Conhecendo o Sistema de Imigração Canadense – OINP: Ontario Immigrant Nominee Program

*atualizado em 16/02/2017 – pois foi aberto alguma categorias veja no quadro abaixo.
Até agora na série – Conhecendo o Sistema de Imigração Canadense, eu venho falando somente dos principais processos federais. Porém, o que pouca gente sabe é que existem programas específicos de imigração por províncias, os chamados PNPs (Provincial Nominee Program). Aqui no Canadá, cada província tem o direito de escolher seus imigrantes de acordo com as suas necessidades internas, e por isso elas podem exigir requisitos que diferem dos programas federais como o Express Entry por exemplo. E o melhor dos programas provinciar é que eles te dão 600 pontos no Express Entry, ou seja, se você for seleconado por uma província, você praticamente ja está com a sua imigração garantida, cabe somente ao governo federal analisar alguns poucos critéiros de admissibilidade como: segurança, saúde entre outros. Nesse post eu irei falar mais detalhadamente sobre o OINP – Ontario Immigrant Nominee Program ou seja o PNP Ontario.
OINP – Ontario Immigrant Nominee Program
Ontário é a província mais populosa e mais popular do Canadá, então não é de se esperar que o programa provincial desta província seja concorrido. Tanto que de todos os programas que a povíncia oferece, não são todos que estão abertos para aplicar neste momento. Através do OINP os potenciais candidatos que possuirem os requisitos exigidos e que se enquadrarem em uma das das categorias (streams) oferecidas irão receber a nomeação e os 600 pontos para poderem ser selecionados no Express Entry.
As categorias existentes do OINP são:
- Ontario Express Entry
- International Student
- Business Category
Para saber mais detalhes de cada um dos programas você poderá clicar no nome deles acima e será direcionado para a página oficial de Ontario. Abaixo irei falar um pouco mais no detalhe somente sobre os mais procurados, ou seja, os que os brasileiros possuem mais perfil para poder se candidatar.
Ontario Express Entry: Human Capital Priorities Stream – esse programa é destinado aos candidatos que já cadastrarm o perfil no Express Entry e registraram o seu nteresse em residir em Ontario. Portanto, se você já estiver no Pool do EE e possuir 400 pontos ou mais, atender aos demais requisitos do programa, você poderá receber um PT Notification of Interest from Ontario através de sua conta no MyCIC, ou seja, somente quando receber essa notificação é que você estará oficialmente convidado a se aplicar para o OINP através da categoria: Human Capital Priorities Stream.
Note: quando estiver cadastrando o seu perfil no EE você precisa selecionar o seu interesse em residir em Ontario e em todas as províncias e territórios canadenses.
Requisitos:
- Qualificar para um dos programas federais FSWP ou CEC;
- Pontuação mínima de 400 pontos no EE;
- Experiência profissioal qualificada de no mínimo 1 ano; Para o CEC 1 ano de experiência profissional no Canadá;
- Formação acadêmica: no mínimo superior (3 grau completo), se não concluído no Canadá precisa ter uma equiparação (Educational Credential Assessment – ECA);
- Idioma: CBL 7 que equivale ao IELTS 6 | CELPIP 7
- Capacidade financeira;
- Intenção de residir em Ontario;
Foreign Workers with a Job Offer Stream – destinado a trabalhadores estrangeiros que já possuem uma oferta de trabalho aprovada através do Employer Pre-screen application process.
Requisitos:
- Ter uma Job Offer aprovada pelo Employer Pre-screen application process | Job offer full time | Noc 0, A ou B;
- A Job Offer precisa atender os níveis de salário por cargo da província de Ontario;
- Ter no mínimo 2 anos de experiência profissional qualificada (em um período de 5 anos);
- Estar no Canadá legal, com uma work permit, student permit ou visitor visa válido;
- Intenção de residir em Ontario;
Note: Full time é caracterizado por pelo menos 1,560 horas, trabalhadas no ano e essa precisa ser paga.
International Students with a Job Offer Stream – destina-se a estudantes internacionais (podem ter estudado em qualquer província do Canadá), que possuam uma Job Offer em ontário.
- Ter uma Job Offer aprovada pelo Employer Pre-screen application process | Job offer full time | Noc 0, A ou B;
- A Job Offer precisa atender os níveis de salário por cargo da província de Ontario;
- O ter graduado em uma instituição pública que conceda Degree em um programa de no mínimo 2 anos;
- Intenção de residir em Ontario;
Note: O OINP aceitará aplicações para alunos que estejam cursando o último semestre de estudos na Faculdade e o tempo máximo para aplicar é de 2 anos após formado.
Status dos Programas – OINP
Fonte: http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNPABOUT.html
Atualização: http://www.ontarioimmigration.ca/en/pnp/OI_PNPNEW.html
Se estiver com dúvidas sobre o OINP ou quer saber mais sobre o programa, deixe um comentário aqui no post ou mande um email para contato@outsidebrazil.com
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
Adquira já o seu Toronto CityPass:
Carina, ótimo texto, porem ainda nao esta muito claro pra mim:
Veja:
Se eu me qualifico para o “Foreign Workers with a Job Offer Stream”
Ainda assim preciso entrar pelo Express Entry, depois me aplico a OINP, e ganhando os 600 pontos, eu volto ao Express Entry?
Eu nao poderia me aplicar direto ao “Foreign Workers with a Job Offer Stream”, pois aparentemente tem uma opcao de fazer isso online pelo site do OINP.
Obrigada 🙂
Olá Isabela, não este programa inicialmente não é vinculado os EE, você precisa primeiro aplicar online para o OINP e depois que for aprovado no processe e receber a nomeação providencial ai sim você irá aplicar para o EE, ou seja criando e ou aualizando um profile existente e cadastrando a nomeação.
Espero ter ajudado!
Abs
Carina
Oi, Carina! Dei uma lida no guia do OINP, e verifiquei que na parte relativa ao Work Experience, eles listam os mesmos documentos já exigidos pelo processo federal. Minha dúvida é que no processo federal, caso o candidato não possua uma reference letter do ex-employer, ele pode enviar o contrato de trabalho, contra-cheques e mesmo extrato de rescisão contratual. Ou seja, qualquer destes documentos que atestem o vínculo empregatício existente. Mas me parece que no processo da província, CADA UM destes documentos é obrigatório – a reference letter+contrato de trabalho+primeira e ultima folha de pagamento…ou seja, me parece que a exigência é ainda maior! E se o candidato tem o contrato e trabalho, as folhas de pagamento, mas não quer lançar mão imediatamente de contactar o RH do empregador atual para pedir carta de referencia? Coisa delicada, viu!
OLá Lu é isso mesmo no OINP todos estes documentos são obrigatórios, o OINP não é nem um pouco maleável. Os processos provínciais são mais fáceis em termos de requisitos para elegibilidade porém, são muito mais burocráticos em termos de documentação e comprovação. O OINP mesmo além de exigir todos os documentos para comprovação de trabalho, também não aceita cursos de graduação de 2 anos, sendo assim somente bachelor degree para frente são aceitos, cursos de graduação tecnológica ou de 2 anos não podem.
Abs
Carina