Sobre ficar ilegal no Canadá, e outras considerações

Sempre recebo e-mails e contatos pelo Facebook, tanto na minha página pessoal como na do blog, de pessoas que querem vir para o Canadá. Muitas delas buscam uma opinião de como é a vida aqui, sugestões de bairros, como imigrar, custo de vida, faculdade ou Colleges, programas de imigração no geral…etc. E recentemente muitas pessoas perguntado sobre como é ficar ilegal aqui no Canadá.

Porém venho recebido também uma demanda de perguntas sobre brasileiros que buscam informações de como vir para cá e ficar ilegal, ou seja pessoas que querem vir à qualquer custo, e por isso resolvi dar a minha opinião sobre esse assunto.

Se você me acompanha por aqui e quer vir para cá de forma legal, planejada e estruturada fique super à vontade para me mandar suas perguntas. No que eu souber responder e conseguir ajudar eu o farei e eu sempre sou muito disposta a isso.  Eu sei bem como é estar ai no Brasil ainda nessa fase de planejamento, eu já passei por isso e sei o quanto um boa informação ajuda!

Mas se você quer vir para o Canadá e ficar aqui sem status, então acredito que você não precisa de ajuda para isso, né?! E então eu não consigo te ajudar, por isso não me mande perguntas. 

Como o Canadá oferece muitas opções programas de imigração, e é um país super aberto e cheio de oportunidades, o meu conselho é: se planeje, se não der agora espere um pouco mais, guarde mais dinheiro, estude mais inglês ou francês!

Muitos brasileiros tem na cabeça aquele sonho americano..e fantasiam achando que vir para o Canadá é a mesma coisa que os EUA dos anos 80 e 90.  Acontece que nos Estados Unidos talvez seja possível (não recomendo) viver ilegal (mais difícil agora na era Trump), porque dá para se abrir conta em banco, alugar e até comprar casa, dá para matricular os filhos na escola,  dá para se ter uma vida digamos “normal” (embora viver com medo de ser preso e deportado a qualquer momento, para mim não seja nada normal).

Mas aqui no Canadá as coisas são diferentes,  para qualquer coisa aqui eles exigem prova do seu status legal no país, e muitos serviços públicos somente tem validade até a data que aparece na suas permissões de estudo e ou trabalho, sendo necessário renovar sempre.

Muitos me perguntam se é possível trabalhar ilegal e se existe demanda, eu realmente não sei! Mas já ouvi  histórias de pessoas que trabalharam ilegal e que não receberam salário, ou que combinam com o empregador um valor de salário e o empregador paga o quanto quiser (e você vai reclamar para quem?). Já vi pessoas que eu até conhecia que foram presas e deportadas…mesmo pessoas que tinham o visto de trabalho part-time e foram pegas porque estavam trabalhando mais do que o permitido, ou seja, não é uma vida fácil!

Mas, se você quer se submeter a esse tipo de vida, eu não tenho nada a ver com isso, e também não quero saber, então não me pergunte!

Mas saiba, que terão muitas pessoas e empregadores querendo se aproveitar dessa sua vulnerabilidade, e levando em conta que a lei é muito dura para quem emprega pessoas sem status, então é possível imaginar o tipo de pessoas e empregadores você irá encontrar pela frente!

Outro tipo de pergunta recorrente é: Posso ir com visto de turista e arrumar um emprego que me dê um sponsor para eu poder imigrar?

A vida aqui não está fácil para quem está legal, então imagina para aqueles que estão ilegais?!

Se isso pode acontece ou não eu realmente não sei, mas sejamos realistas né!? Conheço muita gente que está aqui com visto de trabalho, é super qualificado, fala inglês super bem e NÃO CONSEGUE um sponsor, porque você com visto de turista irá conseguir isso em menos de 6 meses?

As empresas sérias já fazem uma triagem quando iniciam o processo de seleção, ou seja, se você não estiver com um status legal para trabalhar pode esquecer, não irão dar continuidade no processo.

Não existe um jeito fácil, não existe!!! 

Eu sei que há uma onda de insatisfação enorme com o Brasil, eu sei que o nosso país está em crise, eu sei de todos os problemas de segurança …eu sei de tudo isso! Mas mesmo assim eu não trocaria a minha vida no Brasil para viver ilegal em qualquer outro país do mundo. O Canadá é um país muito bom, isso não tem como negar, mas mesmo assim a vida de um imigrante aqui não é fácil. O começo é muito difícil, muita gente acaba voltando para o Brasil depois de poucos anos aqui!

Quando estamos ai no Brasil somente ouvimos os casos de sucesso, porém os casos de insucesso são muito…muito maiores, mas ninguém quer expor o que deu errado na vida não é mesmo!? E alguns casos nem é considerado insucesso, pois tem gente que volta por opção mesmo porque não aguenta viver longe da família e acaba voltando, mas o fato é que não ficamos sabendo das pessoas que voltaram!

E o que mais vemos são pessoas dizendo vem que é fácil!!! Só que ao contrário do que a gente lê por ai, a vida aqui no Canada não é um conto de fadas, será muito boa se você estiver disposto a mudar e aceitar muitas coisas. Mas eu já escrevi muito sobre imigrar e sobre as renúncias e bla bla…

Outra questão que me vem chamando muito a atenção: as pessoas estão vindo fazer programas de College e trabalho, vejo famílias inteiras com 2, 3 e 4 filhos vendendo tudo o que construíram a vida inteira no Brasil e se mudando para cá. Normalmente as pessoas iniciam a pergunta assim: estou imigrando com a minha família pelo programa de estudos e trabalho…, eu somente queria deixar claro que esse programa não é de imigração, e você e sua família estão vindo para quem sabe no futuro conseguir imigrar.

Saiba mais sobre como vim parar aqui no Canada neste link

Eu vim para cá estudar  e estou aqui há 3 anos ( e ainda não imigrei), isso te dá direito a um visto de residência temporária! E não uma residência permanente. Sim esse opção de estudos poderá aumentar as suas chances de imigrar no futuro, mas não é garantido, do tipo me formei e aonde pego o meu visto permanente?

Mas não há nada de errado em optar por um programa de estudos aqui, isso sim poderá viabilizar a imigração, mas entenda que isso é um projeto de médio e longo prazo, e que tem algumas etapas envolvidas, e isso inclui um custo alto durante o processo, portanto, antes de vender tudo e gastar aqui no primeiro ano se planeje e pesquise muito.

Qual é o segredo do sucesso para imigrar? Eu não tenho essa resposta, e não acho que alguém tenha, mas reflita sobre esse itens abaixo:

  1. Pesquise..pesquise e pesquise (ninguém saberá melhor sobre a sua vida do que você mesmo, e acredite: uma vez que você souber sobre os programas existentes você saberá se o seu perfil se enquadra ou não.
  2. Planeje, planeje, planeje – tenha planos A, B, C e se possível D!
  3. Inglês, inglês e inglês ( não dá para ter uma vida aqui se você não falar inglês e não adianta pensar que em pouco tempo o seu inglês milagrosamente será fluente, não existe mágica.)
  4. 4. Dinheiro! Sim não vamos mentir, é muito caro imigrar! Mas ter dinheiro somente não vai resolver todos os seu problemas!!! Você ainda irá precisar dos item mencionados acima.
  5. Não crie expectativas, o Canadá é sim um país muito bom, mas paraíso não existe!
  6. Prepare o seu psicológico, (acho que esse deveria ser o primeiro da lista) o lado emocional pesa demais! 
  7. Conte com uma boa assessoria de imigração caso queira fazer o seu processo com um profissional. 

Consulte o site do IRCC para saber mais sobre como imigrar para o Canadá: https://www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.html

E você, qual é a sua opinião?

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Exit mobile version