Estudo e trabalhoEstudo no Canadá

Como o Canadá se tornou uma das referências mundiais de Educação

Recentemente o Canadá fez apenas 150 anos, e de presente ganhou o topo do ranking internacional sobre sistemas de educação. Nas pesquisas mais recentes deixou os vizinhos geográficos muito atrás, passando a frente inclusive de países como Cingapura, Coréia do Sul, Finlândia e Noruega que sempre foram referência em estudos de qualidade; e também de outros países da União Européia com fortes laços culturais como Reino Unido e França.

E como um país como o Canadá que não tem nem se quer um sistema nacional de educação alcançou o topo? Leia o texto até o final que cont tudo para vocês.

Estudantes imigrantes

Os estudos no Canadá acontecem de maneira independente em cada província ou seja, cada província desenvolve sua didática e metodologia de maneira independente e conforme entendimento dos órgãos locais responsáveis.

Mais de um terço dos jovens adultos no Canadá são de famílias onde ambos os pais são de outro país, e os filhos dessas famílias demonstram se adaptar com rapidez suficiente para atuar no mesmo nível de seus colegas canadenses, e aí que está o pulo do gato e o grande diferencial do Canadá.

Já contei aqui no blog sobre como o Canadá recebe bem imigrantes, estrangeiros e refugiados, e essa fusão cultural é que enriquece os estudos no país. Províncias como Ontário está inclusive na briga com o governo para aumentar a cota de número de imigrantes. Segundo, Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), diz que o “grande tema unificador do Canadá é a equidade”. Apesar das diferentes políticas nas províncias individuais, há um compromisso comum com uma chance igual na escola. Ele diz que há um forte senso de justiça e igualdade de acesso – e isso é visto no alto desempenho acadêmico das crianças migrantes.

Outra característica importante é que os professores do Canadá são bem pagos e para ser professor no país o processo seletivo é bem rigoroso.

Chances iguais a todos

O professor David Booth, do Instituto Ontário de Estudos em Educação da Universidade de Toronto, destaca a “forte base de alfabetização” do Canadá.

Houve esforços sistemáticos para melhorar a alfabetização, com pessoal bem treinado, recursos como bibliotecas escolares e testes e avaliações para identificar escolas ou indivíduos que estão com dificuldades.

Em vez de um país de extremos, os resultados do Canadá mostram uma média muito alta, com relativamente pouca diferença entre os estudantes favorecidos e desfavorecidos.

Em vez de altos níveis de imigração serem vistos como um empecilho potencial para os resultados, o Prof. Jerrim diz que é que se deve ao sucesso dos estudos no Canadá. Os imigrantes que vêm para o Canadá, são geralmente relativamente bem-educados e ambiciosos para ver seus filhos ingressarem em carreiras profissionais.

Efeito Trump está beneficiando os estudos 

As universidades canadenses estão colhendo os benefícios do efeito Trump, com níveis recorde de pedidos de estudantes estrangeiros vendo o Canadá como uma alternativa norte-americana aos Estados Unidos .

Enquanto alguns países vêm imigrantes e refugiados como um problema ou concorrentes, o Canadá está aproveitando a diversidade cultural para elevar a qualidade de estudos no país, querendo inclusive incluir os indígenas nesse quadro, e estão usando o prêmio do Global Teacher Prize, com Maggie MacDonnell usando o prêmio para fazer campanha para os estudantes indígenas.

Compartilhe esse texto para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo e assim mais países possam se basear no exemplo do Canadá para olharem imigrantes, estrangeiros e refugiados com outro olhar.

Fonte: BBC News

Eu espero  que tenham gostado do post de hoje, e caso precisem de uma acessoria especializada para estudos no Canadá eu super indico a Canucks Intercâmbio, que é uma empresa que faz parte do grupo que eu trabalho. Digam que viram o post aqui no blog para ter um atendimento ainda mais especial.

Dados de contato:
890 West Pender Street
Unit 330 | Vancouver, BC | V6C 1J9
Phone: +1 (604) 704.6178
Phone: +1 (778) 724.0202
E-Mail: info@canucksintercambio.com

Para receber mais dicas legais como esta, assine a nossa Newsletter, e se você gostou deste post compartilhe e comente!

 

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button