Tudo o que você precisa saber sobre o PGWP

Eu tenho recebido muitas perguntas ultimamente sobre o PGWP (Post Graduate Work Permit), e para quem não sabe eu apliquei para o meu recentemente e recebi uma PGWP com validade de 3 anos. Como as perguntas são recorrentes e sempre muito parecidas eu resolvi escrever um post falando um pouco sobre o que é a PGWP, quem tem direito e quem não tem. Somente enfatizando que irei me basear na minha experiência pessoal, na pesquisa que tive que fazer para a escolha da minha instituição e no site oficial do governo do Canadá e no de British Columbia.


Somente enfatizando, o PGWP não é um programa de imigração, é sim uma modalidade de visto de trabalho, concedida a estudantes internacionais que se qualificam possuindo todos os requisitos exigidos. Sendo assim, não é 100% garantido que você irá imigrar através de estudos, suas chances podem aumentar, mas mesmo assim para imigrar terá que passar por outro tipo e processo.

O que é o PGWP

O PGWP é uma permissão de trabalho full time e aberta, ou seja não depende de nenhum empregador, que é concedida para quem estudou em uma universidade (público ou privada – no caso de privada tem que estar credenciada pelo governo) ou college público. A PGWP será concedida pelo mesmo tempo que você estudou e se caso o seu curso tenha durado 2 anos ou mais ela será de no máximo 3 anos.

Quem tem direito

Quem não tem direito

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/study/work-postgrad-who.asp

Instutuições elegíveis ao PGWP

 

Após formado você tem até 90 dias para solicitar o seu o seu PGWP, e no meu caso demorou quase 3 meses para aprovar.

Um detalhe muito importante e que quase ninguém toca no assunto é: depois que formado quando você tiver dado entrada no PGWP o seu acompanhante perde o direito ao OWP (Open Work Permit). Ou seja, você passa a ter direito a uma permissão de trabalho full time e o seu acompanhante a um visto de turismo. A única exceção para esse caso é: se você no momento da solicitação do PGWP tenha um oferta de trabalho, full time nas categorias 0,A e B da NOC, neste cenário o seu acompanhante poderá manter o status de trabalho.

Segundo o site do CIC veja o link abaixo, o/a acompanhante tem direito ao OWP com a mesma validade da Study Permit do aplicante principal.

**Work permits may be issued with a validity date to coincide with the spouse’s study permit.**

Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/tools/temp/work/opinion/policy.asp [Spouses or commom law partners of full time students C42]

PGWP e PR (Permanent Resident – Imigrante)

Já vi muitos vendendo a ilusão de que se cursar uma faculdade ou college aqui no Canadá é a garantia de se possuir o PR no futuro, inclusive recebo perguntas do tipo: Depois de formado aonde retiro o meu PR card? Depois de formado o processo de PR é automático? Se eu me formar no Canadá posso requerer a minha PR? E a resposta para isso é NÃO!!!!! Se formar em uma instituição de ensino superior (que atenda os requisitos para emitir o PGWP – já citados acima) pode te ajudar a se qualificar para um programa de imigração. Como você terá estudado no Canadá, e adquirirá uma permissão de trabalho de mais 3 anos, as chances de você conseguir um emprego “qualificado” são maiores do que tentar isso estando no Brasil. Se formar  aqui no Canadá  em uma instituição elegível irá te dar pontos extras no Express Entry System assim como o fato de você poder ficsr aqui com o PGWP poderá te garantir mais pontos no Express Entry através da Canadian Exprerience Class (CEC) e também a prossibilidade de se qualificar para um programa de imigração provincial. Portanto, estudar aqui podem sim potencializar as suas chances de em um processo de imigração, mas entenda que não é algo automático!

Portanto, vir para o Canadá através de um programa de estudo + PGWP não é imigrar, isso te dá direito a um status de RESIDENTE TEMPORÁRIO!

PGWP X EE

PGWP – vindo para o Canadá através de estudo e depois se manter aqui pelo PGWP, é um investimento de longo prazo, são no mínimo 5 anos se tudo der certo nesse período.

Vantagens: 

Desvantagens:

Considerações:

Venha com o dinheiro da faculdade ou college garantido, pois é isso que garante a sua estadia aqui, caso falte o dinheiro para pagar os seu estudos, seus planos podem estar comprometidos;

Trabalhar 20 horas por semana, não paga a suas contas! Ok pode ser que para um solteiro que abdique de várias coisas e more em “republica” até dê para passar o mês (bem apertado), mas para uma família já fica um pouco mais difícil. Para o casal aonde um poderá trabalhar full time a questão pagar as contas no final do mês pode ser razoável desde que os dois estejam trabalhando, porém eu não acredito que sobrará para pagar a faculdade/college; (Essa é a minha opinião baseada na minha experiência e na de pessoas próximas).

O visto de trabalho full-time para o acompanhante é realmente muito bom, porém se for uma famíla com filhos menores de 6 anos, considere que o/a acompanhante talvez não consiga ou não tenha tempo para trabalhar. Se você estará estudando (full time)  e trabalhando (part time), e a sua esposa trabalhando full time, quem cuidará dos filhos?  Já que uma vaga em um day care é super concorrida, e o valor a ser pago é algo em torno de C$ 1200 por mês. E então é preciso colocar na balança:

Eu já escrevi dois posts sobre custo de vida, caso queira fazer uma comparação:

http://outsidebrazil.com/2015/07/14/custo-de-vida-em-vancouver-casal-com-filhos/

 

http://outsidebrazil.com/2014/06/26/custo-de-vida-em-vancouver-dicas-basicas/

 

Express Entry (EE)

EE – O Express Entry não é um programa de imigração e sim um sistema de ranking onde através de uma combinação de idioma, idade, escolaridade e experiência de trabalho gera uma pontuação, e dependendo dessa pontuação o governo do Canadá pode te convidar à imigrar. (Definição super básica, pois não estamos tratando desse programa em específico). Para simular a sua pontuação o site do CIC oferece uma ferramenta: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp  uma espécie de calculadora, e com isso você tem uma noção geral da sua pontuação. Após saber o seu score você pode conferir se está dentro da “nota de corte” divulgada pelo governo de tempo em tempo o que chamamos de draws veja nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/rounds.asp. O último foi no dia 10/02/2016 e a pontuação exigida foi de 459 pontos, sendo assim se você obter essa pontuação ou mais receberá o ITA (Invitation to apply).

Vantagens:

Desvantagens:

Saiba tudo sobre o Express Entry neste link:

http://outsidebrazil.com/2016/08/11/express-entry/

 

É isso ai pessoal, acho que consegui abordar vários pontos sobre esse assunto, e espero que isso ajude no planejamento de vocês, se tiverem mais dúvidas podem comentar no post que eu respondo e assim fica como um mini-guia para quem está pesquisando sobre esse assunto. E a sua experiência é também super válida para todos nós, seria muito legal se você compartilhasse!!!

*Lembrando que o site do CIC (Consulado Canadense) tem TUDO o que você precisa saber sobre como vir para o Canadá!

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

Booking.com

Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!

 

TransferWise a maneira mais simples e barata de transferência internacional!

Exit mobile version