Toronto vs. Vancouver – Let the battle begin!

 

Todo mundo, ou quase todo mundo que sonha em vir para o Canadá, seja para estudar, trabalhar ou imigrar, tem a dúvida sobre qual cidade escolher. E eu posso dizer com certeza de que cada 10 e-mails que eu recebo uns 7 pelo menos possuem essa pergunta. Eu sinceramente não acho tão difícil assim de responder, acreditem, a escolha da cidade vai depender muito mais do seu perfil e de suas preferências do que da cidade em si.



Eu morei durante 3.5 anos em Vancouver e me mudei para Toronto fazem 5 meses, tentarei ao máximo ser imparcial aqui pois não quero influenciar na escolha de vocês, quero sim mostrar um pouco do que é cada cidade e deixar que vocês se decidam!

Somente enfatizando que o intuito desse post não é criar algum tipo de rivalidade entre as cidades, e sim apresentar as diferenças e similaridades de cada uma delas para que, no final, você possa me dizer qual das cidades venceu a batalha no seu coração hehehe ou seja qual é a sua preferida, qual delas é mais o seu perfil!! Eu já tenho a minha preferida, agora é a hora de saber qual é a sua?!?!

Ahh quero também deixar claro que o post não é sobre custo de vida em cada uma dessas cidades, esse post ainda não é sobre isso. Como me mudei recentemente, eu ainda estou descobrindo Toronto, ainda estou avaliando os custos da cidade comparado à Vancouver, mas ainda não tirei as minhas conclusões. Irei escrever sobre esse assunto acredito que em breve porque eu não quero passar uma impressão errada para vocês, então prefiro pesquisar melhor.

Toronto vs. Vancouver – Let the battle begin

Perfil de Toronto

Toronto Skyline – Foto: Outside Brazil

Toronto é a maior cidade do Canadá e é o centro financeiro do país! Claro que nem preciso dizer que é uma metropolis! A cidade possui 2.6 milhões de moradores e contando a sua região metropolitana (GTA) são aproximadamente 6 milhões de almas. Nem parece tão grande assim, se você veio de São Paulo, assim como eu. Mas o fato é que Toronto é a maior cidade do Canadá, acho que já falei isso! E se você gostar de cidade grande, de um estilo de vida  mais urbano, mais barulhento, mais busy, então nem preciso dizer que Toronto é o seu lugar! Aqui estão concentradas as sedes das maiores empresas do Canadá, a melhor universidade do Canadá, os maiores bancos do Canadá…etc..etc…

Portanto, pare bastante pra pensar e, se caso você chegar a conclusão de que o seu perfil combina com o perfil de Toronto, que você gosta de agitação, se você é mais urbano, adora estar no lugar aonde tudo acontece, eu nem preciso dizer que Toronto é a melhor opção pra você aqui no Canadá. Eu passei o último mês conhecendo a cena cultural da cidade (claro que nem tudo) e posso dizer que ela é muito rica. Toronto oferece uma gama ótima de museus, galerias, teatros, shows, espetáculos…e se você é do tipo que adora esse tipo de programação não tenha dúvidas de que você curtirá muito mais Toronto do que Vancouver.

A vida noturna daqui é bem vibrante, e aliás eu posso dizer que a cidade é muito vibrante por si só! Tem muitas opções de nightclubs, pubs e restaurantes…tudo de bom isso! Ah e para quem gosta de compras então, vai se esbaldar com todas as opções daqui, grandes lojas de departamentos, shoppings enormes e lojas incríveis.

Toronto também oferece natureza, a cidade é bem verde e eu confesso que fiquei até um pouco impressionada nesse quesito. Mas se você é do tipo que adora fazer caminhadas em parques imensos, e prefere um contato maior com a natureza terá que sair pelo menos uns 40 minutos da cidade para poder desfrutar de mais opções. Porém, por aqui temos muitas praias (de lago), com areias brancas e águas cristalinas…bom também!

Escolha Toronto se você: ama a vida agitada de cidade grande, busca opções culturais, adora uma balada, quer estar no centro de tudo e aonde tudo acontece, adora multiculturalidade.

Perfil de Vancouver

Vancouver – Foto: Outside Brazil

Vancouver é uma cidade pequena disfarçada de metropolis, mas esse disfarce não dura muito, basta morar na cidade uns 3 meses para perceber que a vida lá tem, digamos, um ritmo muito diferente. A cidade tem cerca de 600 mil habitantes e a sua região metropolitana (Metro Vancouver) possui cerca de 2 milhões. Para você ter uma ideia, downtown Vancouver é tão pequena que dá para atravessar de ponta-a-ponta a pé em cerca de 20 minutos. Eu sempre digo que Vancouver é uma cidade para desacelerar, para andar pelas ruas admirando a paisagem, suspirando e fotografando…porque acreditem – você vai querer fotografar cada canto dessa cidade. Uma coisa eu tenho que admitir, Vancouver é linda!

Apesar de linda, as pessoas que optarem por essa cidade tem que ter em mente que a vida lá é meio que “bicho grilo”, tem que gostar de mato, de montanha, de muita natureza. Isso porque a cidade tem além de muitas áreas verdes, grandes parques, e praças em quase todo o lugar, ainda é rodeada por floresta nativa. A grande maioria das opções de turismo e passeios, envolvem estar em contato com a natureza. Existem zilhões de trilhas em meio a floresta para quem adora hiking e somente na cidade são 3 montanhas repletas de atividades ao ar livre, e durante o inverno essas montanhas tem estações de ski, sendo possível sair do trabalho e ir praticar ski ou snowboarding a cerca de 15 minutos de downtown. Resumindo, Vancouver é uma cidade aonde é possível pegar uma praia e esquiar no mesmo dia.


A vida cultural é bem mínima se comparado a Toronto, a cidade tem poucos museus e galerias de arte, mas em termos de teatro e shows acredito que atende bem, já se você é do tipo que adora uma boa nightlife as opções também são bem menores mas isso é de se esperar, já que Vancouver é uma cidade pequena. Já no quesito, multiculturalidade eu poderia dizer que Vancouver está começando a deixar a desejar, eu diria que está se tornando uma cidade monocultural ou seja, está com uma grande maioria de asiáticos e uma minoria de outras nacionalidades, e canadenses são raros por lá!

Escolha Vancouver se você: ama natureza, gosta de yoga, adora fotografia, é meio bicho grilo, quer desacelerar, adora atividades ao ar livre, gosta de esportes aquáticos, e é louco por craft beer.

Dê uma olhadinha nesse post eu já tinha escrito sobre o perfil de Vancouver: http://outsidebrazil.com/2016/02/11/its-you-vancouver/

E ai quem vence essa primeira batalha para você? Toronto ou Vancouver?

Na próxima batalha irei comparar o clima nas duas cidades…see you around!

Foto em destaque: Gabriel Barros

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens! 

Exit mobile version