Em meio a tantos problemas que envolvem nosso planeta, faz se necessário uma atenção especial para as questões que envolvem o aquecimento global. Por essa razão entrou em vigor no começo do mês de abril em algumas províncias canadenses a Carbon Tax, imposto que visa diminuir a emissão de dióxido de carbono no ambiente.
Essa decisão do governo tem gerado opiniões diversas sobre a sua eficácia. Continue aqui que eu te conto tudo sobre a Carbon Tax.
O QUE É A CARBON TAX?
Desde o dia 1º de abril as províncias de Ontário, Manitoba, Saskatchewan e New Brunswick adotaram a Carbon Tax, um imposto destinado a quantidade de dióxido de carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis.
A taxa é cobrada para cada tonelada de emissão de carbono e entrou em vigor porque eram regiões que ainda não tinham nenhuma taxação desse tipo, diferente de outras províncias que já haviam aderido a esse imposto.
A cobrança está sendo feita através do preço dos combustíveis. Houve um aumento de 4,4 centavos de dólar por litro e a expectativa é que o aumento seja de até 11 centavos de dólar até abril de 2022.
Por outro lado, as famílias canadenses serão incentivadas a reduzir o consumo e ao declarar o imposto de renda poderão solicitar o “Incentivo a ação climática”, que dará descontos em impostos de acordo com as despesas médias de cada província.
POR QUE ADOTAR ESSA TAXA?
O Canadá busca o cumprimento do acordo de limitar em 1.5 graus célsius o aumento da temperatura média mundial, discutida no Acordo de Paris, que entrou em vigor em 2016.
Algumas províncias canadenses – como British Columbia – já tinham aderido à implementação desse tipo de imposto antes mesmo do acordo ser firmado, e o resultado foi uma diminuição significativa de 4.7% menos emissão de poluentes no meio ambiente.
COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR
Existem diversas maneiras de reduzir a emissão de gás carbônico no meio ambiente, veja essas dicas e faça a sua parte:
– Evite usar veículos para se locomover a pequenas distancias;
– Seja adepto das caronas, essa é uma alternativa para diminuir a quantidade de carros nas ruas;
– Fique atento nas condições do seu veículo, já que sem a manutenção em dia, eles tendem a consumir mais combustível, gerando mais emissão de poluentes no meio ambiente;
– Utilize produtos reciclados e que sejam recicláveis;
– Não deixe as luzes acesas, assim você evita o gasto desnecessário de energia.
QUAL SUA OPINIÃO?
Essa medida vem causando opiniões diversas no Canadá. Os mais conservadores acreditam que a Carbon Tax não é efetiva e dizem ser um imposto inconstitucional. Governantes de Ontário e New Brunswick afirmaram já terem seus próprios planos de impostos de carbono e que não aceitam a implementação do imposto federal.
Por outro lado, a Ministra Federal do Meio Ambiente, Catherine McKenna, rebateu as críticas dizendo que a Carbon Tax é constitucional, ousada e que não acredita que os planos conservadores são mais eficazes.
E você, o que pensa sobre a Carbon Tax? Deixe nos comentários a sua opinião.
Foto em Destaque: Pexels
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/