Estudo e trabalhoEstudo no CanadáVancouverVida no Canadá

Como vim parar aqui no Canadá

Pensando em todas as dúvidas que me passaram pela cabeça quando eu resolvi que queria viver no Canadá, eu decidi escrever um pouco sobre isso, afinal foram tantas!

Porém hoje eu quero hoje escrever mais especificamente sobre o meu processo de escolha de uma faculdade aqui em Vancouver e como consegui ser aprovada. Já falei um pouco sobre a minha decisão de imigrar e os caminhos que escolhi para chegar aqui no Canadá.

A escolha da faculdade

Quando fiz um intercâmbio em Vancouver em Março de 2012 além de vir para cá para estudar inglês, eu vim também com  a intenção de pesquisar algumas alternativas de imigração.

Como eu já pensava em voltar a estudar no Brasil, então me passou pela cabeça que eu poderia explorar as opções de fazer um mestrado no Canadá. Então comecei a pesquisar as universidades e os cursos que elas ofereciam na minha área e o mais inportante o preço.

Aqui no Canadá todas as universidades são pagas, porém existe o conceito de universidade pública e de universidade privada. Para nós estrangeiros, isso não muda em nada, porque as universidades públicas dão subsídios aos estudantes de cidadania canadense ou imigrantes. No entanto, como eu ainda não era uma residente permanent e muito menos cidadã canadense, eu  me enquadrava na categoria de estudante internacional. Sendo assim  o valor para um estudante internacional chega a ser 3 vezes mais.

Vancouver oferece uma grande Variedade de universidades e colleges, embora tenham algumas diferenças entre college e universidade, no qual eu expliquei aqui neste post. Podemos dizer que uma das principais diferença entre eles é o preço.  Portanto as universidades  são no geral mais cara que os colleges. 

Outros pontos são que normalmente os cursos em uma universidade sao mais longos e o seu diploma logicamente será universitário e os colleges a maioria dos  cursos no conceito tecnólogos como a Fatec no estado de São Paulo e são mais curtos, tendo a opção de cursos de 1 ano (certificate), 2 anos (diploma) e 3 anos (advanced Diploma) e são no geral mais baratos.

Alguns Colleges podem oferecem cursos de Bacharel de 4 anos também, como é o caso do BCIT aqui em Vancouver, que é super bem conceituado.

Como o meu intuito era imigrar, então eu tinha que escolher uma Universidade ou College publico. No geral as universidades todas são elegíveis aos programa de imigração porém, colleges somente os públicos. veja aqui as diferenças entre colleges públicos e privados. 

Com essas informações em mente, eu pesquisei algumas instituições  pelo site,  e durante o meu intercâmbio eu conheci um amigo que estudou na Fairleigh Dickinson University 

Na ocasião este amigo me levou até a Faculdade e me apresentou o campus e a pessoa responsável pelas as admissões na América Latina. Portanto, depois disso quando retornei ao Brasil resolvi que esta seria a faculdade que iria cursar e entrei em contato com a setor de admissão para iniciar o meu processo de seleção para o mestrado. Na época não tinha tantas opções assim de agências para me ajudar no processo. Hoje eu super indico uma assessoria educacional, pois não é tão simples assim lidar direto com as instituições, ainda mais se o seu inglês não é tão bom ainda. 

Temos alguns parceiros educacionais de confiança e caso você precise entre encontato pelo nosso email: info@mysweetcanada.com

As etapas foram:

Steps

Preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de $80  para eles avaliarem o meu perfi.

Nesta etapa eu tive que enviar o meu histórico escolar da faculdade que eu havia cursado no Brasil (tradução juramentada). Vom isso eles fizeram uma análise de todas as minhas notas e fizeram uma média para chegar ao que eles chamam aqui de GPA (Grade Point Average). Lembrando que o eu processo foi para uma faculdade e um curso de mestrado, para colleges é diferente.

Após analisado e achado o meu GPA eles me deram um resposta de que dariam continuidade ao meu processo.

A segunda parte foi o envio de 2 cartas de recomendação de professores da minha faculdade anterior e uma carta de interesse ou seja, demonstrando as razões pelas quais eu gostaria de estudar no programa de estudos que estava escolhendo.  Então destaquei a minha trajetória profissional, meus projetos, o porque é importante pra mim cursar o mestrado nessa faculdade.

Feito tudo isso ai é sentar e esperar (essa é a parte mais demorada). Na terceira e última etapa eles me mandaram uma planilha de custos da faculdade e eu tive que provar que possuia condições de pagar meus estudos por pelo menos 1 ano.

Após isso, finalmente  receb  o meu aceite final e eu realizei a minha matricula que consistia em pagar $2,500.00. Depois disso precisei aguardar  o restante da documentação que foi enviada via correio, e com esta documentação em mãos eu pude  dar entrada no visto de estudos.

Simples né?!?!?!?!

Nem tanto quando se está mega ansiosa e com a vida estacionada esperando essa decisão. Só sei que entre processo de aceitação na faculdade e visto foram 6 meses.

Confesso que tive um pouco de sorte,  o meu visto de estudos foi aprovado muito mais rápido so que eu imaginava, a minha consultora havia me passado um prazo de 2 meses. Felizmente, aprovou em 1 mês.

Entre dar entrada na papelada e me mudar para o Canadá foram exatos 8 meses. Eu desembarquei nessas bandas no último dia de Novembro de 2012 e a minhas aulas começaram em Janeiro de 2013.

Somente enfatizando que esse processo de admissão é pertinente a FDU, e acredito que cada Universidade, Faculdade ou college tenha os seus próprios critétios de avaliação e admissão de estudantes.

O que eu sei e o que facilitou muito para mim foi que a FDU tem uma brasileira que trabalha no setor de admissões e isso foi realmente muito bom para o meu processo, foi o diferencial pra mim e me ajudou muito no com as minhas milhões de dúvidas.

Irei escrever mais sobre o dia-a-dia de um estudante internacional, sobre as mudanças fiz na faculdade durante este ultimo ano de 2013, esse foi só o primeiro post falando um pouquinho da escolha e os passos para entrar na FDU.

Se tiverem dúvida e ou gostaram do post deixem comentários ficarei feliz em ajudar no que eu souber.

Links utéis:

http://www.welcomebc.ca/Immigrate/About-the-BC-PNP/Skills-Immigration/International-Graduates.aspx

https://www.aved.gov.bc.ca/privatepsed/institutions.htm

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


45 Comentários

  1. Olá Carina,

    Parabéns pelo post e polo seu sucesso.
    Sei que essa postagem foi há algum tempo, mas sei que a experiência fica. kkkk
    estou avaliando a possibilidade do mestrado na FDU. mas tenho duvidas sobre a validade depois. já vi que para o programa de imigração de BC, o mestrado na FDU não nos torna elegível. minha duvida é se fazendo o mestrado lá, posso ser elegível para outras províncias? vc conseguiu o PR em BC ou em Ontário?
    grata desde já.

    1. Olá Aline, muito obrigada pelo seu feedback!

      O Mestrado da FDU não de qualifica para o programa de BC International Post-Graduated, porém é sim elegível pra a categoria BC International Graduated with Job offer. Portanto depois de formada obtendo uma job-offer full time e por tempo indeterminado você estará sim elegível para aplicar para o BCPNP.
      Eu dei entrada no meu PR antes de me formar na FDU pois o meu marido ficou elegível para o Canadian Experience Class. Mas posso te dizer con certeza de que a FDU é sim elegível e que já fizemos vários processos de alunos que se formaram lá e não só isso tive muitos amigos que conseguiram sim imigrar pelo BCPNP – International Graduates.

      Espero ter ajudado!
      Abs

  2. Ola Carina, parabens pelo blog, unico com informacao objetiva sobre a realidade do mestrado no canada.. Rs Meu marido pretende fazer MA em Economia, mas estamos inseguros quanto as notas do historico, sabe dizer se as universidades realmente levam 100% em conta as notas? Ou seja, se nao der gpa 3,0 esta fora? Ele possui mais de 10 anos de experiencia na area, sera que isso é considerado? Obrigada bjos

    1. Olá Diana, no meu caso eu somente consegui ser aprovado por causa do GPA, o meu deu acima de 3, mas eu não sei dizer se esse acima de 3 é valido para todoas as faculdades. Eu acredito que cada uma tem o seu método de avaliação e a sua nota de corte, e acho que o tempo de experiência na área também conta bastante, no final acho que uma coisa complementa a outra. Só sei de uma coisa com certeza, quanto mais “famosa” for a faculdade como a UBC por exemplo maior será o GPA exigido.
      Muito obrigada pelo seu feedback, fico muito feliz em saber que vc está curtindo o meu blog.

      Boa sorte para vcs!!!
      Carina

  3. Carina! Parabéns pelo blog!
    Mas vc pagou apenas 2500CAD por um ano de mestrado no Canadá?
    Eu não entendi muito bem esta parte.. visto que os cursos tendem a custar o ano a partir de 7milCAD até 13milCAD!!

    Obrigada por tirar dúvida!!
    Abraços

    1. Oi Lais, muito obrigada!!!

      Não os $2500 foi somente a matricula, depois que eu fui aceita na faculdade eu tive que pagar esse valor para eles me liberarem a carta de aceitação (LOA), para eu poder dar entrada no meu visto de estudos.

      Abs
      Carina

  4. Olá, carina obrigada pelas dicas! Gostaria de saber se enquanto faço o mestrado consigo trabalhar, e como funcionaria isso? E como funciona esse programa de imigração? Obrigada 🙂 Beijo

    1. Olá Juliana, enquanto você faz o mestrado vc tem direito a um visto de trabalho part-time, ou seja vc poderá trabalhar no máximo 20 horas por semana. E depois que terminar o seu mestrado dependendo da faculdade que vc cursar vc terá direito ao Post Graduation Work Permit (PGWP) que ter dará o direito de um visto de trabalho full time por até 3 anos no Canadá. E várias províncias tem programas de imigração através de estudos, o de British Columbia se chama International Post Graduation Program, que se vc atender todos os critérios pode dar entrada no programa de imigração.
      Muito obrigada pelo seu comentário!!! 😉
      Bjs
      Carina

  5. Olá Carina,
    Acabei de achar o seu site, e está me ajudando muito com algumas escolhas que tenho que fazer!
    Se você puder, queria tirar uma dúvida. Fui numa feira de intercâmbio à um mês atrás, e conversei com um agente sobre uma university de Ontário, a Windsor, e ele me informou de uma curso de mestrado em Biotecnologia, (sou formada em Biomedicina, o que já é bem confuso pois não existe profissão de mesmo nome no Canadá, acredito que equivala a medical laboratory technologist) disse que neste caso fazendo o mestrado lá, eu “garantiria” a imigração só de me formar no mestrado e não precisaria validar o diploma para exercer, o próprio mestrado iria atualizar o diploma. Disse também que esse tipo de mestrado é difirente do que conhecemos no Brasil, é como uma pós-graduação, não voltado para o meio acadêmico. Já ouviu falar de algo parecido? Obrigada!

    1. Olá Camila, muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz com o seu feedback!
      Aqui no Canadá as províncias são meio que independentes do governo federal, e por esse motivo cada uma tem os seu proprios critérios e programas de imigração específicos. Como eu mora em British Columbia,eu não saberia muito como te informar sobre o programa de imigração (Provincial Nominee Program (PNP) de Ontário), o que eu sei é que no PNP de British Columbia existe um programa que permite imigrar através de estudo em faculdades credenciadas podendo ser cursos de bachelor, mestrado e doutorado. Porém esse programas de imigração (PNP) possuiem vários critérios e detalhes e você precisa pesquisar bastante, e ou procurar alguma orientação. Caso precise de uma consultoria especializada me avise, posso te indicar uma pessoa de confiança.

      Abraços
      Carina

  6. Olá Carina!

    Estou indo fazer o master na FDU e se você não se importar gostaria de saber sua opinião a respeito, se você gosta e se vale a pena, como são os professores. Abs

  7. Ola
    Sou Pedro Costa e estudo Direito. Pretendo ir em Vancouver ano que vem se Deus quiser pra um intercambio de 1 mes. Quero ver tambem como sao as faculdades, colleges e mestrados. Quero ver como funciona para o Direito e sei que é mais dificil pois é uma area juramentada. Ah… gostaria de saber..no caso de um mestrado de 2 anos…vc comprova so 1 ano neh ??? Mas o outro ano…como vai fazer ? Por favor…entre em contato comigo pelo email: pedrinhoohnirdep65@hotmail.com
    Gostaria de sanar mais duvidas contigo. Obrigado

    1. Olá Pedro, não existe a possibilidade de reconhecer o seu diploma de direito aqui até onde eu sei…teria que fazer a faculdade de Direito aqui. Para qualquer curso vc precisa comprovar que tem como pagar por pelo menos um ano e tem que provar fundos suficientes para morar aqui por 1 ano. Com relação ao outro ano eu vc não precisa comprovar mais eu sempre digo que é melhor ter o dinheiro para pagar o curso todo, pq na minha opnião….e digo “minha opnião”não tem como pagar os estudos e se sustentar aqui trabalhando 20 horas por semana!!!! Então eu aconselho a ter dinheiro total so curso e com o trabalho vc consegue pagar as contas do dia-a-dia.

  8. Oi, Carina!
    Primeiro: parabéns pela sua conquista! Você deve estar tendo uma experiência incrível!

    Eu também gostaria de fazer algumas perguntas se fosse possível, porque eu eu tenho exatamente o mesmo plano que você: me formar (ainda faltam 3 anos) e ir fazer o meu mestrado na FDU.

    Eu achei uma estimativa que o valor de todo o mestrado é de 26.000,00 doláres canadenses. Você acha que é isso mesmo? Contando com todas as taxas e materiais? Estou começando a guardar dinheiro e queria saber se a minha noção está correta.

    Outra coisa, com o visto de estudante você pode ficar ai durante quanto tempo? É só durante o período do curso? Porque eu vi que depois que você se forma no mestrado você pode tirar a “Post Graduate Work Permit” pra trabalhar ai, mas é possível fazer isso sem sair do Canadá?

    E a última pergunta é se você conseguiu arrumar algum estágio ou part-time job, porque eu vi que é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo na FDU.

    Muito muito muito obrigada desde já e desculpe pelo incômodo 🙂

    1. Oi Helena, me passa o seu email que eu te respondo por lá… Estou em férias no Brasil e retorno na proxima semana pra Vancouver ai já te respondo com mais calma. Abs.

  9. Oi!
    Vc conhece algo sobre os processos de seleção para pós doutorado? Estamos pensando em ir através dessa forma. No nosso caso é o marido que irá fazer o pós doc.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    1. Hum Giselle eu não sei não…mais o mais importante é que eu sei quem pode te ajudar com isso..kkkkk Entre em contato com a Gabi do blog: http://gabynocanada.com/ ela faz doutorano na Universidade de Toronto, acho que ela pode te ajudar com algumas informações. Abs

  10. Muito úteis as informações do blog. Você sabe informar algo quanto à colocação no mercado de trabalho canadense após a conclusão do MAS da FDU? Os formandos normalmente conseguem emprego aí, ou voltam aos seus países. Pesquisei na internet e só achei currículos de ex-aluno que voltaram ao Brasil procurando emprego. Desde já agradeço.

    1. Olá, Rogério eu vi o seu email, so ainda não respondi pq estova bem enrolada estou final de semestre na facul… Vou te responder amanhã sem falta. Abs

    1. Olá Deyse obrigada pelo seu comentário. Eu resolvi escrever um pouco sobre a minha historia pq muito leitores estavam me perguntando, achei então que valia a pena escrever sobre isso.
      Sucesso pra vc tbém acho seu blog d+ amo a Toscana.
      Bj

  11. Oi Carina! Muito legal seu blog, vou acompanhar! 🙂
    Tenho algumas dúvidas… Para ter a possibilidade de imigrar, tenho que escolher apenas dentre um desses cursos em um desses colleges do link que vc postou né?
    Vc tem ideia aproximada de quanto custaria um diploma de um desses cursos? E qual a duração média deles? Penso em fazer um de 1 ano ou 1 ano e meio.
    Obrigada 🙂

    1. Olá Camila, obrigada!!!

      Então para imigrar vc tem que sim escolher um dos cursos e escolas relacionadas nas lista do consulado. E os valores variam de faculdade pra faculdade e de curso pra curso….a média de um bacharel em Business administration é $18 mil o ano um bacharel é de 4 a 5 anos…é dificil dizer vc pode olhar mais detalhadamente, porém vc tem que olhar nos preços para alunos internacionais.
      Abs

  12. Parabéns Carina, ótimo post!
    Aproveitando também vou fazer uma pós no Canadá, mas ainda estou escolhendo a província, fiquei com uma dúvida, a tradução juramentada do diploma deve ser feita por algum orgão indicado pela Universidade ou posso fazer escolhendo a que desejo?

    Poderia detalhar um pouco como funciona esse primeiro step!

    Thanks!!

    1. Ola Sini, sim a tradução tem que ser juramentada por um tradutor acreditado, se estiver em São Paulo posso te indicar o tradutor que eu fiz. Eu fiz com esse tradutor porque foi um indicação da minha despachate na época, ela me disse que eles são credenciados pelo governo canadense. No primeiro passo, a escola tem uma lista de documentos que eles pedem para poder analisar a sua candidatura, e cada uma tem a suas próprias exigências, no meu caso depois de preenchida a ficha cadastral e enviados a cópias do meu hstórico escolhar por e-mail eles analisaram se eu era uma boa aluna no caso pelas minhas notas como eu disse eles equiparam com o GPA desles aqui, como eles fazem isso eu não sei eu sei que no final o meu GPA foi A- o que é considerado muito bom, isso foi fator determinante para darem andamento no meu processo. Se precisar de mais infos pode me mandar um e-mail meu end é cacaiani@gmail.com abs

      1. Muito obrigado Carina pela ajuda! Acredito que não só ajudou a mim, mas muitos que estão nesta mesma etapa!
        Vou sim lhe enviar um e-mail, agradeço pela atenção!

    1. Olá Renato, obrigada !!!
      Então eu tive que provar para o consulado quando tirei o meu visto que tinha como me manter por 1 ano. Me manter pagando a faculdade e mais pelo menos $ 1000 por mês.

  13. Legal o post… a FDU é muito boa mesmo… mas só uma correção no post:
    “os colleges são cursos no conceito tecnólogos como a Fatec no estado de São Paulo, duram no máximo 3 anos”.
    Errado. Colleges também tem cursos de Bachelor de 4 anos e até pós graduação como é o caso da BCIT por exemplo em Vancouver sem citar os Colleges de Ontário ….
    Parabéns. . Bem descrito seu post

  14. Olá Carina, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo post e, principalmente, pela conquista! =)
    Bom, minha dúvida é: ainda não iniciei nenhuma faculdade por aqui.. você sabe como funciona imigração para fazer Graduação? Se é muito burocrático, etc.
    Ah, em maio estarei em Vancouver, fazendo intercâmbio de inglês, na KGIC, por um mês.. será ótimo pra fazer essas pesquisas sobre graduação também haha.
    Bom, é isso. Abs.

    1. Olá Edegilson, esse link que coloquei no post é para imigrar estudando em faculdades e colleges. E sim é burocrático, qualquer processo de imigração é chato, demorado e tem um monte de documentos e formulários que precisam ser comprovados, traduzidos e preenchidos….resumindo é um saco…chato e trabalhoso!!!! kkk Quando estiver por aqui se quiser conhecer a FDU me avisa. Abs e obrigada!!!

  15. Nossa eu estava procurando por uma postagem assim 😀
    Primeiro quero dizer parabéns por sua conquista, não deve ter sido fácil esperar as respostas.
    Bom é a primeira vez que venho no seu blog e não tive muito tempo para ler ele, então vou direto a pergunta. Quando entramos numa universidade ai para fazer mestrado nosso diploma é validado? Ou como funciona? Estou com essa duvida a meses, sei que o doutorado valida mais ninguém com quem conversei me deu certeza sobre o mestrado. Ficaria muito grata se você pudesse me esclarecer isso.

    1. Olá Paula, então eu sou formada em ADM no Brasil e não tive problemas nenhum, a minha faculdade aqui reconheceu o meu diploma. Eu sei que é bem mais complicado para algumas áreas, como saúde, engenharias e direito então não tem chance. Mais pra ADM consegui reconhecer sim para o mestrado. Espero ter ajudado!
      Abs

      1. olá Erics,
        Então paguei esse valor de matricula estando no Brasil ainda, isso para garantir a minha vaga. Quando iniciei o curso em janeiro ai sim acerto com a faculdade o restante, aqui vc tem que pagar o valor do Term (4 meses) a vista nos primeiros dias de aula. Alguma faculdades dividem esse valor em 4 meses, mais isso é raro.

      2. Ajudou e muito Carina, agora sei que é possível a validação através do mestrado, mas também me deixou um pouco preocupada porque meu curso é da área da saúde, farmácia. Enfim, se for pra ser vai dar certo.
        Lendo essa postagem sua vi que você não mencionou nada a respeito de um professor orientador, nos sites das faculdades que olhei eles dizem que primeiro você precisa contatar um professor para só depois falar com a faculdade. Você fez isso antes ou só quando já tinha sido aceita pela faculdade?
        Obrigado pela sua resposta e desculpa por te encher de perguntas.
        Abraços

      3. Olá Paula, algumas Universidades como a UBC por exemplo exigem sim que vc tenha um professor orientador, isso é para mestrado academico. No meu o caso é o mestrado profissional, eu não estudo ou trabalho com nenhuma linha de pesquisa.
        E tbém cada facul tem o seu método de admissão.
        Abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button