Durante a nossa mudança de Vancouver para Toronto no final de Maio e início de Junho desse ano, nossa rota foi praticamente inteira pelos os Estados Unidos. Hoje passados 4 meses dessa aventura eu me pergunto: Por que ainda não escrevi sobre o Yellowstone National Park antes? E então eu percebo que várias vezes fico aqui, olhando para o editor do blog…e não me vem muita coisa na cabeça! Sim eu ainda estou sem palavras, eu ainda não sei o que falar sobre esse lugar! Basicamente, o Yellowstone National Park é um dos lugares mais incríveis e indescritíveis que eu tive o privilégio de conhecer nessa minha vida, e eu me sinto abençoada por isso!
Em meados de Abril e Maio eu comecei a planejar o roteiro da nossa aventura oeste-leste, e por incrível que pareça o Yellowstone não estava nessa rota. Depois de terminar tudo, eu fui mostrar para o Gabriel o roteiro, ele me diz: puxa podemos passar pelo Yellowstone, não podemos?! E eu mais que depressa falei …claro que podemos. E lá vou eu traçar todo o roteiro novamente, desviando alguns tantos quilômetros mais ao sul (ADORO). Sou super flexível para essa tipo de mudança! E graças e essa mudança no roteiro pudemos conhecer esse lugar incrível que aliás foi o ponto mais emocionante da viagem, o Yellowstone é uma atração do tipo MUST GO, é uma experiência única na vida, valeu cada quilometro rodado a mais.
Yellowstone National Park
É um park nacional com cerca de 8.900 quilômetros quadrados, compreendendo canyons, lagos, rios, vulcões e montanhas. Foi fundado em 1916 (fomos bem no ano do centenário do park), ele foi o primeiro parque Nacional fundado nos Estados Unidos e também foi o primeiro do mundo. Recebe cerca de 275 milhões de visitantes todos os anos, e o público é atraído, primeiro pela beleza natural do parque, segundo pela riqueza de sua fauna e flora e por último todo o patrimônio geológico do lugar. O Yellowstone abrange 3 estados americanos, sendo: Montana, Idaho e Wyoming ficando a maior parte nesse último. Na nossa viagem nós entramos pelo portão oeste no estado de Montana e saímos pelo portão Leste no estado de Wyoming. Claro que nem preciso dizer que é impossível ver o parque todo em 1 dia né?! Nós fizemos uma boa parte dele, e deixamos de ver a rota que ia mais para o sul, então pulamos o Grand Tetons National Park. Ao todo o parque possui 5 entradas:
- North Entrance – Gardner, MT – Aberta o ano todo;
- Northeast Entrance – Cooke City/Silvergate via Beartooth Hwy – Abre entre Maio e Junho dependendo das condições climáticas;
- East Entrance – Cody, WY – Abre a partir de Maio;
- South Entrance – Jackson, WY- Abre a partir de Maio;
- West Entrance – West Yellowstone, MT – Abre a partir do final de Abril;
Mapa do trajeto que fizemos dentro do Parque
Para mim o que mais chamou a atenção no Yellowstone, foi poder ver pela primeira vez um Geyser, e ainda vê-lo em erupção…foi demais! Porém, as piscinas geotermais também são incríveis e lindas, ver um urso grizzle a apenas 300 metros de distância..ali soltinho na natureza também não tem preço (ainda bem que ele estava comendo um peixe, se não eu poderia virar o jantar). Todos os animais ficam soltos no parque, e durante a nossa visita podemos ver vários bisontes, elks, ursos.etc. Como eu disse anteriormente é impossível ver o parque todo no mesmo dia, eu acho que teria que passar ali pelo menos uns 3 dias para poder ver quase tudo. E o parque oferece estrutura para isso, dentro do complexo é possível encontrar várias opções de estadia, desde camping até hotéis mais requintados, ou seja, tem opções para todos os bolsos.
O nome Yellowstone é originário de 1790 e vem do rio que passa por toda a região, denominado pelos primeiros exploradores de Yellow Rock River. Historiadores acreditam que o esse nome foi dado ao rio por causa das cor amarelada das paredes dos canyons da região. E não é difícil ver próximo das termais a cor amarelada das rochas.
O que vimos em nosso trajeto
Fountain Paint
Grand Prismatic Hot Spring
Old Faithful Geyser
As erupções acontecem a cada 91 minutos (aproximadamente), e por isso o Old Faithful Geyser é o mais famoso geyser do parque tem até arquibancada para assistir o espetáculo.
Urso Grizzle
Outro Urso + Paisagem breathless
Chega né gente?! Eu tenho tanta foto desse lugar que se eu resolver colocar aqui o post ficaria quilométrico, mas acho que já deu para perceber que o lugar é lindo, não deu??? A visita vale cada segundo, a paisagem é de tirar o fôlego, o lugar é lindo, a natureza é espetacular…meu Deus como tem lugar lindo nesse mundo! Nós visitamos nos últimos dia de Maio e o clima estava super agradável para o meu gosto, na média dos 15 a 20 graus, fomos bem no início da temporada e todo o parque estava aberto. Se for antes de abril pode ser que alguns pontos do parque estejam fechados por conta do clima. No site diz que a melhor época é de Maio até final de Outubro.
Informações:
Site: https://www.nps.gov/yell/index.htm
Preços 7 days pass:
por carro – U$ 30.00
individual – U$ 15.00
Yellowstone + Grand Teton Canyon – U$ 50.00
Passe anual – U$ 60.00
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/