Em novembro de 2022 completei dez anos de Canadá, ou seja, dez anos desta trajetória chamada imigração. Eu confesso que demorei muito para escrever este post, afinal estamos em março né?! Eu sinceramente não sabia o que escrever sobre estes dez anos. Muitas coisas acontecerem neste tempo e vir aqui fazer um compilado do que estou sentindo neste momento, está sendo um tanto estranho.
Quando comecei a escrever sobre os anos vividos no Canadá, tipo fazer um resumo anual, eu achava que isso seria legal para depois eu ter este registro emocional durante estes anos. Porém, depois de um tempo, eu fui meio que perdendo a inspiração para escrever aqui no blog. O último que escrevi foi o de 6 anos.
Depois de 2017, o foco foi total na minha carreira aqui no Canadá, eu finalmente havia encontrado o meu caminho e queria me dedicar totalmente a isso. E com este foco somente na minha profissão, eu acabei deixando de lado um pouco o meu lado mais sensível, e a minha inspiração para escrever aqui foi diminuindo. Assim também como ignorei outros aspectos da minha vida. Mas o fato é que eu estava feliz, me sentindo útil, realizada, importante… estava me sentido como há muito tempo eu não me sentia! Os primeiros anos aqui são só de luta….
Mas voltando ao ponto, Dez anos de Canadá!
Os primeiros 5 anos foram de perrengues(hehe), digo, de muita construção e os últimos 5 foram os que eu realmente encontrei o meu lugar ao sol. Nos primeiros anos, o foco foi mais em, conseguir a residência permanente, se formar na universidade, conseguir um trabalho descente (que pagasse as contas. E depois que o caminho foi finalmente encontrado, ai sim veio a fase final da consolidação deste sonho. Depois que os alicerces estão prontos, vem as paredes, o telhado, e hoje, posso dizer que estou quase sentando na minha janela com a minha linda vista. Ufa!
Alguns posts que contam um pouco desta trajetória:
Claro que ainda tenho muito a desenvolver no meu ponto de vista, mas estou finalmente colhendo os frutos do que foi plantado desde que cheguei aqui. Em 2016 me mudei para Toronto, queria experimentar algo novo. Em 2017 consegui conquistar a minha licença como consultora de imigração, uma super conquista. Em 2020, voltei para BC e comprei a minha tão sonhada casa…nas montanhas!
Enfim, as conquistas foram chegando aos poucos. Viajei muito pelo Canadá à fora! Conheço quase todas as províncias deste lindo país, quem me acompanha ou me acompanhou por aqui sabe que e amo viajar por aqui de carro. E essas duas mudanças de cidades foram feitas de carro, a nesta tive a oportunidade de conhecer o Canadá muito bem! AMOOO.
Veja os posts sobre a mudança
Road trip de Vancouver para Toronto e Mudança de Vancouver para Toronto na pratica
Em 2021 nossa família ficou maior, pois a Ginger (uma linda Poodle mini) chegou para alegrar nossos dias. Eu AMO cachorro, e desde que me mudei para o Canadá eu sonhava e ter novamente uma peludinha me seguindo pela casa e a Ginger é igualzinha ao que eu sonhei.
Profissionalmente me sinto muito realizada, já fazem 5 anos que estou nesta carreira linda e ajudando muita gente a se tornar residente permanente no Canadá. Encontro em cada um dos meus clientes um pedacinho de mim, dos meu sonhos, angústias etc. É realmente muito gratificante o que eu faço e eu vejo muito sentido nisso. É sim um trabalho bastante estressante, pois, lido diariamente com grandes expectativas. Mas no final do dia, tudo vale super à pena.
Como o foco total desde 2015 foi na minha carreira, eu trabalhei como uma louca neste período. Simplesmente me joguei de cabeça nesta empreitada de ser consultora de imigração. Sinceramente amo o que eu faço e sendo assim, eu respirava o meu trabalho. Quando me dei conta, eu estava dedicando praticamente quase que as 24 horas do dia. Ou seja, eu trabalhava de 6:00am até umas 10:00pm e durante a noite ainda tinha insônia pensando em processos e clientes etc. A consequência disso foi que em 2021 eu tive um Burnout. Fui parar no hospital, achando que iria morrer… depois de passado o susto, fui correr atrás do prejuízo. Comecei terapia para poder aprender a colocar limites entre vida pessoal e profissional. Em um check up geral eu me vi obesa, com vários problemas de saúde pois quase todos os exames estavam alterados, e ainda tive que fazer uma cirurgia de vesícula no final de novembro de 2021.
Bom, uma hora a conta chega, não é mesmo!?
Fazendo terapia eu percebi que durante este processo de mudança, eu acabei me deixando de lado, afinal, tinha tantos pratos para equilibrar nesta loucura de imigração, que alguns eventualmente foram sendo deixado de lado. Havia tantas Carinas nesta batalha que simplesmente a mulher foi deixada de lado. Gente, não é fácil mudar de país, iniciar um novo tudo… que nestes 10 anos, eu percebi o quanto de mim mesma eu perdi neste processo. Mas aos poucos eu tenho me recuperado e venho me encontrando. Agora eu consigo respirar com mais calma, hehe, me sinto realizada em minha vida profissional, tenho minha casa em um lugar lindo que amo cada dia mais. Meu ciclo de amigos e apoio, minha família. Então, meu foco agora é no meu bem estar. Desde 2021 eu tenho cuidado mais de mim, emagreci, me tornei mais ativa, mais saudável e tudo isso está refletindo em todos os setores da minha vida.
Eu agora sinto que tenho a qualidade de vida que eu sempre busquei, sinto que consigo usufruir toda a beleza e natureza à minha volta e não consigo parar de agradecer por tanta coisa boa que tem me cercado nestes últimos tempos.
Tudo o que eu consigo pensar, olhando para traz é: VALEU SIM À PENA!
Que venha muitos e muitos mais anos de Canadá!
Siga o My Sweet Canada clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/