Dois anos de Canadá

Estou completando dois anos de Canadá! Dois anos desta loucura chamada imigração. Resolvi escrever e fazer um balanço geral de como tem sido esses dois primeiros anos aqui.

No dia 30 de Novembro de 2012 desembarcamos em terras Canadenses! E neste último final de semana completamos dois anos…nossa!!! dois anos de Canadá, dois anos de um sonho que vem se tornando cada vez mais realidade.

Não tem sido fácil, tem sido uma mega, super experiência, um mega desafio, e tem sido um grande aprendizado e evolução pessoal. Quando deixamos tudo para traz a gente não tinha muita certeza do que iria encontrar pela frente! Colocamos na nossa bagagem além de tudo o que nos era essencial, também muita coragem. Ainda estamos trilhando esse caminho, e dois anos pode não parecer nada, mas também é muita coisa!

Leia também a minha reflexão de 8 meses de Canadá.

Quero separar este post por “departamentos” da minha vida:

Faculdade: Para quem não sabe vim para Vancouver com visto de estudante, fui aprovada no curso de mestrado e o primeiro período foi bem difícil. Tive um choque cultural enorme, a ponto de querer desistir de tudo e voltar. O inglês era bom o suficiente em gramática e eu tinha uma escrita também boa, porém para conversação sempre fui muito travada!!! Conclusão, sofri para entender os vários sotaques, sofri bulling dos outros estudantes por não conseguir me expressar corretamente. Fiquei desesperada esta foi a verdade. Resultado, desisti do meu curso de mestrado e troquei por um de bacharel. Nesta trica eu perdi 4 meses de curso e claro dinheiro. Um curso de bacharel normalmente tem 4 anos de estudos, porém, eu consegui transferir um pouco mais de 50% dos meus créditos já cursados na minha faculdade no Brasil e com isso terminarei o meu programa em 2 anos. Tantos desafios e agora falta tão pouco para a minha tão sonhada formatura que eu não estou nem acreditando.

Inglês: O meu inglês avançou bastante, mas não do jeito que eu queria Na escola de inglês n Brasil o meu nível era upper Intermediate mas quando cheguei aqui quando cheguei aqui parecia um básico bem básico!!! Isso porque eu sou realmente muito travada para falar, tenho muita vergonha de errar e me cobro demais. O dia-a-dia vivendo em um país de língua inglesa é muito diferente dos que nos ensinam nos cursinhos de inglês. Tem muita gírias, muitas expressões e muitos sotaques, passei por muitas situações engraçadas, embaraçosas..frustrantes…mas faz parte!!!!

Adaptação: Está mais fácil, porém ainda não estou totalmente adaptada, ainda sinto as diferenças, não digo no dia-a-dia, pois acho aqui bem melhor para se viver se comparado à São Paulo. Porém no lado profissional é aonde eu me sinto mais afetada. Tive um belo downgrade de carreira e claro salário, e confesso que isso tem me afetado muito a minha auto-estima, e gerando certas frustrações. Por mais que eu soubesse que isso iria acontecer é difícil conviver com esse sentimento, e a luta constante para se adequar ao mercado de trabalho canadense e a incerteza do futuro profissional é algo tem me gerado muitos questionamentos.

Família: Embora a minha família já esteja se conformando com a minha escolha de viver aqui, a saudades ainda é, e sempre será IMENSA! Na minha primeira visita ao Brasil, a minha terra natal…afff foram muitas emoções, muitos sentimentos misturados. Fico me perguntando se será sempre assim. A gente não sabe a dor que é até estar longe!

Fazendo um balanço geral de tudo o que vivi nesses últimos dois anos acho que tem sido bastante positivo. Estou apreendendo muito, conhecendo muitos lugares novos e vendo tanta coisa linda por aqui. Não tem um dia que não fique feliz de ter escolhido Vancouver para viver, essa cidade não me decepciona nem um dia. Confesso estou ansiosa pelos próximos dois anos, e por tudo que ainda está por vir. Estou certa de que aos poucos estou construindo a minha história aqui, traçando o meu caminho…por mais difícil que seja!

E eu gosto de enfatizar que imigrar não é fácil, gosto de ter uma visão bem realista deste processo, pois a maioria das pessoas acham que a vida aqui é só festa, e que eu estamos 24 horas em uma colônia de férias…não é fácil não!!!!! Para mim, escolher entre difícil por difícil eu preferi escolher um lugar mais bonito para construir a minha vida. Eu escolhi viver de forma mais simples e preferi abrir mão de muitas coisas para viver aqui. As dificuldades são diferentes, pois aqui eu não passo mais de 3 horas no trânsito todos os dias, não tenho mais tanto medo de andar na rua. Mas, a luta diária continua, tenho que lutar por um lugar ao sol ..por um emprego bom, trabalhar como todo mundo. Disputar vagas de trabalho em um idioma que eu não domino etc. Acho que resiliência é a caracteristica que mais estou aprendendo por aqui.

Ultimamente venho recebendo muitos e-mails de pessoas querendo se mudar do Brasil e tem sido uma quantidade que me espanta, muitos dizem que depois dessas eleições querem sair de lá porque o Brasil não tem mais jeito…eu simplesmente acho que emigrar não é para todo mundo, isso é muito pessoal, e temos que ter um motivo realmente muito forte para largar tudo e partir para o desconhecido.

Para mim tem dado certo, eu estou satisfeita, mas eu não sei se isso se enquadra para todo mundo, nesses dois anos aqui conheci brasileiros bem sucedidos, brasileiros infelizes, brasileiros que estão voltando ou já voltaram…nem tudo são flores aqui nas terras do norte.

Pense nisso!

Siga o My Sweet Canada clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/

Curta mais experiências incríveis por Vancouver

Exit mobile version