Minha formatura no Canadá – celebrando mais uma conquista

Para todos que vem acompanhando a minha história aqui no blog, gostaria de dizer que depois de 2 anos e 4 meses o dia mais esperado por mim chegou. A minha formatura! Sai do Brasil em Novembro de 2012 para iniciar o meu curso no Master em Janeiro de 2013. Muitas coisas boas e ruins aconteceram durante esse tempo, e hoje cheguei até aqui graças ao meu esforço, a minha dedicação e o apoio de todos que me amam, e também graças a vocês que seguem o meu blog.

Os primeiros dias no Master foram um grande desafio para mim, eu tinha poucos meses aqui em Vancouver, quando sai do Brasil, vim achando que tiraria de letra o fator: adaptação! Porém não foi tão simples assim. Eu tive um choque cultural muito forte, e ele começou no primeiro dia de aula. Depois disso vieram a minha insegurança com a língua, a descoberta de que o programa que eu havia escolhido não era o mais adequado para os meus planos futuros. Eu estava planejando mudar de carreira, e iniciar em algo novo que eu não tinha experiência. Portanto, para o mercado de trabalho não é viável contratar alguém com um curso de mestrado e zero de experiência! Depois de terminar o primeiro período (Spring Term) eu decidi mudar o meu curso e fui conhecer outras opções dentro da mesmo instituição, e foi ai que eu conheci o curso Bachelor of Arts (B.A.), Individualized Studies. O curso oferece a oportunidade de você escolher suas matérias em várias áreas de atuação,  e você pode ir optando por matérias de acordo com os seus interesses e aptidões. O foco principal do meu curso foi Business, porém dentro do meu programa eu cursei matérias nas áres de Turismo e Hospitalidade e Marketing Internacional e Comércio Internacional voltado para América Latina, enfim áreas que eu tinha interesse em conhecer, e me desenvolver. E então eu inicie esse novo caminho na minha trajetória, no qual me adaptei muito bem, e enfim vim aqui contar como foi a minha formatura.

Toda a minha turma – FDU Commencement 2015 – Vancouver Campus

Durante essa fase de inseguranças e indecisões, sobre querer voltar ou seguir em frente, eu comecei a escrever esse blog, no início era como uma terapia para mim, eu queria focar nas coisas boas que estava vivendo aqui, falar sobre os lugares lindos que estava conhecendo, e compartilhar alguns momentos. Inicialmente o foco era somente a minha familia e amigos. Ai o blog foi crescendo, e vocês começaram a entrar na minha vida, muita gente começou a me fazer perguntas, a elogiar e como o feedback foi muito positivo eu nunca mais quis parar de escrever. Bom, mas vamos falar do que interessa!? A cerimônia de formatura aqui é bem diferente, se comprarado a minha primeira graduação no Brasil.

Cerimônia de Formatura

Na FDU a cerimônia de formatura acontece 1 vez por ano em Maio, e são elegíveis a participar os alunos que terminaram o curso em Dezembro (Fall Term) em Abril (Spring Term) e os que irão terminar em Agosto (Summer Term), no meu caso eu terminei em Abril desse ano. Os alunos do Bacharelado e do Mestrado se formam na mesma cerimônia (Na FDU não tem curso de doutorado). São dois dias de celebração, sendo um jantar de boas vindas oferecido pelo FDU Alumni (depois que você se forma você se torna um membro Alumni), e no dia seguinte a cerimônia de graduação que no Brasil chamamos de colação de Grau. Apesar de serem dois dias de evento, as celebrações começam antes na faculdade, como a gravação de vídeo de agradecimento, decoração de cap, ou seja o clima fica todo de festa, apesar a tensão de final do perído.

Toda a cerimônia é muito simbólica, começa com a entrada dos formandos e depois dos  professores (Mestres e Doutores), coordenadores dos cursos, os Reitores da FDU de Vancouver e da FDU de New Jersey, presidente da FDU. Todos ao som entoado por dois membros das First Nations (indígenas).  Aqui em British Columbia todas as cerimônias oficiais tem que ter os representantes das First Nations, eles são os “donos” da terra e isso é um sinal de respeito, e são eles que abrem a cerimônia.

Abertura da cerimônia – membro da First Nation

Todos vestem suas Regalias (beca e o cap), e todas elas são muito simbólicas sendo que cada regalia representa o grau de estudo da pessoa, ex: graduação, mestrado, dotourado, pós-doutorado. Cada área de formação tem a sua cor, cap e ornamento específico, algumas vestimentas são bem engraçadas, mas eu achei tudo muito bonito até me senti em Hogwarts no filme do Happy Potter!! kkkk No geral o gown (beca) é preto, o tassel (ornamentos) costumam ter as cores da universidade ou do curso que a pessoa se formou, no meu caso foi o branco que representa a área de humanas, artes e letras, e o cap completa a vestimenta que representa o conhecimento adquirido. O cap tem um cordão pendurado com um pin do ano da sua formatura, quando iniciamos a cerimônia ele fica do lado direito do cap e no momento que o reitor nos declara formados mudamos o cordão para o lado esquerdo. No total a cerimônia teve 2 horas de duração, com vários discurssos emocionantes, todos os alunos são chamados ao palco um a um para serem comprimentados pelos reitores e pelo presidente da FDU e claro tirar a foto. O mais engraçado nessa hora é ouvir os nomes de todos (alguns muito engraçados) e torcer para que pronuncie seu nome corretamente, no meu caso eu somente coloquei o nome e o último sobrenome, porque se colocasse o nome toda iria virar piada na certa kkkk

Cerimônia de Graduação – Turma de 2015 FDU

O que eu achei muito legal é que a cerimônia foi transmitida ao vivo e a minha famila pode acompanhar lá do Brasil, eu fiquei muito feliz deles poderem assistir em tempo real e mesmo de longe estarem curtindo comigo esse momento. O link é esse aqui caso vocês tenham curiosidade de ver a cerimônia e eu apareço (02:02:15), depois disso fazemos a procissão e subimos todos ao palco novamente para tirar a foto final com todos os mestres e professores. Finalizada a cerimônia na saída podemos tirar foto com nossos professores mais queridos com o reitor e presidente da universidade, e a FDU tem uma tradição de todos os anos fazer o flashmob onde os alunos e funcionários, professores e até o reitor daçam todos juntos ua coreografia.

Enfim formada
FDU Commencement 2015 – Vancouver Campus
Final da cerimônia

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

“Continue planejando a sua visita à Vancouver” 

Reserve o seu Hotel em Vancouver:



Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! E a vantagem é que dá para parcelar e tem desconto de 15% para leitores do Outside Brazil.

Exit mobile version