Express Entry – como o principal sistema de imigração do Canadá evoluiu em mais de 100 draws

Não se pode negar que o Express Entry é hoje o maior e mais bem sucedido sistema de imigração do Canadá e também o que mais atrai candidatos à imigração no mundo. Por rodada de convites são cerca de 3500 candidatos convidados (recebem o ITA), sendo assim a cada mês são mais de 7000 pessoas selecionadas por este sistema de imigração, já que as rodadas acontecem a cada 15 dias. É ou não é de tirar o chapéu?!



O sistema de seleção de imigração econômica do Canadá Express Entry já percorreu um longo caminho desde sua introdução em janeiro de 2015. O Express Entry gerencia o grupo de candidatos para as principais categorias de imigração econômica do Canadá – Federal Skilled Worker Class, Federal Skilled Trades Class e Canadian Experience Class – e já emitiu mais de 213.000 convites para condidatos à residência permanente no Canadá ao longo de 100 sorteios, marco este que atingiu na semana passada.

Os candidatos recebem uma pontuação baseada no Comprehensive Ranking System (CRS) do Express Entry, e os mais bem classificados são sorteados no pool por meio de rodadas de convites que ocorrem aproximadamente a cada duas semanas. Os sorteados recebem um Convite para Candidatar-se (ITA) e têm 60 dias para submeter sua aplicação completa ao consulado canadese ( Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá – IRCC). O IRCC afirma que 80% dos pedidos são processados ​​em seis meses ou menos.

O total de admissões no Canadá por meio do Express Entry (principais candidatos e membros da família) cresceu substancialmente ano após ano desde o início do sistema, de 9.800 em 2015 para 33.415 em 2016 e 65.420 em 2017. E o IRCC diz que as admissões do Express Entry no ano corrente foram de 61.710 em 31 de julho, apresentado em seu relatório na metade deste ano.

O Canadá tem como meta 74.900 admissões para 2018 através das três categorias de imigração econômica gerenciadas pelo Express Entry e esta meta aumentará para 81.400 em 2019 e 85.800 em 2020 sob o Multi Year Immigration Level Plan.

Fonte: CICNews

Foco crescente no “capital humano”

Desde o início do Express Entry em 2015, o Governo do Canadá introduziu uma série de inovações importantes para garantir que o sistema atenda às prioridades de imigração econômica do país. Essas mudanças culminaram este ano com a nova abordagem mais padronizada do IRCC para as rodadas de convite do Express Entry.

De 2015 até meados de 2016 o foco era muito maior em uma válida Job Offer, no qual os candidatos que possuiam uma  Job Offer Valida –  LMIA (Labour Market Impact Assessmet) adiquiriam automaticamente 600 pontos no processo. Porém, em Novembro de 2016 o Governo do Canadá  decidiu reduzir o número de pontos CRS concedidos para uma oferta de trabalho canadense, de 600 para 50 ou 200 (dependendo da posição). Com isso o foco passou a ser maior em capital humano, ou seja, skills e hablidades.

Não é necessário uma oferta de emprego para ser elegível ao o Express Entry, mas os pontos adicionais que um candidato recebe podem significar sim um aumento nas chances de um ITA, porém, não é mais determinante como era até 2016. Portanto, o candidato ainda precisa de outras habilidades baseadas em capital humano para ter pontos suficientes no CRS.

Em seu relatório de fim de ano do sistema Express Entry, o IRCC disse que a redução de pontos concedidos por uma oferta de trabalho foi introduzida “para reequilibrar o CRS em relação a candidatos que trabalham em campos de alta qualificação”.



A mudança, observou o IRCC, agora garante que “os candidatos com emprego qualificado precisam de um CRS suficientemente alto para receber um convite”.

A pontuação central da CRS de um candidato é baseada nos chamados fatores de capital humano que incluem idade, proficiência em inglês ou francês, educação e experiência de trabalho. Juntos, esses fatores podem valer até 600 pontos.

Os candidatos ao Federal Skilled Worker (FSW) e ao Canadian Experience Class (CEC) têm sido os principais beneficiários deste redirecionamento do Express Entry em favor do capital humano principal. De acordo com as estatísticas do IRCC, as ITAs emitidos para os candidatos do FSW subiram de 8.332 em 2016 para 41.364 em 2017 – um aumento de quase 400%. Convites emitidos para os candidatos da CEC mais do que duplicaram, passando de 15.102 em 2016 para 35.020 em 2017.

Antes das modificações do CRS em novembro de 2016, 45% de todos os candidatos que receberam um ITA tinham uma pontuação central de CRS abaixo de 400 (capital humano), e se beneficiavam dos 600 pontos de uma valida job offer para serem selecionados. Esse número caiu para 11 por cento depois que as melhorias de CRS foram introduzidas. Muito mais justo não acham?!

Fonte: CICNews

Essa tendência continuou em 2018 com pontuações mínimas de CRS para todos os programas, variando de um mínimo de 440 a um máximo de 456. Dos 20 sorteios realizados até agora em 2018, 14 tiveram pontuações mínimas de CRS entre 440 e 444.

No entanto, a IRCC disse no início deste ano que gostaria de “ir mais fundo” no pool do Express Entry, a fim de selecionar candidatos super bem qualidicados porém que estão com pontuações abaixo dos limites atuais. O IRCC fez isso no passado e reduziu o mínimo do CRS para 413.

As maiores metas do IRCC para 2019 e 2020 através da Express Entry poderiam fazer com que esse desejo declarado de “ir mais fundo” no pool seja possível, assim como a introdução de grandes mudanças pelo IRCC este ano. Considerando que a quantidades de candidatos selecionados nos draws flutuaram descontroladamente nos primeiros três anos do Express Entry – variando de uma baixa de 750 ITAs a uma alta de 3.923 – a IRCC estabeleceu uma base de 2.750 ITAs nos primeiros quatro draws de 2018 e então aumentou progressivamente em incrementos de 250 ou 500 aproximadamente a cada oito semanas, chegando a 3.900 ITAs em 5 de setembro. com isso, constatamos que mais candidatos estão sendo convidados, e como a média de pontos se manteve alta este ano, pode ser que nos próximo 2 anos, isso não seja mais sustentével e por isso especula-se que a pontuação de corte possa cair. Vamos torcer e esperar!

Para saber mais sobre o programa e suas elegibilidade para o EE, mande um email para o contato@outsidebrazil.com. O que você achou sobre este post? Deixe o seu comentário aqui!

Fonte: CIC News

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

<

Booking.com

Exit mobile version