etc..etc..Isso eu estou considerando que você irá aplicar para o seu processo estando no Brasil, porque, caso você venha para cá para estudar e tentar a imigração no futuro, ai envolve ainda mais outros custos, como: college/faculdade, vistos de estudos + renovações. Tenha em mente que imigrar não é um projeto barato!

Links recomendados:

4)Prepare alguns documentos antes de cadastrar o seu perfil no EE – já decidiu que quer imigrar mesmo!?  Então tem pelo menos 3 documentos já precisa ter em mãos:

Esses documentos são importantes para que você preencha o seu perfil no EE e já conte com as informações corretas de acordo com as apresentadas em seus documentos. Deixa eu explicar: vamos supor que no momento que você cadastrou o seu perfil você colocou lá que o seu IELTS era 8 para todas a categorias (Speaking, listening, writing e reading), você realmente acredita que o seu inglês é muito bom. Com esse nível de inglês a sua pontuação foi 133 e ai você recebe o Invitation to Apply baseado nessa pontuação. A partir dai você tem 60 dias para apresentar toda a documentação exigida no processo, entre elas, apresentar um IELTS que tenha a nota 8 em todas as categorias. Você vai marcar o seu IELTS e percebe que somente tem vaga para daqui 30 dias, ok, você ainda tem tempo…porém, depois de fazer a prova e receber os resultados você vê que a sua nota está bem diferente da que você cadastrou no seu perfil do EE, e portanto a pontuação sua irá cair. Você tenta desesperadamente agendar uma nova prova, mais ai já não tem mais tempo para isso, e ou não consegue tirar a nota que precisa na segunda…terceira…e quarta tentativa. Sendo assim, qualquer resultado que esteja diferente do que foi colocado no EE pode te invalidar no processo, e pior: se o governo canadense achar que você agiu de “má fé” ainda pode te impossibilitar de reaplicar por até 5 anos. Portanto é bom não arriscar. Esses 3 documentos citados são os mais difíceis e demorados de conseguir e podem impactar diretamente a sua pontuação caso estejam diferente do que estiver cadastrado no seu perfil no momento que você foi selecionado. Portanto, cadastre somente a experiência de trabalho que você pode comprovar, coloque a nota do IELTS que você realmente tirou na prova e quanto a equiparação do seus estudos, pode ser que o seu curso no Brasil de 4 anos seja equivalente a somente 3 aqui no Canadá, então é mega importante fazê-la antes de cadastrar o seu perfil.

Links recomendados:

5)Aplicar sozinho ou contratar um consultor especialista – se você se sente à vontade com o seu inglês, é super detalhista e gosta de preencher formulários e mais formulários, então não há nada de errado em querer aplicar sozinho. O site do CIC – do consulado Canadense, te dá uma boa noção de como fazer a sua aplicação, desde que você já saiba qual é o processo para qual irá aplicar. Na verdade ele é a única fonte de informação que você irá utilizar para todo o seu processo. Mas entenda uma coisa, ele não tem um passo-a-passo assim tão tranquilo, e tem muitos termos lá que você irá perder horas e horas pesquisando para poder saber o que significa, como faz etc..etc… Caso você não se sinta à vontade, porque não contratar uma pessoa ou empresa que faz isso todos os dias, que já possui o expertise. Claro que nenhuma empresa pode te garantir a aprovação, se alguma te prometer 100% caia fora – é cilada!!! Porém, um profissional sério, fará o seu processo como tem que ser feito,  prestando atenção em todos os detalhes, em todas as etapas. E eu sou da seguinte opinião: cada um no seu cada um, ou seja, se eu nunca lidei com leis, regras e normas de imigração, irei perder muito mais tempo tentando entender o básico do básico para depois poder aplicar. E como tempo é algo valioso nesse processo, perder tempo tentando entender cada fomulário, cada documento é algo que pode custar mais caro do que pagar um especialista. E sem contar o nível de stress.

 E ai o que você achou, este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e/ou sugestão aqui, a sua experiência pode ajudar muita gente!

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

Exit mobile version