Esses dias me peguei pensando no tempo em que me mudar para o Canadá ainda representavam sonhos rascunhados em um caderno qualquer. Aonde fazia as minhas contas, anotava as possíveis despesas, o quanto de dinheiro seria necessário para essa mudança de vida, ou seja, todo esse tipo de planejamento que a gente se pega fazendo nessa fase do processo. Volta e meia meu pensamentos se perdiam nos deslumbres e variações que a minha mente criava, me transportando para o mundo encantado do Canadá aonde só bastava ter o carimbo do visto no passaporte e pronto: ser feliz para sempre! (Do tipo o Fantástico mundo de Bob – eitcha revelei a minha idade agora). A questão é que nada…nada do que eu planejei me preparou para a realidade que é essa mudança! E imigrar vai muito além do que mudar de país.
A mudança principal não foi pegar um avião e deixar toda a minha vida para trás literalmente, a mudança maior tem sido interior. Deixar tudo para trás porém no sentido não literal. Imagine-se que você é um ser humano que terá que se reinventar, você terá uma página em branco, uma oportunidade de começar a reescrever a sua história. Nesse novo capítulo, ninguém te conhece, não importa se você era o Rei da Dinamarca ou o plebeu, mudar de país te coloca no mesmo patamar de todos os imigrantes. Você é o ESTRANHO que chega, sem nenhuma referência, sem nenhum amigo, sem saber falar o idioma corretamente. Nessa mudança aquele antigo você, que se encheu de rótulos no Brasil (o gerente da empresa tal que tinha o nome da empresa como sobrenome…ou médico…ou engenheiro..enfim todos nós temos nossos rótulos) terá que se despir desses rótulos e começar e escrever na sua nova página em branco!
Imigrar não é somente mudar de país, essa mudança tem que ser acompanhada de uma transformação interior. Você estará se inserindo em uma cultura que é diferente de praticamente tudo da sua cultura original, e isso vai de coisas simples até as coisas mais complexas. Essas diferenças estarão em tudo, na comida, na forma como as pessoas se relacionam, na busca do emprego e no dia-a-dia. Não adianta você querer comer arroz e feijão todos os dias sendo que a comida do menu é outra. Não adianta querer impor o seu jeito brasileiro na rotina do canadense. Eles são mais reservados, nós não. Eles são pontuais, nós não. Eles são mais introvertidos, nós não. Procurar emprego então….não adianta se você era o vice presidente de uma grande empresa…se você não rezar a cartilha deles, você irá ficar a vida inteira procurando o emprego dos sonhos. Essa cartilha começa com coisas simples como mudar o seu curriculo para os padrões canadenses, fazer trabalhos voluntários, ter uma “experiência canadense”, se preparar para as entrevistas não se esquecendo de que eles são diretos e nós falamos demais…coisas simples, mas que resistimos, alguns desdenham uma oportunidade somente por achar que a sua experiência profissional vai muito além de aceitar um entry-level job.
Essa mudança é a sua chance de se reinventar, pense em todos os motivos que te fizeram sair do Brasil. Quem você gostaria de ser nessa nova fase? O workaholic que trabalhava 200 horas por dia e quando se dá conta seus filhos já estão na faculdade, ou aquela pessoa que decidiu ter mais tempo para si, para a familia e para os amigos. Ser o o espertão que fechava todo mundo no trânsito, porque desligou o despertador e perdeu a hora, e acha que o universo tem que sair da sua frente só para o bonito não chegar atrasado na reunião e se queimar com o chefe, ou aquele cara que reconhece que a culpa é dele e que os outros não podem ser responsabilizados pelo seu erro. Aquele que reclama da violência no Brazil e ao mesmo tempo se vangloria em pagar uma miséria por um serviço qualquer, sem perceber a relação entre abismo social e violência.
Mudar de país não é uma transferência! Nada te garante o emprego bom que você tinha, a casa boa que você tinha, o carrão, a segurança financeira, nada disso é garantido aqui. “Mudar”, neste caso siginifica mudar sem garantias, sem saber o que te espera. Não adianta se espelhar em ninguém, não é porque um teve sucesso que você também terá, e vice versa! A mudança principal é dentro de cada um! Chega a hora em que é preciso ter um olhar crítico sobre você mesmo, e ter à coragem de fazer essa mudança, se livrar das velhas roupas, dos velhos rótulos, das máscaras e aceitar que esse processo é muito mais do que mudar de endereço. É ter coragem de aceitar a nova vida com humildade, desapego e entender que apesar das frustrações é preciso seguir em frente, e crescer! Para alguns esse processo de mudança apesar de doloroso no final é bom, e para outros se torna um processo de volta ao conhecido, de volta ao Brasil.
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]
Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:
Reserve o seu Hotel em Toronto:
Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!