Uma das principais dúvidas de quem pretende mudar de país é relacionada à escolha da cidade onde morar. Mas, uma vez escolhida a nova cidade, resta outro questionamento: Qual é o bairro ou quais são os bairros mais agradáveis, seguro e bem estruturado, para que eu me sinta confortável e tenha a melhor adaptação possível nesse processo de mudança?
A revista Toronto Life publicou recentemente um ranking das 140 melhores regiões para se morar em Toronto. A lista foi elaborada por pesquisadores da Universidade de Toronto, que avaliaram aspectos como o custo das moradias, a facilidade de acesso às regiões, índices de criminalidade, oferta de escolas, opções de entretenimento e o engajamento da comunidade em torno de melhorias para o bairro.
Você pode ler o artigo completo em inglês aqui, mas para começar a ter uma ideia de onde morar em Toronto, adiantamos aqui a lista dos 10 melhores bairros/regiões para se viver na cidade.
1. Rosedale-Moore Park
Essa área é notoriamente resistente a mudanças e conhecida por sua elegância sútil. A maior parte dos moradores preza pela privacidade, mas nos finais de semana existem opções como os jogos de futebol no Parque Rosedale, que chegam a reunir quase 2 mil pequenos atletas em seus gramados.
2. Banbury-Don Mills
O destaque do bairro é o Don Mills, um shopping center a céu aberto com sua própria rede de ruas e uma praça central onde se destaca um escultural relógio projetado pelo escritor e artista canadense Douglas Copland. As casas se localizam a distâncias variadas das ruas principais, em lotes generosos, com direito a jardins com muitas árvores.
3. High Park-Swansea
O High Park possui 164 hectares que compõem um paraíso urbano repleto de ciclistas, áreas de piquenique, campos de ginástica, um zoológico e um lago gigante, que reúne casais apaixonados. Do outro lado do parque fica Swansea, reduto isolado com sua própria pequena prefeitura, transformada em centro comunitário.
4. Mount Pleasant West
Com sua floresta de prédios de apartamentos construídos nos anos 60, a densidade populacional de Mount Pleasant West ultrapassa a da área urbana de Paris, o que pode dar a impressão aos desavisados de que estão no centro da cidade. Toda manhã, jovens profissionais lotam os metrôs para ir ao verdadeiro centro e à tarde retornam para encher lojas e restaurantes da Younge Street.
5. High Park North
Algumas mudanças estão a caminho para essa vizinhança pacata, que em breve ganhará edifícios de condomínio com vista grandiosa para o parque. Uma das grandes vantagens é a proximidade com o parque e com o Junction, bairro de Toronto que tem esse nome pela junção de quatro linhas ferroviárias, e que reúne cervejarias artesanais, taquerias e lojas de decoração.
6. Wexford-Maryvale
O bairro é marcado pelo contraste entre a agitação das avenidas principais e a placidez das ruas internas, com seus belos bangalôs construídos no pós-guerra. Algumas construções, como a Igreja Anglicana de St. Jude, remetem diretamente à vila que existia no local no meio da década de 50. Já o Wexford Collegiate School for the Arts reúne cantores iniciantes, atores e artistas em geral.
7. Mount Pleasant East
Um dos percursos mais pitorescos da cidade fica nesse bairro, mais precisamente nos caminhos sinuosos nas redondezas do Cemitério Mount Pleasant, e que passa por fontes, jardins e centenas de árvores raras do mundo todo. Nessa área está localizada a Mabel’s Fables, uma das melhores livrarias de publicações infantis da cidade, além de pequenos cinemas e bons bistrôs.
8. The Beach
Essa é uma região famosa por suas quatro praias localizadas às margens do Lago Ontário, que atrai milhares de turistas durante o Verão. O bairro abriga casas de estilo eclético e é marcado também por eventos artísticos diferentes aos finais de semana durante toda a alta temporada, como festivais de Jazz e outros espetáculos musicais e artísticos.
9. Mimico
Esse é um bairro atraente pelo clima de cidade interiorana, com vizinhos que cuidam dos filhos uns dos outros e pequenos parques aquáticos com mesas de xadrez ao final das ruas. A região possui bangalôs bucólicos em terrenos generosos e trilhas à beira do lago, utilizadas aos finais de semana por ciclistas, enquanto outros moradores caminham pelos corredores do Parque Mimico Waterfront.
10. Casa Loma
Esse é um bairro de mansões e de famílias canadenses muito tradicionais, mas possui também edifícios bem conservados com apartamentos para alugar. Todos os moradores se reúnem no Parque Winston Churchill, onde estudantes jogam futebol e cães podem brincar soltos em uma grande área aberta.
E ai gostou da nossa listinha de bairros? Me diz qual é ou quais são os seus bairros preferidos da lista?
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/