Não é novidade para ninguém que no dia 22 de outubro de 2018 o Canadá liberou o consumo recreativo da maconha, e por conta disso o governo está impondo novas leis e penalidades de acordo com as novas condições. Enfatizo que as penalidades já existiam anteriormente, e agora foram revidades e ficaram mais duras. Veja o quais são essas leis e como isso poderá afetar o seu status de residência temporária e permanente aqui no Canadá.
As novas penalidades relacionadas à maconha entraram em vigor em 17 de outubro de 2018. Os crimes relacionados ao uso incluem:
- Produção, distribuição ou venda ilegais de maconha;
- Importar ou exportar ilegalmente produtos relacionados com cannabis através das fronteiras internacionais do Canadá;
A maioria dos crimes relacionados a maconha terá uma pena máxima de 14 anos.
No dia 18 de dezembro de 2018, as penalidades para quem for pego dirigirindo sob influência de maconha entrarão em vigor. A maioria das ofensas de trânsito será considerada crime grave no Canadá. A penalidade máxima para a maioria das ofensas de trânsito aumentará de 5 para 10 anos.
O impacto dessas novas penalidades em residentes permanentes e temporários pode ser significativo.
*vale lembrar que as penalidades são as mesmas para que cometer qualquer infração sob efeitos de álcool e outras drogas.
Como você pode ser afetado?
Se você cometer uma condução perigosa ou um crime relacionado sob influência de alcool e maconha, poderá enfrentar multa, acusações criminais ou prisão. No entanto, também podemos considerar que você é inadmissível para o Canadá por crimes graves. Não importa se o crime aconteceu dentro ou fora do Canadá. Isso significa:
- residentes permanentes podem perder seu status e ter que deixar o país;
- residentes temporários (incluindo visitantes, estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros) podem não conseguir entrar ou permanecer no Canadá;
- os requerentes de refugiados podem não ser elegíveis para terem o seu pedido encaminhado para uma audiência de refugiados;
- Os direitos de recurso para residentes permanentes e estrangeiros, incluindo membros patrocinados da classe familiar, também podem ser afetados;
Portanto, o fato de o Canadá ter liberado o uso de maconha, não quer dizer que você não será responsáveis por crimes e infrações que decorrerem sob influência da mesma. Mas o mais importante é, se você está está aqui com um status temporário e está pleitiando a imigração ou já tem status de residente permanente e não quer perder, tomem muito cuidado. Cometer um simples infração de transito estando sob influência de drogas pode comprometer todo o seu futuro aqui no Canadá.
Fonte: CIC
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]
Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:
Reserve o seu Hotel em Toronto:
<
Com o nosso parceiro Rental Cars você encontra os melhores deals em alugueis de carro, confira: