Como levar seu bichinho de estimação para o Canadá
Seu melhor amigo não vai ficar para trás
Está fazendo planos para vir morar no Canadá e quer trazer o seu bichinho de estimação e não sabe como? Neste post vou tirar todas as suas dúvidas sobre como levar seu cachorro ou gato, os cuidados necessários, como serão transportados, quanto vai custar essa brincadeira e se chegarão em segurança depois de algumas horas de viagem.
Seu bichinho é bem vindo no Canadá
Podemos considerar que o Canadá é um país bem pet friendly, eles estão por todos os lados, nas ruas, restaurantes e transportes públicos. Há quem diga que Toronto é a cidade mais pet friendly do mundo, que conta inclusive com eventos destinados para os bichinhos. Portanto não se preocupe que seu pet terá muitos amigos por aqui.
A maior preocupação das pessoas é com relação a viagem, onde o animal será transportado, se estará em segurança e bem. Seguindo as dicas e planejamento abaixo é possível que seu melhor amigo chegue super bem ao destino final.
Onde o bichinho de estimação fica durante a viagem?
Os animais são transportados dentro da caixa adequada para transporte de carga viva, e dependendo do peso e tamanho ele pode ir na cabine junto com você ou em compartimento próprio na área de bagagens.
O animal deve ser pesado junto com a caixa, se os dois juntos pesarem mais de 10 quilos devem ser despachados; se menos pode ir na cabine.
Lembrando que a caixa deve ser de um tamanho que o animal possa ficar em pé e dar uma volta em torno de si mesmo.
Lembrando que se você tem um cachorro que seja de raça braquicefálica que pesa mais de 10 kilos, ele não poderá viajar no bagageiro em 99% das companhias aéreas.
Planejamento da viagem
Cada companhia aérea tem suas próprias regras de embarque de carga viva, portanto o primeiro passo é você checar junto à companhia os procedimentos e documentos necessários. Mas via de regra alguns se repetem em todas elas. Segue abaixo o passo a passo:
1º passo – Avise a companhia aérea de que você vai levar um animal na viagem
Existe um número limitado de animais que podem ir num mesmo vôo, portanto se informe sobre isso antes mesmo de comprar os bilhetes.
2º passo – Identificação
Microchipar seu animal é o melhor que você pode fazer para identificação dele. Mas verifique um microchip aceito internacionalmente.
3º passo – Vacinas
Claro que o seu pet deve estar com a saúde em dia e com todas as vacinas tomadas especialmente antirrábica, lembrando que esta deve ter sido aplicada com no mínimo 30 dias de antecedência da viagem e no máximo um ano.
4º passo – Certificado de Inspeção Veterinário ou Atestado de saúde
O atestado de saúde deve ser emitido com no máximo 10 dias de antecedência da data da viagem, por profissional devidamente registrado no conselho, e deve descrever minuciosamente as condições e histórico de saúde do animal. Este documento deve estar em portugues e ingles, e ele serve também para retirar o Certificado Zoossanitário Internacional.
5º passo – Certificado Zoossanitário Internacional
Esse é o grande documento para que o animal entre sem problemas no Canadá. Ele é retirado em um dos postos do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura. Você deve agendar dia e hora para retirada. E ele tem prazo de validade de 10 dias.
6º passo – Inspeção do animal no Canadá
Assim que todos desembarcarem o animal passa por uma inspeção em local específico para análise física e de documentação, e se tudo estiver ok, pronto!! Sejam felizes por aqui.
Quanto custa para levar meu cachorro ao Canadá?
A taxa de embarque é de $ 100 dólares canadenses na média das companhias aéreas canadenses e deve ser paga na hora do check in. Chegando no Canadá deve ser pagar a taxa de inspeção que é de $ 30 dólares canadenses mais impostos.
Quanto a adaptação a caixa, medicamentos e outros procedimentos a médica veterinária Fernanda Fragata dá algumas dicas neste post.
Seguindo esses cuidados levar cachorro para o Canadá não será um problema. Queremos que seu pet chegue bem em terras canadenses e que todos desfrutem uma qualidade de vida que só o Canadá pode oferecer.
Tem mais alguma dúvida ou algo que não ficou claro, escreva nos comentários que terei uma enorme prazer em esclarecer.
Foto em destaque: Getty Images
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/