Fatos sobre o cotidiano que você precisa saber sobre Vancouver

Toda cidade tem as suas peculiaridades, e com Vancouver não poderia ser diferente! O cotidiano da cidade, ou seja as coisas que acontecem no dia-a-dia, algumas vezes podem ser engraçadas e em outras vezes podem ser até meio chatas. Pensando nisso, resolvi escrever um pouquinho sobre essas coisinhas esquisitas/estranhas e até divertidas porém não tão ruins assim sobre Vancouver. Devo, porém antes enfatizar que isso não muda em nada o fato de eu amar essa cidade e achar que estou morando o mais perto do paraíso que se pode chegar (veja o post “moro em um lugar onde..). Mas como nenhum lugar no mundo é perfeito, aqui também temos uns defeitinhos, e coisas que sempre somam umas boas risadas no final das contas.

Fatos do Cotidiano de Vancouver

1) Vancouver é uma cidade cara, é considerada uma das cidades mais caras do Canadá. Comprar uma casa aqui é algo absurdamente caro, isso porque as casas aqui tem um preço astronômico, chega a ser insano!  As Vezes casas bem simples, e até caindo aos pedaços podem custar mais de 1 milhão. É sério!!! Tá ai o link e a foto da reportagem que não me deixa mentir, esse casebre foi avaliado em quase 2.4 milhões, tudo bem que fica em um bairro muito bom…mas mesmo assim não justifica.

Casa avaliada em 2.4 milhões em Vancouver – http://www.theglobeandmail.com/real-estate/the-market/inside-the-vancouver-fixer-upper-listed-for24-million/article28519528/

2) A saúde pública em Vancouver é pago, tipo igual a plano de saúde no Brasil. Você tem que pagar o BC Care que é algo entorno de Cad$ 74 por mês por pessoa, o o pleno não dá direito a acesso total ao sistema de saúde, alguns exames mais complexos você ainda precisa complementar com alguma porcentagem. E dentista e oftalmologista não estão incluso no plano.

3) O imposto sobre mercadorias é de 12%, e ele não está embutido no preço, ou seja, você viu algo na prateleira por sei-lá Cad$ 10 quando for pagar irá ser somado aos dez dólares mais 12%. Mas até ai tudo bem, eu até prefiro saber o quanto eu estou pagando de imposto, o problema é que nós brasileiros não estamos acostumados a ter o imposto separado…quantos micos eu já paguei no caixa falando para a moça que o preço está errado, que eu tinha visto o valor de dez dólares lá na prateleira.

4) Ainda no quesito imposto aqui se paga imposto sobre bebida alcoólica, ou seja, quando você for em um pub e pedir a sua cerveja preferida além dos impostos federais e provinciais de 12% ainda pagará mais o liquor tax não me lembro agora de exatamente o quanto é, mas é cerca de 1 ou 2% de acréscimo.

5) As pessoas fumam demais por aqui e tem muita bituca de cigarro jogada no chão. O que é uma pena porque a cidade é linda demais, mas as pessoas jogam muita bituca no chão, apesar de ter lixeiras espalhadas pela cidade toda e é comum ver também copo de café no chão.

6) A comida daqui é muito…mais muito apimentada, e o sem pimenta pra eles já é um pesadelo para quem não está acostumado com comidas apimentadas.

7) É normal as pessoas comem no transporte público, principalmente no Skytrain (tipo o metro daqui), aliás é normal as pessoas comerem na rua andando, ou comerem em qualquer lugar. Mas imagina você no metro todo fechado, e de repente alguém senta do seu lado e abre a marmitona do almoço e manda ver!!! Fica um cheiro de comida no metro todo! eca…

8) É mega comum as pessoas comerem andando na rua, pega um pedaço de pizza e sai comento pela rua. Tipo aqui é frio, logo se come comida fria, bom eu prefiro um lugar quentinho com uma comida quentinha.

9) Eles comem andando (como já falei) mas eles não usam guardanapo para pegar a comida, portanto a mesma mão que pega no dinheiro, no corrimão da escada, que compra o bilhete do Skytrain é a mesma mão suja que vai pegar na comida.O guardanapo, aqui é só pra limpar a boca, e limpar a mão depois que a pessoas terminou de comer..!

10) Não pode beber bebida alcoólica na rua! Isso não é de fato ruim, mas confesso que as vezes da vontade de tomar uma caipirinha na praia.

11) Os asiáticos (Chines/Coreano/Japonês), não consigo identificar e saber as diferenças, enfim, eles estão sempre correndo, com pressa e perdidos, ai entram no ônibus ou Skytrain e simplesmente desligam, dormem como se não houvesse amanhã!!! Ai quando chegam na parada/ponto deles, algum sistema muito louco de GPS interligado ao corpo dá algum sinal e eles acordam e saem correndo do ônibus. É muito louco isso, não consigo entender.

12) Ainda sobre os asiáticos, eles estão sempre correndo e perdidos em algum lugar, quando não estão te querendo passar em cima de você, estão empacados na sua frente poque óbvio estão perdidos…é um dilema!

13) Já falei que Vancouver tem muito asiático, mas..tipo assim muito mesmo! E muitos chineses ricaços…é o único lugar do planeta que você Lamborghini, com o símbolo de N (New Driver)…agora imagina, o seu pai chega e diz: filhinho, se você passar no exame e tirar a sua carteira de motorista irei te dar um carro de presente…e ai chega com uma Lamborghini…assim para você raspar as calotas, bater…capotar! Afffff isso é demais para mim!

Cotidiano de Vancouver – Coisas que só acontecem em Vancouver

14) Os canadenses no geral são muito bonitos (homens e mulheres), mais sinceramente eles não são muito adeptos a dentista, e tratamentos dentários. A maioria tem os dentes muito feios. E você vira a piada da empresa se vai para o banheiro escovar os dentes após o almoço. Pra eles escovar os dentes é somente de manhã e na hora de dormir.

15) Quando você está no restaurante e terminou de comer, o garçom vem tirar os pratos e pergunta se você vai querer a sobremesa, ou mais alguma bebida. Se você disser que não a conta se materializa na sua frente. Tipo, não vai mais consumir então libera a mesa!!

16) Não esqueçam de pagar as Tips ou seja, a gorjeta que é sempre algo em torno de 15 a 20%, alguns garçons não recebem salários, somente as gorjetas.

17) Você não acha nenhum tipo de bebida alcoólica no supermercado, se quiser comprar tem que ir nas lojas Liquor store, são as únicas autorizadas a vender bebida alcoólica.

18) Esteja preparado para lidar com a multiculturalidade, alguns povos tem o costume de arrotar em qualquer lugar, outros não tomam banho, outros tem bafo, outros fedem CC forte, enfim a multiculturalidade está ai para o bem e para o mal.

19) Aqui tem muito mendigo (homeless), e tem uma área da cidade que é melhor evitar a chamada Dead zone, na  Hastings com a Main street mais precisamente. O lugar é muito deprimente, tem muitos mendigos e drogados.

20) Vancouver é uma cidade que chove muito, muito mesmo, as vezes me canso disso, não é à toa que a cidade tem o apelido de Raincouver.

Catidiano de Vancouver – Photo: http://www.huffingtonpost.ca/2014/01/11/vancouver-rain-photos_n_4581614.html

21) Aqui se sente o cheiro de maconha em quase todos os lugares. A maconha aqui em Vancouver não é legalizada, mas ela é descriminalizada, então é bem comum ver as pessoas funando em qualquer lugar e portanto é comum sentir o cheiro da dita everywhere.

22) Acho que Vancouver é a cidade com mais loucos da face da terra…sério, tem um monte lá!

23) Sempre tem alguém (de preferência Chinês) entrando com o carro dentro de uma Starbucks, ou capotando o carro em lugares inimagináveis. É…eles tem uma fama de dirigir mal.

Devo enfatizar que esse é o meu ponto de vista, baseado exclusivamente nas minhas experiências vividas aqui, e que não tem a intenção nenhuma de ofender nada e nem ninguém. Se você gostou e tem alguma coisa a acrescentar à lista, comente!

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/

Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir:

 

Exit mobile version