
Sempre recebi várias perguntas aqui no blog de pessoas que estão considerando tentar imigrar para o Canadá via estudos. Muitos me descrevem um breve apresentação e me contam um pouco dos seu planos e por último me perguntam: vale à pena mesmo estudar no Canadá? É fácil conseguir imigrar depois que eu tiver me formado? Pensando nisso eu resolvi falar um pouco da minha experiência como estudante internacional aqui no Canadá, e tentar responder um pouco dessa pergunta um tando difícil.
Pergunta que não quer calar: Vale à pena tentar imigrar para o Canadá via college ou faculdade?
Como alguns de vocês sabem, eu cheguei aqui no Canadá no final de 2012, para iniciar as minhas aulas em uma faculdade já em janeiro de 2013. Como também já escrevi por aqui, o início das minhas aulas não foram uma experiência tão legal assim para mim, e eu tenho que confessar que eu tive muita vontade de ir embora logo nos primeiros meses aqui. Eu tive problemas de adaptação, choque cultural, e claro problemas para acompanhar as aulas, já que o meu inglês não era lá essas coisas. Quando pensei em encarar essa grande mudança em minha vida, eu não levei essas coisas em consideração em meu planejamento, simplesmente porque muitas dessas coisas só se tornaram um grande desafio depois que eu cheguei aqui. mas enfim esse não é o grande foco desse post.
Hoje olhando para traz eu posso dizer que com certeza vale à pena! Pelo menos para mim valeu…apesar de tudo! Claro que talvez se eu não tivesse conseguido imigrar, eu poderia achar que nada teria valido à pena…mas graças a Deus eu nunca saberei. Mas também muitas vezes eu cheguei a pensar que se não desse certo, a experiência sim foi muito boa, e eu voltaria para o Brasil, com muito mais coisas boas do quando saí de lá. Muita experiência, muita resiliência, um curso no exterior e inglês muito..mais muito melhor.
Fatores à se considerar na tomada de decisão:
Quando se toma a decisão de vir para o Canadá para estudar pensando claro em uma possível imigração no futuro, tem que se levar em consideração algumas coisas:
- Não seja imediatista – tenha em mente que esse é um plano de médio e longo prazo – coloque ai na sua continha pelo menos uns 4 ou 5 anos para conseguir o tão desejado PR. Pode acontecer antes…sim, pode! Mas não dá para contar com a sorte. A minha PR veio no quarto ano, e olha que aplicamos quanto tínhamos apenas 2 anos de Canada. Tem muitos casos que primeiro precisa esperar terminar o college, conseguir um emprego, esperar a experiência de 1 ano no emprego e depois disso aplicar para o PR. Ou seja, muitos somente conseguem isso por volto do terceiro ou quarto ano aqui no Canadá.
- Não venha com o dinheiro contado – outro ponto relevante e decisivo: esse é um projeto caro e não dá para vir com o dinheiro contado! claro que você poderá trabalhar e irá ganhar um dinheirinho, mas prepare o bolso, além do custo de college/faculdade, o custo do sustento seu e da sua família tem os custos legais (vistos, permits..etc), e um processo de imigração custa e muito, e claro sempre tem os imprevistos. Por tudo isso é bom ter uma boa reserva financeira, muito além do dinheiro da tuition. Leve em consideração que o primeiro emprego demora em média uns 3 meses para conseguir, e ainda sim pode não ser o emprego que paga as suas contas.
- Estudar exige dedicação – prepara-se para horas exaustivas de muito estudo, porque uma faculdade aqui exige muito dedicação, muitas horas de estudo fora da sala de aula, e o professor não quer nem saber se você trabalha, tem família, ou tem vida. Ah sem contar que o inglês não é nossa língua nativa, então temos que nos esforçar o dobro!
Mas gente calma, eu não quero desanimar ninguém não…o meu intuito é somente avisá-los, porque eu vejo muita gente reclamando ai nas redes sociais de que nós blogueiras só falamos do lado bom, o lado encantado do Canadá…que ninguém fala do lado realista e blablabla. mas como vocês sabem eu sempre fui muito realista e sempre gostei de mostrar os dois lados da moeda. e por isso, agora eu vou falar o que vir estudar no Canadá te proporciona e como isso pode te ajudar nos seu planos de imigrar para cá.
- Network – quando você está aqui, você tem a oportunidade de conhecer pessoas, fazer contatos, se relacionar com professores e colegas de classe e com isso maximizar as suas chaces de conseguir um emprego.
- Sponsor – as chances de você conseguir uma empresa disposta a te dar work permit nos padrões exigidos pelo governo quando você está no Brasil são praticamente iguais a de se ganhar na loteria. Sério! Pensa assim, não são todas as empresas dispostas a contratar uma pessoa que eles não conhecem, que não sabem dos costumes, das qualificações etc..etc. Já quando você está aqui, e possui uma oferta de trabalho (seja por college e ou open work permit para o acompanhante), as chances de essa empresa te contratar são maiores, e depois de um tempo de trabalho pode ser que caso você precise essa empresa esteja disposta a te ajudar e se tornar a sua sponsor.
- Pontuação extra no Express Entry – o fato de você se formar aqui, de trabalhar aqui e de viver aqui já te garante sim pontos extras no processo de imigração canadense. E também tem o fato de você se tornar elegível para outros programas que não seja o federal. Como no caso os programas provinciais, eu tive vários amigos que conseguiram ficar elegíveis nos PNPs e depois de conseguir a nomeação da província conseguiram o tão sonhado PR.
- Experiência – vai ser uma grande experiência de vida, e depois que você terminar a sensação de conquista é muito boa, ou seja, é uma experiência incrível e motivadora.
Se vale à pena ou não, isso é uma questão bem pessoal, e vocês terão que arriscar nos sonhos de vocês! Só existe um jeito de saber não é mesmo?! Na minha experiência sim valeu! Valeu muito à pena! Apesar de tudo! Nós chegamos aqui, eu comecei a estudar, o meu marido conseguiu um emprego, depois que ele estava 1 ano trabalhando nessa empresa nós ficamos elegíveis para o programa Canadian Experience Class (ou seja, essa oportunidade somente surgiu porque estávamos aqui), então aplicamos para o PR em junho de 2014. Enquanto esperávamos a resposta do nosso processo, eu continuei estudando, afinal esse que era o nosso plano A inicialmente, que acabou virando o nosso plano B. Então eu precisava continuar com ele para caso a primeira tentativa falhasse. Me formei em 2015, peguei o meu PGWP (Post Graduated Work Permit) de 3 anos, que felizmente acabei usando por apenas 8 meses, porque em Março de 2016 o nosso PR saiu.
Mas somente tenha em mente que vir fazer um college ou uma faculdade aqui no Canadá, não é garantia de imigração, ou seja, não basta somente se formar e pronto ganha o PR (Permanent Resident), esse caminho pode ser uma possibilidade, um atalho, mas mesmo assim você terá que antes ou depois de formado se enquadrar em algum programa de imigração canadense, submeter a dua aplicação e esperar que o governo decida se você é um bom candidato ou não para ele. Como seu sempre disse aqui, a grande maioria dos programas de imigração do Canadá, são voltados para aquelas pessoas que terão condições de contribuir para a ecomimia do país.
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/
Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:
Reserve o seu Hotel em Toronto:
Não esqueça o seu seguro viagem, item essencial para a sua viagem, mesmo não sendo obrigatório aqui no Canadá, o custo médio de uma diária em hospital é de cerca de Cad$ 800 para atendimentos de emergência. Não dá para ficar sem e contar com a sorte não é mesmo!? Eu recomendo o Seguro da Mondial Assitance, acho o melhor custo benefício sempre contrato nas minhas viagens!