Recentemente tenho notado que muita gente, mais muita gente mesmo tem pensado em sair do Brasil e imigrar para o Canadá. Recebo bastante mensagens de pessoas querendo saber informações sobre processos de imigração para o Canadá. Até amigos e conhecidos que jamais imaginei que pensariam em se mudar do Brasil, passaram a demonstrar esse interesse! Enfim, são tantas pessoas que eu me pergunto o que será que está acontecendo? Porque de repente se mudar do Brasil virou a melhor solução para todas essas pessoas? Eu acho que cada um deve ter essa resposta dentro de si, cada um tem os seu motivos e razões. O fato é que se mudar para um outro país exige um certo planejamento e já que estamos no começo do ano, é nessa hora que muita gente tem o hábito de traçar as metas e resoluções para o novo ano. Eu então resolvi escrever um pouco sobre esse assunto, afinal é uma mudança muito importante na vida de qualquer pessoa. É uma mudança que envolve muito planejamento, muito dinheiro, muita disposição e muita coragem! Então vou fazer uma revisão geral e tentar compilar os principais pontos sobre esse assunto.
Quero morar no Canadá?
Canadá é sim um país maravilhoso, porém se mudar para cá não é assim tão simples! Você já pensou que para morar no Canadá tem que ter um VISTO, e é esse colantinho no seu passaporte que te dará o privilégio de morar, estudar e trabalhar aqui. Os principais são:
Visto de Turista: como o próprio nome já diz, te dá o direito de ser um turista, de vir a passeio pelo prazo de 6 meses, portanto não é possível fazer mais nada que não seja passear! Você pode até fazer um cursinho de inglês nesse período e só! Não poderá trabalhar, e se o fizer será ilegal, não tem direito a nenhum tipo de serviço público, nada! você está no país a passeio!
Visto de residente temporário: esse tipo de visto é concedido para quem irá permanecer no país por mais de 6 meses com alguma finalidade e por tempo determinado, por exemplo: estudo, trabalho. Normalmente quem irá fazer intercâmbio por mais de 6 meses, quem irá fazer faculdade tem direito a ter o visto de residente temporário. E se o aplicante principal, no caso o estudante de uma faculdade for casado, o marido ou esposa terá direito a vir como acompanhante e esse terá direito a uma OWP (Open Work Permit), ou seja tem uma permissão de trabalho. Outra modalidade de visto de residente temporário é o de trabalho, esse para casos em que se tem uma oferta de trabalho de um empregador Canadense, ou para casos em que a empresa no Brasil é um multinacional e vai mandar o funcionário para o Canadá por um período. Somente enfatizando, tem que ter uma finalidade!!!! Um motivo, uma razão para poder ter esse visto. O residente temporário tem direito de ter documentos canadenses, e acesso a serviços públicos como saúde por exemplo. Tem outros casos mais específicos como visto para negócios, refugiados porém esses que citei são os mais comuns.
Visto de residente permanente: esse é o tipo de visto que todos sonham, é o tão almeijado status de imigrante, normalmente só tem direito a ele quem se aplicou e foi aprovado em algum dos programas de imigração oferecidos pelo governo canadense ou por provincias canadenses. Quem tem o PR (Permanent Resident), tem praticamente todos os direitos e deveres de um cidadão canadense, exceto o passaporte e o direito de votar, esses somente concedido após aplicar para a cidadania canadense. A cidadania pode ser adquirida após algum tempo de como PR, mais informações sobre cidaninia clique aqui.
Obter um visto para o Canadá não é difícil, porém como todo processo é trabalhoso, exige tempo e dinheiro. Todos que pretendem de alguma forma vir para o canadá tem que ter como livro de cabeceira o site do CIC do consulado canadense, este site tem exatamente TUDO o que você precisa saber! Ah o site é em inglês, e isso é outra coisa que você precisa considerar se quiser morar no Canadá, isso claro se optar por uma provincia que fala inglês, se não tem que aprender o francês.
Parece besteira isso tudo o que eu escrevi aqui, mais acredite, muita gente acha que é somente comprar a passagem e pronto.
Emprego no Canadá?
Certa vez recebi um email sobre alguém que estava vindo para Vancouver por 1 mês para estudar inglês! O fato é que essa pessoa tinha planos de em 1 mês arrumar um emprego e que esse empregador lhe desse o visto de trabalho. Somente para esclarecer, desde Junho/2014, estudar inglês não dá mais direito a ter o visto de trabalho. E sinceramente 1 mês não é tempo suficiente para conseguir um emprego e muito menos um emprego que te dê o sponsor! Gente é preciso fazer planos concretos um processo de seleção em qualquer empresa dura muito mais que 1 mês. Em 1 mês você tem que modificar o seu CV para os padrões canadenses, tem que procurar e se inscrever nas vagas, tem que dar sorte de uma empresa entrar em contato com você. Todas as empresas aqui fazem uma entrevista inicial por telefone para ai, depois agendar uma entrevista pessoalmente. Se você for muito bem na primeira entrevista irão te agendar pelo menos mais duas: uma com o RH da empresa e outra com o Gerente da vaga.. ah! esqueci…. já no primero contato isso se não for no formulário de inscrição, você será questionado sobre o seu status aqui no Canadá, ou seja se tem permissão para trabalhar aqui, se não tiver acho difícil alguma empresa continuar com o processo. Se pode acontecer??
Eu acho que tudo é possível, porém para Imigrar não podemos contar com a sorte, temos que ter planos mais concretos. Se você possuir uma permissão de trabalho eu não acho complicado achar um emprego aqui, como por exemplo trabalhos em lojas, garçom, dishwasher, esses não são complicados porém para empregos de mais alto nível, esses sim exigem e demandam tempo, disposição, bom inglês, certa experiência na área, assim como é no Brasil. E gente, as pessoas que moram aqui não vão arrumar um emprego para você que está ai no Brasil só para você se mudar para cá! Não é assim que funciona. Se você quer realmente sair do Brasil, tem que considerar que terá que se arrumar sozinho, terá que considerar que poderá ficar alguns meses sem conseguir emprego quando chegar aqui. Depois de algum tempinho aqui você vai criando seu ciclo de amizades e ai sim poderá conseguir alguma indicação, algum tipo de ajuda…porém até então você estará por si só!
Preciso de inglês para arrumar um bom emprego?
Muitas pessoas acham que irão tirar de letra aprender uma nova língua morando aqui, sim eu concordo que é mais fácil quando você está inserido na cultura bla bla bla….Mas se você está se mudando para um país de língua inglesa é óbvio que você terá que se comunicar em inglês, e o seu nível de inglês determinará o seu nível de emprego e tudo mais. Não adianta ter 30 anos de experiência em cargo de gerência no Brasil e querer chegar aqui e ter o mesmo cargo se você só falar: “the book is on the table”…. como irá gerenciar uma equipe se não fala inglês? Considere isso antes de pensar em imigrar, falar inglês é crucial para o seu sucesso aqui! E considere se você está mesmo disposto a aprender, a começar novamente, a aceitar qualquer tipo de emprego no início.
Que benefício o Canadá me oferece?
Se você já se mudar para o Canadá com o status de Resident Permanent, você irá ter alguns benefícios como: aulas de inglês de graça, consultoria para se preparar para o mercado de trabalho canadense, algumas aulas para se preparar para entrevista, ajuda de onde pesquisar empregos, ou seja, o governo tem programas específicos para ajudar os recém chegados. Porém, não vão ter dar emprego, casa, comida e roupa lavada…tenha isso em mente!!! Esses programas irão te orientar, te dar suporte porém todo o resto dependerá somente de você. E esses programas são somente para quem for PR, se você estiver vindo para cá com outro status não terá acesso.
Planejamento e informação
Planejamento e informação é tudo na vida de um aspirante a imigrar, não venha na loucura, não venha se não tiver planos B e C. Já vi gente gastar tudo o que juntaram a vida inteira no Brasil e ter que voltar, já vi casamentos se desfazerem, ainda mais quando a decisão é mais a vontade de um e não dos dois! Se informe direito sobre todos os processos de imigração e sobre qual se aplica melhor para você. Vou dar um exemplo: tem gente que vem para cá para fazer curso de inglês, porém depois que chega aqui descobre que só o fato de fazer 6 meses de inglês não dá direito a entrar em nenhum processo de imigração, ai começa a ver as possibilidades: 1 arrumar um emprego que “qualifique” para um processo de imigração – não consegue! 6 meses passam rápido, ai alguém fala… – olha se matrícula em um college ou faculdade que depois que terminar você pode solicitar a sua PR (permanent Resident), então a pessoa raspa todas as suas economias para pagar uma faculdade achando que somente o fato de se formar depois de 2, 3 ou 4 anos irá dar o direito de imigrar…e ai quando se forma descobre que isso só terá o direito de estender o visto por mais 3 anos, e que se nesse período de 3 anos não arrumar um emprego na área de formação ou um emprego que qualifique para imigração não poderá aplicar para a PR…. quanto tempo, quanto dinheiro, quantas frustrações, disposição e sonhos… foi apostado nisso tudo?!
Então eu sempre digo, se planeje, se informe e não acredite em tudo o que te dizem!!!!! Eu acredito que muita gente que você encontra nas comunidades, nos fóruns de discussão são super bem intecionadas, porém muitas podem não ter a informação correta, muitas somente sabem o que ouviram, ou somente se baseiam em suas experiências o que é ótimo, porém muitas vezes o que dá certo para um pode não dar para outro! Porém..tem gente que ainda não descobriu que aqui vende leite condensado! E dentro dessas comunidades tem muitas empresas que estão interessada em clientes e que muitas vezes irão te falar o que você quer ouvir! Não tenho nada contra, afinal essas empresas estão prestando serviços e são remunerados por isso, porém o meu conselho é: cheque todas as informações que você receber, e não acredite se for muito fácil!
O Canadá quer você!
Em algumas palestras e reportagens que li, sempre tinha essa afirmação: o Canadá quer gente, o canadá precisa de gente!!! A questão é: o Canadá, quer gente sim, porém quer gente qualificada, quer gente que tenha condições de contribuir ativamente para a economia do País. O Canadá não quer gente que dê gasto para ele…. tem gente que me pergunta sobre o Canadá dar ajuda financeira para quem quiser vir morar aqui….gente eu nunca vi isso!!!!! Porque um país irá pagar para ter gente aqui…sendo que tem milhões de pessoas que estão dispostas a vir para cá e pagar por isso….Você já viu o quanto custa um processo de imigração…??? Tem milhares de palestrinhas no Brasil dizendo que o Canadá é uma mãe!!!! Cuidado com isso. Eu concordo que o Canadá é um país muito bom, porém ele não te dará NADA se você não tiver condições de dar algo para ele!!!!!! Pense nisso.
Vejo sempre reportagens em revistas e jornais no Brasil dizendo que o Canadá precisa de milhares de profissionais em determinadas áreas, como saúde por exemplo, essas reportagens parecem ser a solução para qualquer um que atenda os requisitos, porém o fato é que para se reconhecer um diploma ainda mais na área de saúde aqui é um processo longo e caro. Realmente o Canadá tem uma demanda de enfermeiras por exemplo, porém para você que é enfermeira no Brasil poder trabalhar aqui não é assim tão fácil e essas reportagens e palestras se esquecem desse “detalhe” que faz toda a diferença! Pessoal não existem milagres, tudo o que parecer fácil, desconfie!
Aos que vierem sejam bem vindos e desejo boa sorte!!!!
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!