Esses dias li um texto muito bom publicado no site da Carta Capital, intitulado, “O empregado tem carro e anda de avião. Estudei pra quê?“. E artigos como este me fazem pensar em todas as razões que me fizeram sair do Brasil. O Brasil é uma sociedade que não deu certo! As vezes fico muito triste de pensar assim, pois como muitos eu acreditei que o meu Brasil pudesse ser um País melhor, mas depois de passar 5 anos morando em São Paulo, eu pude ver que isso estava longe de acontecer. Depois de ver como um ser humano pode descer tão baixo eu realmente desisti da minha visão romântica….
Hoje estou muito feliz com a minha escolha, e vejo que toda a diferença esta nas pessoas, que nós somos a chave para que a mudança aconteça..que nós somos a diferença, e que infelizmente os Brasileiros ainda tentam achar alguém em quem colocar a culpa.
Mas quero levar esse post com um pouco mais de leveza, e fiz uma lista baseada em minhas experiências, e em posts de alguns grupos de imigrantes que eu frequento, nessa lista falo sobre o lugar que eu moro, e as pequenas e grandes coisas que acho que são diferentes aqui.
Moro em um lugar onde:
1. Posso andar nas ruas e em transporte público com o meu celular, Ipad, Ipod…e outros tranquilamente, tenho uma sensação de segurança incrível aqui. Vancouver é uma cidade segura, claro que possui ocorrências e crimes acontecem, mas no geral é uma cidade super segura.
2. O transporte público é usado por todos, ricos e pobres…trabalhadores, empresários e executivos..enfim por todos.
3. Mecânicos dirigem Audi e tem até zelador de prédio com Land Rover, isso por que aqui prestadores de serviços são valorizados, fazem serviços de qualidade e são bem pagos, por causa disso a sua manicure pode morar no mesmo bairro que você e o filho dela frequentar a mesma escola que a do seu filho. Todos os trabalhos são dignos!…já no Brasil esses trabalhos são considerados de “baixo escalão”….é muito triste isso.
4. O motorista de ônibus ganha bem, é uma profissão valorizada e respeitada, eles são educados e muitos dizem bom dia quando você entra no ônibus. Muitos passageiros dizem thank you para o motorista quando descem do ônibus. É legal ver as pessoas trabalhando em profissões que escolherem atuar e não estão lá por falta de opção.
5. Os idosos tem uma vida super ativa, praticam esportes, dirigem, andam de transporte público pra cima e pra baixo, todos os lugares possui acessibilidade, o que é bom pra idosos e pessoas portadoras de deficiência. Quando cheguei aqui me lembro de pensar…nossa vejo tantas pessoas em cadeira de rodas pelas ruas e não via tanto no Brasil. Mas reparei na facilidade que eles tem pra circular e de ir pra qualquer lugar…ai cheguei a conclusão de que não é aqui que tem muito, é que aqui eles tem condições de ir e vir pra qualquer lugar, e no Brasil andar pelas calçadas do seu bairro pode ser um desafio até para quem não possui nenhum tipo de dificuldade. Cadeirantes, mulheres com carrinhos de criança e outros com limitações físicas podem andar nas ruas sem dificuldade e pegar ônibus ou Skytrain tranquilamente.
6. Muita gente leva marmita para o trabalho e isso não é vergonha nenhuma. Aqui em Vancouver muita gente prefere uma alimentação mais saudável e por isso levam comida de casa.
7. Raramente ouço cachorro latir, e olha que aqui tem muito cachorro, Vancouver é uma das cidades mais Pet Friendly do Canadá. Mas eu nunca vi cachorrada solta pela rua sem o dono, e nem animais abandonados.
8. Posso sentar para almoçar ou simplesmente passar um tempo em qualquer parque/praça pública da cidades e não serei assaltada e nem sentirei medo, esses lugares possuem um ambiente bem familiar.
9. Playground de criança não é no condomínio do prédio e sim nos milhares de parques públicos espalhados pelas cidades.
10. Os vizinhos são silenciosos, e com certeza você não vai acordar em um domingo de manhã com um pagodão, funk ou sertanejo no último volume.
11. Ninguém ouve som alto em lugar nenhum, nem nos carros na rua, nem no metro, ônibus, as pessoas realmente sabem usar um fone de ouvido.
12. Não importa a sua roupa e o seu estilo de se vestir, você será bem vindo em qualquer lugar e ninguém irá te julgar por isso.
13. Nunca vi crianças de rua e muito menos crianças pedindo dinheiro pelas ruas.
14. Respeito no transito a gente vê por aqui. Pedestres tem prioridade, se você der seta pra mudar de faixa vão deixar você entrar na outra faixa. Não tem motoqueiros nos corredores, e nem buzinando que nem uns loucos…alias não tem motoqueiros em lugar nenhum, exceto no verão, mas mesmo assim os motociclistas possuem motos enormes que não caberiam no corredor e mesmo que coubesse é proibido andar entre os carros, as motos tem que andar na mesma faixa de carros.
15. Bom dia, Dá licença, desculpa e obrigada – são palavras básicas, e que as pessoas usam, isso não é fantástico?!?!?!
16. Casal homosexual têm filhos e são respeitados como todos, se existe preconceito ou não eu não percebi, mas dá para perceber que eles são respeitados como cidadãos e tem o seu lugar na sociedade.
17. Não tem cachorros e gatos abandonados nas ruas.
18. Você pode ser garçom por opção e não por falta de opção, você terá condições de viver bem e ser respeitado, afinal é um trabalho digno como qualquer um e ganha-se muito bem obrigada.
19. Você não será um SEMI DEUS se for, médico, vice-presidente, CEO, Juiz, e político, as leis se aplicarão pra você também e você será tratado como qualquer trabalhador e vai possuir os mesmo direitos e deveres.
20. Policiais e bombeiros amam o que fazem, são valorizados, respeitados e reconhecidos. Portanto nem tente subornar um policial e ou dar carteirada, você provavelmente irá ser preso. Ah nunca vi um policial mal educado e também nunca senti medo deles, eles realmente servem a população.
21. Trabalho voluntário, as pessoas o fazem sem esperar nada em troca, e o fazem porque realmente acreditam que isso faz deles um ser humano melhor, e acreditam que a sociedade será melhor se todos se doarem um pouco.
22. Posso comprar uma carro considerado de luxo no Brasil super completo pelo preço que eu pagaria num Pálio, Gol… básico.
23. Posso beber água da torneira. (Achava isso mega estranho no começo)
24. Em caso de emergência a policia /resgate /bombeiro, chegam imediatamente, e isso faz toda a diferença entre a vida e a morte.
25. Tem caixa eletrônico na calçada, sim de cara pra rua e sem nenhum banco perto. Posso tirar o meu dinheiro na calçada e não preciso ter medo disso.
26. Portadores de deficiência conseguem andar facilmente por todos os lugares, isso porque a acessibilidade aqui é super fácil, os ônibus abaixam na mesma altura da calçada para que não fique degrau e dificulte a entrada, e para cadeirantes ainda tem a rampa que ajuda ao entrar no ônibus e este possuem lugares específicos para a cadeiras de rodas.
27. Se você está no meio de um passeio de bike e se cansou, fácil qualquer ônibus possui suporte para a sua bike e você pode andar com a sua no metrô, no Seabus em qualquer tipo de transporte público.
Claro que não exite um lugar perfeito, aqui também tem seu problemas, e qualquer dias até faço um post sobre os problemas daqui, mas posso dizer que os problemas são infinitamente menores do que do lugar de onde eu vim. Sempre digo que aqui é o mais próximo do paraíso que eu posso chegar. E se você quiser contribuir com essa lista deixe seu recadinho ai embaixo.
Escrito por @cacaiani, inspirado no post de Constance Nunes no Grupo Brasileiros em BC , Facebook.
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/
Está buscando as melhores opções de Hotel, temos uma ótima parceria com o Booking, não deixe de confeir: