
Hoje completo 8 meses de Canadá, 8 meses morando em Vancouver, e me peguei pensando em tudo o que vivi até aqui. O curioso é que me peguei pensando que a minha a decisão de mudar, e todos os preparativos duraram exatos 8 meses também. Não que esse número quer dizer alguma coisa mais achei um grande coincidência mesmo.
Enfim a adptação não está sendo fácil, pelo menos pra mim, todos dizem que o primeiro ano é sempre o mais difícil, ainda não sei!!! E espero que realmente as coisas melhorem o ano que vem.
Acho que nunca tinha ficado tanto tempo assim longe de “casa”, sim Araraquara sempre continuará sendo minha casa, sinto falta de lá, sinto falta dos meus amigos, do meu cachorro e principalmente e a mais dolorida é a saudades da família…. a minha mãe chora quase todas as vezes que eu ligo o que torna cada ligação ainda mais difícil. Me sinto muito sozinha aqui, isso é fato e o fato! Eu não vim sozinha, meu marido também veio para cá, mas ainda sim me sinto um pouco sozinha, afinal, ainda não constuí a minha rede de amizades, a família está longe e somos só nós dois por enquanto.
A língua é uma barreira enorme pra mim e por isso tive um primeiro semestre terrível na faculdade e um choque cultural muito forte, uma vez que a maioria na minha classe era formada por indianos, se o inglês acadêmico já é difícil, agora imagine o sotaque dos indianos?! Isso torna tudo mais difícil ainda pra mim. Este fator me fez desistir de algumas matérias, pois fazer trabalho em grupo era semi impossível e eu não estava conseguindo acompanhar. Finalizei o primeiro term, e optei por não cursar o summer term (termo de aula opcional) e retomo as aulas em Setembro. MEDOOO, mas vou ter que encarar, não tenho escolha, espero estar um pouco mais preparada.
Apesar de difícil tem sido uma grande experiência, no geral, amo essa cidade, amo o clima daqui as pessoas, e as vezes me pego pensando que ficaria muito triste mesmo se tivesse que ir embora. Penso realmente em construir a minha vida aqui, ter casa, cachorro e rezo para que a saudades da família não seja tão dolorida com o passar dos anos. A cidade é tão linda que o simpes fato de ficar olhando pela janela do meu Apartamento já faz com que eu me sinta bem. Mas quando para para pensar, a vontade de voltar para o Brasil ainda é forte, mas a de ficar ainda é maior. Me sinto um pouco dividida e confusa, mas sinto que ainda tenho muito o que fazer por aqui. Ainda é tudo muito recente! Sempre me pego fazendo planos de que bairro comprar a minha casa, se quero casa nas montanhas ou uma apartamento no centro, que carreira seguir e que empresa trabalhar as vezes me sinto uma jovem de 20 anos começando a vida. Talvez seja isso que me faça sentir bem, a possibilidade de me reinventar de recomeçar, de fazer novos planos e de começar tudo denovo.
8 meses é muito pouco tempo para pensar em voltar, mesmo porque ainda não vivi nada do que eu quero viver aqui, tenho muitos lugares pra conhecer e muita coisa pra aprender. Certa vez li uma reportagem onde dizia que temos sempre 2 cidades na vida, a que nascemos e a que escolhemos, a primeira é sempre a nossa raíz, mas a segunda é a que nosso coração escolhe. Pois é, acho que Vancouver é a minha cidade do coração, me apaixonei por ela assim à primeira vista.
Então no balanço geral desses 8 meses de Canadá é a saudades é imensa, e os desafios aqui ainda são granadiosos, mas tenho que aprender a conviver com tudo isso, a adaptação é difícil e dolorida. É isso que acontece quando saímos da nossa zona de conforto e mudamos, toda mudança traz uma certa dor mas quando mudamos pra melhor logo tudo fica melhor.
E é aqui que eu quero ficar….pelo menos por enquanto e pelo prazo que a minha alma inquieta me permitir!!!!
Siga o My Sweet Canada clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/