Vida de estudante – os termos mais usados em sala de aula

Vida de estudante internacional não é nada fácil não! Esta última semana, foi a semana de provas e entrega de trabalhos e vou confessar: não sei como sobrevivi!!!! Mas estou aqui firme e forte na luta, por que ainda tem 1 mês e meio pela frente antes da minha formatura. Toda essa maratona me fez pensar muito sobre o quão diferente é todo o calendário educacional daqui se comparado com o Brasil, então resolvi escrever um pouco sobre esse assunto. E acho que isso vai ajudar muito que os que estão querendo vir estudar no Canadá, e com isso já dá para ter uma noção sobre a terminologia usada em sala de aula.

Para comerçar aqui não usamos a palavra semestre, o ano é dividido em “Terms” ou podemos chamar de períodos: Spring, Summer e Fall.

 

 

O que eu acho bem legal aqui é a forma como você pode montar a sua agenda de estudos, o curso da faculdade não é um programa fechado (digamos assim). Você tem um leque de opções e pode ir montando o seu programa de acordo com as opções oferecidas. Todos os cursos tem as suas matérias obrigatórias, e tem a matérias opcionais para complementar, entre as matérias complementares você pode escolher as que você gosta mais ou tem mais afinidades.

Por exemplo: no meu curso eu tinha que fazer 9 créditos de matérias com concentração em Business, ou seja entre um leque de 10 opções de matérias eu poderia escolher 3, então eu escolhi as que eu gostava mais e tinha mais interesse.

Durante o período de aulas se vai se descabelar acostumar com esses termos:

Provas ou testes

 

 

Trabalhos valendo nota

 

 

 

 

 

Syllabus – no primeiro dia de aula todo professor entrega o programa de aula, nesse manual tem tudo o que é importante saber sobre aquela matéria, contém informações como: descrição do curso, livros, artigos e textos que serão utilizados em classe, datas de todos os trabalhos e provas, os temas que serão aobordados em sala de aula dia-a-dia e dados do professor como e-mail e horários que ele tem disponível para atender alunos fora do horário de aula, ou seja, tem tudo muito bem explicado para depois você não vir com a desculpa de que não sabia.

Ufaaaa…quanta coisa, né! Ai você deve estar se perguntando  – não é possível que tenha tudo isso?! Tem sim!! Estudar aqui exige muita dedicação, as faculdades não tem cursos noturnos, são todas em período integral, e os professores entendem que você está lá para estudar, então a quantidade de trabalho fora de classe é bem grande. Entenda-se trabalho não somente os assignments, research paper e afins mais também as leituras e tarefas. Normalmente o professor não vai até a sala de aula para te “ensinar” digamos assim, ele te passa todo o conteúdo para leitura, no seu syllabus, vai estar descrito o quais textos serão discutidos na aula tal, é sua responsabilidade ler esses textos e ir preparado(a) para  aula, o professor irá complementar o seu conhecimento e a maioria das aulas serão como discussões e debates, alguns professores irão querer saber o seu ponto de vista sobre aquele tema, ele irá tirar algumas dúvidas e só….ele não está para te explicar tim tim por tim tim ele está lá para complementar e conduzir os seu estudos…porque somente você é responsável pelo seu conhecimento. Claro que tem aulas mais práticas e que exigirão que o professor explique o conceito porém a maioria das aulas mais teóricas serão da forma que eu descrevi.

É isso ai pessoal, provavelmente eu esqueci de alguma coisinha ou outra, mais acredito que os termos mais importantes eu consegui colocar aqui, somente lembrando que isso tudo é baseado na minha experiência, os exemplos dados e citados são baseados na minha realidade como estudante aqui em Vancouver.

Este post te ajudou? Que tal compartilhar?

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Exit mobile version