Há mais ou menos 1 ano atrás começamos considerar uma possível mudança para o lado leste do Canadá. Cogitamos inicialmente as cidades de Kitchener e Waterloo na província de Ontário. Essas duas cidades ficam localizadas em uma região conhecida como o “Vale do Silicio Canadense”, isso porque elas concentram grandes empresas na área de tecnologia e várias start-ups, e para quem não sabe o meu marido trabalha nessa área, portanto essa região seria uma ótima opção para ele. Mas isso eram apenas pensamentos e não planos concretos, começamos pesquisar muito sobre Ontário e pesar os prós e os contras dessa mudança. Porém, em Abril desse ano as coisas começaram a ficar mais sérias e nossos planos saíram definitivamente do papel.
Prós e contras da mudança
Prós
- Distância – apesar de amar Vancouver, estava começando a me sentir muito afasta de de tudo lá. Toda vez que pensava em ir ao Brasil visitar a família essa decisão pesava muito, pois são horas e mais horas de vôo. Então a distância sempre pesou muito nessa decisão!! Estar em Ontário, significa vôo direto para o Brasil, sem contar que fica bem mais perto de tudo…tem Nova York do lado, Ottawa, Montreal, um monte de cidades novas para se explorar.
- Fuso horário – o meu marido trabalha em uma equipe global, e a maior parte de sua equipe está na europa, inclusive o chefe dele, sendo assim ele tinha que acordar muito cedo para poder participar de algumas reuniões..e quando eu digo cedo é cedo mesmo, as vezes de madrugada.
- Empregabilidade – sim Ontário concentra praticamente 60% de todas as vagas de emprego no Canadá. Eu passei 1 ano depois de formada procurando emprego na minha área em Vancouver, bastou tomar a decisão de me mudar para Ontario e começar a explorar o mercado aqui, e eu consegui vir para cá empregada.
- Real State – basta começar a olhar um pouquinho o mercado imobiliário de Vancouver para perceber que ele é insano! Acreditamos que nós nunca conseguiríamos comprar uma lar justo para a gente lá. Só se tivessemos uma conta bancária como a dos chineses. Mas isso é assunto para outro post!
- Terromoto – você pode até achar que é besteira, mas depois de sentir tudo tremer por alguns segundos causado por um terremoto de 4.9 de magnitude no final do ano passado. Começamos a considerar as ameaças do The Big One mais reais do que nunca. Para quem não sabe o The Big One é como se referem ao grande terremoto que fará Vancouver sumir do mapa, claro que ele pode nunca acontecer, mas se acontecer eu não gostaria de estar lá.
Contras
- Clima – confesso que eu estou com medo de passar o meu primeiro inverno aqui em Toronto, mas perto de tantos pontos positivos, resolvemos encarar assim mesmo.
- Beleza– Vancouver é uma cidade linda, e sem contar que a natureza dela é exuberante. Claro que Toronto tem a sua beleza, mas não é como Vancouver. São cidades completamente diferentes.
Como Toronto entrou na minha vida!
Como eu citei anteriormente, nossos planos estavam voltados para um cidade bem menor no interior de Ontário, eu sempre quis conhecer Toronto, mas não morar! Portanto eu acho que Toronto me escolheu. Eu comecei a olhar as oportunidades de trabalho do lado leste e até me inscrever para algumas vagas. E Algumas inscrições depois e 3 entrevistas por skype eu fui chamada para uma entrevista final aqui em Toronto e passei. Sendo assim os planos que antes eram de mudar no final de junho foram antecipados para Maio. Outro ponto importante e que pesou muito nessa decisão de vir para Toronto foi que a matriz no Canadá da empresa do meu marido fica aqui também e com isso ele estaria mais perto de onde tudo acontece…já que em Vancouver o escritório é muito pequeno e não tem muitas oportunidades por lá.
Eu confesso que fiquei um pouco ressentida com Vancouver, pôxa afinal eu amo a cidade…mas eu não tive muitas oportunidades lá! E olha que tentei bastante!!! Então, se essa oportunidade teve que acontecer há 4400 km de distância de Vancouver, porque não agarrá-la? Sendo assim encerrou-se um ciclo na minha vida, e começa um novo aqui em Toronto.
O que veremos daqui para frente no outside Brazil?
3 anos atrás, quando comecei a escrever o blog, a escolha do nome estava vinculado a minha experiência de estar vivendo fora do Brasil, eu não quis colocar nada no nome relacionado à Vancouver, porque eu sinceramente achava que essa mudança para uma outra província pudesse acontecer. Então, eu quis um nome mais neutro. No blog vocês encontram muitas informações de vancouver, porque foi em Vancouver que eu comecei a minha experiência de viver no Canadá. Mas também descrevo passeios e viagens para outros lugares, e agora daqui para frente começarei a relatar a minha experiência vivendo na maior cidade canadense. Eu acho que isso será muito legal e eu irei conseguir finalmente responder com propriedade uma das perguntas que mais recebi até hoje no blog – Vancouver ou Toronto?
Logo mais teremos algums mudanças no layout do blog, assim como menus mais definidos e informativos. Aguardem!!!
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/
Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de conferir: