Meus seis anos de Canadá – still a work in progress
Hoje é dia 29 de Novembro e completo seis de Canadá! Nossa seis anos de Canadá, já!! Não vou dizer que passou rápido, porque afinal de contas foram seis anos super intensos, eu já vivi tanta coisa aqui que parece que fazem até mais de seis anos. Pois é, viver no exterior tem dessas coisas, a vida aqui é pauleira.
Os primeiros anos parece que você está correndo atrás do rabo, e rodando em círculos, ou seja, você luta luta e as cosias não acontecem na velocidade que você gostaria. Tudo é novidade, e muitas coisas são super legais, como alugar o primeiro apartamento, a primeira ida na Ikea, ou seja, muitas primeiras vezes. Mas ao mesmo tempo, começam aparecer as primeiras frustrações, a primeira homesick, o primeiro emprego eu não é nada do que você imaginava…afff, é uma carga de adrenalina super grande.
Confesso que nos primeiros dois anos anos pensava em voltar para o Brasil com uma frequência relativamente alta! Queria viver aqui sim, mas queria avançar o controle remoto já para a parte boa, sabe aquela do emprego bom? De me importar menos com o idioma? De me sentir confiante em várias situações do dia-a-dia? Pois bem, não foi possível passar essa etapa rápido como eu gostaria, mas agora que já se passaram seis anos, acredito que já estou vivendo como imaginei que viveria quando me decidi mudar para o Canadá. Sim passaram seis anos desde que sai totalmente da minha zona de conforto até voltar a me sentir novamente em uma zona mais um pouco confortável.
Não irei dizer que ainda não passo uns bons perrengues por aqui, hehehe acho que os micos irão fazer parte da minha vida canadense sempre…mas com relação a emprego, reconhecimento (está vindo aos poucos), e o sentimento de pertencer, estes já estão bem definidos para mim agora. Portanto eu digo de boca cheia que o Canadá é sim a minha casa.
O que mais aprendi nesse tempo todo vivendo aqui é ter resiliência, não ser imediatista e principalmente ter paciência e muita MUITA persistência.
Alguns posts que contam um pouco desta trajetória:
O Canadá é um país incrível em todos os sentidos, e eu apesar de muitas vezes ter pensado em voltar para o Brasil, todos os dias eu acordava pensando, que seria somente mais um dia de batalha na construção do meu sonho de viver aqui. Seria mais um tijolinho, e hoje estou aqui, com as bases e os alicerces construídos, ainda trabalhando na construção das paredes e telhados, e já conseguindo ver lá na frente como será o projeto concretizado dessa linda obra. A vida é sempre um projeto em andamento não é mesmo?! O que importa agora é que com a base solida, fica mais fácil seguir em frente sem medo de desmoronar a cada tempestade.
Nesses seis anos de Canadá posso dizer que estou super feliz pela minha história, foi uma grande luta. Vim para cá como estudante internacional, depois de três anos conseguir o tão conhado PR e agora rumo à cidadania. Se valeu à pena, sim valeu cada minuto…cada lágrima, cada gota de suor e cada sorriso de agradecimento!
E para vocês que estão chegando agora, a minha dica é: persistam, não desanimem, com um bom planejamento e foco tudo dá certo. Como dica, por mais que você não goste de inglês (como eu), busquem aprimorar sempre, este será a grande chave para o seu sucesso profissional e pessoal aqui…e por falar em inglês, tchau estou indo para a minha aula…afinal este sempre será um working in progress pra mim!
E ai como está a sua história ou plano Canadá? Me conta ai no comentário, vai! Quero muito saber.
Siga o My Sweet Canada clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/
Curta mais experiências incríveis por Vancouver
Com o nosso parceiro Rental Cars você encontra os melhores deals em alugueis de carro, confira:
Entender o inglês da vida real ea parte mais difícil quando se começa a trabalhar!
Com certeza, Aldi, a gente passa cada apuro!! hehe
Obrigada pelo seu comentário.
Abs
Oi Carina! Eu vim através do vídeo da Evisa. Então, na minha cabeça eu largava tudo e ia praí tranquilo mas meu marido não quer (mais). Fomos pra Vancouver em julho, passamos 22 dias lá, amamos! Temos uma filha de 6 anos, ela fez um intercambio/summer camp nesse período e ela gostou muito mas ficava com saudade da vó e dos amiguinhos daqui, então não achou ruim de voltar. Eu deixei Vancouver aos prantos. Deixei meu coração no Canadá. Meu marido a princípio quis imigrar, logo que voltamos. Nos inscrevemos pro IELTS, pois não temos dinheiro pra ir estudar, então o plano A seria o Express Entry. Os meses foram passando e eu continuei focada nesse plano Canadá mas meu marido já não quer mais. Não conseguimos a nota necessária no IELTS e ele já viu isso como um sinal de que não é pra gente. Eu fiquei aos prantos denovo. Você falou que deixou sua zona de conforto aqui mas cara.. eu não estou nenhum pouco confortavel. Tudo aqui está muito dificil. Não temos segurança pública, nem política, nem econômica. Bom, depois de muito chorar eu estou tentando convencer meu marido a tentarmos, então, um visto de estudo pra ele (pois ele tem vontade de mudar de carreira), mesmo que isso nos deixe aqui mais um ou dois anos (o tempo de juntar o dinheiro).
Olá Bruna, poxa fiquei super comovida com o seu comentário. É muito triste quando o casal não está na mesma sintonia!
Sobre a zona de conforto é somente uma expressão de largar o que nos é conhecido, e não questão de estar bem no Brasil, eu sempre quis sair também e achava que o Brasil não era o meu lugar, mais sempre o que pesa é a carreira, a língua que já é nativa e tudo mais…e essa coisa de mudar para um lugar que você não conhece gera um desconforto enorme no início.
Desejo que tudo dê certo para você e que se mantnha firme no seu planejamento!
Muito obrigada pelo seu depoimento.
Abs
Carina
Eu sempre gostei mto do seu blog. A uns anos atrás passei por uma situação mto difícil na minha vida e deu na minha cabeça que queria deixar tudo aqui no Brasil para trás!!! Fui pesquisando e havia decidido ir estudar no Canadá, e com isso acabei me deparando com seu blog.
Te confesso que a partir daí meu modo de ver as coisas mudaram e começou a acender em mim novas esperanças e vontade de mudar e forças pra sair da situação que eu passava!! Os planos naquele ano de ir pro Canadá não deram certo (meu visto foi negado) mas isso não me decepcionou… hoje tenho mto mais vontade de conhecer esse país, porém, de uma perspectiva diferente…. não indo pra fugir e esquecer dos meus problemas e sim pra ter mais conhecimento e conhecer lugares novos… culturas e etc!
Obrigada Carina… lendo o seu blog me ajudou a tirar tantas coisas ruins e ver como a vida é boa.
Oi Mariana,
Eu obrigada por este comentário, fiquei muito emocionada! Você não sabe o quanto saber o quanto a minha história te tocou e que atraves do meu blog você conseguiu ver esquecer dos seus problemas e ver o Canadá com outros olho me deixa muito feliz e me motiva ainda mais a continuar. As vezes penso muito em parar o blog, mas já fazem quase 6 anos que escrevo nele e isso sempre me ajudou a seguir em frente e ver relatos como o seu me faz pensar que devo sim continuar. MUITO OBRIGADA!
Eu sinto muito sobre a decisão do seu visto, mas você não pode desistir mesmo, as coisas acontecem no tempo certo e as vezes demoramos muito para entender o porque. Eu trabalho com vistos e imigração para o Canadá e já tivemos muitos casos de reversão da decisão em uma segunda aplicação, caso precise de algo me avise.
Beijos
Carina