Dados do Express Entry referente ao primeiro semestre de 2018

Todo mundo sabe que o Express Entry (EE) é o grande protagonista quando se fala em imigração para o Canadá! E eu já escrevi vários posts aqui no blog explicando sobre como o sistema funciona. Se ele é perfeito ao não isso não iremos discultir, mas que o EE tem funcionado muito bem, disso não temos dúvidas. Desde sua implantação em 2015, o EE tem sido um sucesso, isso porque é um sistema transparente, dinâmico e especialmente rápido (desde que você tenha os requisitos, perfil e pontos necessários). Na minha opinião o que é o melhor atrativo do EE é que as regras são claras e o sistema de seleção é super direto, ou seja, basta você ter a pontuação de corte deterninada em um draw (sorteio) que você receberá o Invitation to Apply (ITA), ou seja, o convite para entrar em um processo de imigração, daí para frente, se tem 60 dias para enviar a sua aplicação e 6 meses de processamento pelo consulado, e pronto, se aprovado, em 8 meses você já tem o status de Residente Permanente.
O ano de 2017, em termos de pontuação de corte foi um dos melhores no sistema EE, e essa é a minha opinião baseada em analises dos relátorios anuais divulgados pelo CIC. Acontece que em 2017 o governo do Canadá anunciou o seu plano ambicioso para imigração no qual disseram que queriam atrair cerca de 1 milhão de novos imigrantes para o país até 2020. (fonte: https://www.cbc.ca/news/politics/immigration-canada-2018-1.4371146). Então o ano de 2017 apresentaram os draws mais baixos da recente história do EE, sendo o a pontuação mais baixa de 413 pontos acorreu em maio deste ano. Levando em conta que as pessoas levam um tempo para estarem com o perfil bom, o ano de 2018 começou com uma média de draws um pouco mais elevada do que vimos no ano passado. Ou seja, as pessoas que levaram a sério a noticia acima, e se preparam estão entrando com seus perfis no sistema neste ano, e consequentemente, a média de pontuação de corte vem se mantendo elevada desde o início de 2018, conforme o figura abaixo:
Scores mínimos de CRS Express Entry System 2018

*note que os draws de 30/05/2018 de 908 e 288 foram categorias especifícas como PNP e Federal Skilled Worker Trades respectivamente.
Mas em contrapartida ao número elevado por rodada de convites (draws) o governo vem aumentando o número de candidatos convidados por rodada. Em janeiro de 2018 foram convidados 2750 candidatos por cada draw e junho 2018 este número foi de 3750 por rodada. Conforme figura abaixo:
ITAs emitidos pelo Express Entry System 2018

*note que os draws de 30/05/2018 foram categorias especifícas como PNP e Federal Skilled Worker Trades respectivamente. e por isso o número de ITAs foi menor.
Essas duas figuras mostram quem, embora o número de ITAs tenha aumentado consideravelmente, e mesmo com a frequência de draws ocorrendo a cada 15 dias, o nível dos candidatos no pool do EE também tem se mantido alto, e não só isso, o nível desses candidatos também tem sido alto e por este motivo o score de draws não vem abaixando. Sendo assim nota-se que as pessoas que estão entrando no pool estão cada vez mais preparadas em termos de: nível educacional, idioma, experiência profissional e idade.
A grande desvantagem do EE System hojé é que apesar de o sistema beneficiar pessoas bem qualificadas, este somente dá vantagem até uma determinada faixa de idade. E o governo sabe disso, no último 2018 Canadian Immigration Summit, o diretor nacional do Express Entry, reconheceu que eles estão deixando de fora profissionais super bem qualificados e que por conta de fatores como idade acabam ficando de fora dos draws, por não ter uma pontuação suficiente, e que estão sim pensando em uma estratégia para poder incluir esses candidatos. Mas se essas mudanças virão logo ou não ainda não sabemos, mas o que sabemos é que o EE é considerado um sucesso ainda mais por ser um sistema em constante evolução e aprimoramento.
Leia mais sobre o Express Entry:
http://outsidebrazil.com/2016/08/11/express-entry/
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]
Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:
Reserve o seu Hotel em Toronto:
Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!
Oi Carina,
Achei muito interessante a matéria e, principalmente, a informação de que o diretor nacional do EE reconheceu que estão deixando de fora profissionais super bem qualificados por conta de fatores como a idade. Tomara que tomem alguma ação sobre isso dentro em breve.
Obrigada por compartilhar!
Abs,
Carol
Olá Carol, muito obrigada pelo seu comentário! 🙂
Também estou na torcida para que algo seja feito, durante as consultas, sempre lido muito com este perfil, super bem qualificado, bem educado mas perdendo pontos por idade. Estou na torcida!
Abs
Carina