Como vim parar aqui no Canadá

Pensando em todas as dúvidas que me passaram pela cabeça quando eu resolvi que queria viver no Canadá, eu decidi escrever um pouco sobre isso, afinal foram tantas!

Porém hoje eu quero hoje escrever mais especificamente sobre o meu processo de escolha de uma faculdade aqui em Vancouver e como consegui ser aprovada. Já falei um pouco sobre a minha decisão de imigrar e os caminhos que escolhi para chegar aqui no Canadá.

A escolha da faculdade

Quando fiz um intercâmbio em Vancouver em Março de 2012 além de vir para cá para estudar inglês, eu vim também com  a intenção de pesquisar algumas alternativas de imigração.

Como eu já pensava em voltar a estudar no Brasil, então me passou pela cabeça que eu poderia explorar as opções de fazer um mestrado no Canadá. Então comecei a pesquisar as universidades e os cursos que elas ofereciam na minha área e o mais inportante o preço.

Aqui no Canadá todas as universidades são pagas, porém existe o conceito de universidade pública e de universidade privada. Para nós estrangeiros, isso não muda em nada, porque as universidades públicas dão subsídios aos estudantes de cidadania canadense ou imigrantes. No entanto, como eu ainda não era uma residente permanent e muito menos cidadã canadense, eu  me enquadrava na categoria de estudante internacional. Sendo assim  o valor para um estudante internacional chega a ser 3 vezes mais.

Vancouver oferece uma grande Variedade de universidades e colleges, embora tenham algumas diferenças entre college e universidade, no qual eu expliquei aqui neste post. Podemos dizer que uma das principais diferença entre eles é o preço.  Portanto as universidades  são no geral mais cara que os colleges. 

Outros pontos são que normalmente os cursos em uma universidade sao mais longos e o seu diploma logicamente será universitário e os colleges a maioria dos  cursos no conceito tecnólogos como a Fatec no estado de São Paulo e são mais curtos, tendo a opção de cursos de 1 ano (certificate), 2 anos (diploma) e 3 anos (advanced Diploma) e são no geral mais baratos.

Alguns Colleges podem oferecem cursos de Bacharel de 4 anos também, como é o caso do BCIT aqui em Vancouver, que é super bem conceituado.

Como o meu intuito era imigrar, então eu tinha que escolher uma Universidade ou College publico. No geral as universidades todas são elegíveis aos programa de imigração porém, colleges somente os públicos. veja aqui as diferenças entre colleges públicos e privados. 

Com essas informações em mente, eu pesquisei algumas instituições  pelo site,  e durante o meu intercâmbio eu conheci um amigo que estudou na Fairleigh Dickinson University 

Na ocasião este amigo me levou até a Faculdade e me apresentou o campus e a pessoa responsável pelas as admissões na América Latina. Portanto, depois disso quando retornei ao Brasil resolvi que esta seria a faculdade que iria cursar e entrei em contato com a setor de admissão para iniciar o meu processo de seleção para o mestrado. Na época não tinha tantas opções assim de agências para me ajudar no processo. Hoje eu super indico uma assessoria educacional, pois não é tão simples assim lidar direto com as instituições, ainda mais se o seu inglês não é tão bom ainda. 

Temos alguns parceiros educacionais de confiança e caso você precise entre encontato pelo nosso email: info@mysweetcanada.com

As etapas foram:

Preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de $80  para eles avaliarem o meu perfi.

Nesta etapa eu tive que enviar o meu histórico escolar da faculdade que eu havia cursado no Brasil (tradução juramentada). Vom isso eles fizeram uma análise de todas as minhas notas e fizeram uma média para chegar ao que eles chamam aqui de GPA (Grade Point Average). Lembrando que o eu processo foi para uma faculdade e um curso de mestrado, para colleges é diferente.

Após analisado e achado o meu GPA eles me deram um resposta de que dariam continuidade ao meu processo.

A segunda parte foi o envio de 2 cartas de recomendação de professores da minha faculdade anterior e uma carta de interesse ou seja, demonstrando as razões pelas quais eu gostaria de estudar no programa de estudos que estava escolhendo.  Então destaquei a minha trajetória profissional, meus projetos, o porque é importante pra mim cursar o mestrado nessa faculdade.

Feito tudo isso ai é sentar e esperar (essa é a parte mais demorada). Na terceira e última etapa eles me mandaram uma planilha de custos da faculdade e eu tive que provar que possuia condições de pagar meus estudos por pelo menos 1 ano.

Após isso, finalmente  receb  o meu aceite final e eu realizei a minha matricula que consistia em pagar $2,500.00. Depois disso precisei aguardar  o restante da documentação que foi enviada via correio, e com esta documentação em mãos eu pude  dar entrada no visto de estudos.

Simples né?!?!?!?!

Nem tanto quando se está mega ansiosa e com a vida estacionada esperando essa decisão. Só sei que entre processo de aceitação na faculdade e visto foram 6 meses.

Confesso que tive um pouco de sorte,  o meu visto de estudos foi aprovado muito mais rápido so que eu imaginava, a minha consultora havia me passado um prazo de 2 meses. Felizmente, aprovou em 1 mês.

Entre dar entrada na papelada e me mudar para o Canadá foram exatos 8 meses. Eu desembarquei nessas bandas no último dia de Novembro de 2012 e a minhas aulas começaram em Janeiro de 2013.

Somente enfatizando que esse processo de admissão é pertinente a FDU, e acredito que cada Universidade, Faculdade ou college tenha os seus próprios critétios de avaliação e admissão de estudantes.

O que eu sei e o que facilitou muito para mim foi que a FDU tem uma brasileira que trabalha no setor de admissões e isso foi realmente muito bom para o meu processo, foi o diferencial pra mim e me ajudou muito no com as minhas milhões de dúvidas.

Irei escrever mais sobre o dia-a-dia de um estudante internacional, sobre as mudanças fiz na faculdade durante este ultimo ano de 2013, esse foi só o primeiro post falando um pouquinho da escolha e os passos para entrar na FDU.

Se tiverem dúvida e ou gostaram do post deixem comentários ficarei feliz em ajudar no que eu souber.

Links utéis:

http://www.welcomebc.ca/Immigrate/About-the-BC-PNP/Skills-Immigration/International-Graduates.aspx

https://www.aved.gov.bc.ca/privatepsed/institutions.htm

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Exit mobile version