TorontoVida no Canadá

Sobrevivendo ao inverno em Toronto dicas para o dia-a-dia

Este post traz dicas úteis de como sobreviver ao inverno em Toronto. Apesar de já morar a pouco mais de 6 anos no Canadá, posso dizer que somente nos último 2 anos estou enfrentando o “The True North”, ou seja, enfrentando o verdadeiro inverno Canadense!!!!

Morei em Vancouver por pelos quase 4 primeiros anos aqui no Canadá, e como sabem o inverno de lá é bem ameno se comparado ao inverno em Toronto. A temperatura mais baixa que já havia pegado por lá foi de -10 e sensação de – 17 somente 1 vez nas montanhas, porém na cidade de Vancouver nunca. Então, eu nunca tinha convivido com temperaturas tão baixas como as daqui de Toronto mo meu dia-a-dia.

No meu primeiro inverno aqui em Toronto (que logo no começo já estava muito frio) mutos me falavam: calma o inverno está apenas começando… e eu pensava: what??? Como assim? Ainda vai piorar? E eu ficava imaginando o que que iria enfrentar pela frente. Dai, veio os meus primeiros – 20 depois dos – 25 e depois a sensação témica de -40 com ventos congelantes de até 50km/h. É o primeiro inverno é sempre o mais difícil e ainda bem que eu tive um estágio de frio em Vancouver, e agora estou lidando um pouco melhor com o inverno aqui em Toronto. Então agora que estou indo para o meu terceiro inverno em Toronto, eu resolvi escrever um pouco de como se sobreviver ao inverno canadense.

Sobrevivendo ao inverno no dia-a-dia

Algumas pessoas estão me perguntando como que é inverno dia-a-dia, na rotina normal de trabalho, estudos..etc. Todos sabemos que para nós Brasileiros, o inverno aqui no Canadá é assustador. E é claro que eu não vou dizer que é tudo de bom, mas, o ser humano se adapta a tudo nessa vida não é minha gente?! E eu acho que tudo é questão de tempo, de informação e de claro uma dose de resiliência. Afinal e graças a Deus não é assim o tempo todo, temos 4 estações bem definidas, e eu sempre digo que todas as estações tem a sua beleza e o inverno é também uma estação encantadora basta saber aproveitá-la.

O clima de Toronto varia de quase tropical no verão (até 35 ° C), a muito frio no inverno (às vezes tão baixo quanto -20 ° C). Isso quer dizer que você precisa de um guarda-roupa bem diversificado durante todo o ano. Falando de inverno, eu recomendo para você que está vindo para cá, comprar as roupas de frio aqui. Sério, nada que temos no Brasil, será suficiente para aguentar o frio daqui, e além do mais você irá economizar um bom espaço na sua mala.

Mas você deve estar se perguntando o quão frio é Toronto no inverno?

No norte de Ontário, o frio pode chegar a –50 ° C, mas o inverno em Toronto é muito mais ameno (se comparado a -50 claro). A temperatura geralmente não vai abaixo de –20 ° C e a temperatura média no inverno é de apenas –4.6˚C.

Como eu chego e saio da escola do trabalho de casa quando neva?

Depois de uma nevasca em Toronto, as ruas e calçadas são limpas. Muitas vezes, é seguro o suficiente até para andar de bicicleta (sim tem louco pra tudo). No entanto, ao caminhar, dirigir ou andar de bicicleta, temos que ficar bem atentos, pois, o inverno é a estação dos tombos. Muitas vezes a neve cai e derrete, e logo em seguida congela novamente, formando o que chamamos de Black Ice que assim como uma pista de patinação é super lisa e escorregadia, e se você não ver a tempo, bau bau é tombo na certa, e aqueles tombos dignos de video cassetada!

Se atente a sensação térmica

Você ouvirá com frequência duas temperaturas nas previsões do tempo aqui no Canadá, uma é a temperatura real e a outra é a sensação térmica, ou seja, a temperatura somando os ventos que podem chegar até 50km/h o que deixa tudo muito mais frio. Por exemplo, a temperatura real pode ser de -10˚C, mas com o vento frio é de -20˚C. Isso significa que, do lado de fora, parecerá -20 ° C, mesmo que o termômetro indique -10 ° C. Então, nem pense em sair de casa sem checar a temperatura e a sensação térmica! e se você me dizer que depois de -10 pouco importa é tudo igual…eu irei responder: sabe nada inocente!

Se vista em camadas

Você sabia que algumas camadas finas de roupa podem ser mais eficazes para mantê-lo aquecido. Camada de roupas significa usar roupas finas uma em cima da outra para mantê-lo aquecido. A vantagem de fazer isso permite que você tire uma camada se você estiver em uma área bem aquecida, mas mesmo assim esteja preparado para as temperaturas mais baixas do lado de fora, com um bom casaco de frio Eu normalemente uso 3 camadas de roupa durante os dias muito frios.

Camadas

Roupas íntimas térmicas: são usadas por baixo de suas roupas normais e às vezes são chamadas de roupas íntimas longas ou “long johns”. Os melhores tipos são feitos de materiais sintéticos isolantes, porque eles afastam a umidade da sua pele.

Roupas Regulares: Tops sem mangas, camisetas, camisetas ou camisas de manga comprida podem ser usadas por baixo de suéteres, moletons, cardigans ou outras camisetas. Você também pode usar calças justas ou leggings sob suas calças.

Meias: Meias de lã ou meias térmicas manterão seus pés agradáveis ​​e quentes. Você também pode colocar um par de meias finas debaixo de suas meias de lã para um calor extra, se ficar muito frio.

Cobrindo suas extremidades

Quando está frio lá fora, é muito importante cobrir qualquer toda a pele exposta. Isso inclui sua cabeça, pescoço, mãos e pés.

Cabeça: Use gorro quente, capuz, protetores de orelha, bandana ou máscara facial. Muitas vezes, você já está com as camadas de roupas necessárias, mas ainda está sentido frio, então aqueça a sua cabeça e vai por mim, isso irá te aquecer por inteiro.

Pescoço: Use uma camisa de gola ou cachecol. Alguns casacos de inverno vêm com capuzes ou golas altas que também ajudam a manter seu pescoço aquecido.

Mãos: Use um par de luvas adequadas para o inverno, elas são bem mais quentes, embora sejam bem chatas de usar pois limitam o que você pode fazer com as mãos. Porém, é estremamente necessário em dias com temperaturas super negativas.

Pés: use meias quentes e botas que cubram os tornozelos. Certifique-se de que suas meias e botas não estão muito apertadas, ainda mais com o uso de meias grossas, lembre-se o seu sangue precisa circular, caso contrário você sentirá mais frio ainda nos pés.

Saindo para o trabalho

Mantendo-se Quente – Invista em um BOM casado/parka de inverno

O que é uma parka: uma parka é um casaco pesado de inverno com capuz. Ele cobre abaixo dos quadris, fecha para cobrir o pescoço e às vezes cobre a boca e o nariz. Uma parca é geralmente forrada com penugem (penas) ou outro material isolante que ajuda a manter o calor. O capuz muitas vezes também é isolado e às vezes é forrado com pele ao longo da borda externa do capô para ajudar a proteger seu rosto.

Mas afinal o que faz de um casaco um bom casaco de inverno?

Camada Exterior: Deve ser um tecido resistente ao vento e à água (por exemplo, nylon) e impermeável, lembre-se, neve derrete e vira água. E tem que ser bem resistente ao vento, pois aqui venta muito e muito forte. As correntes de ar a frio podem entrar pelo revestimento do casaco através das aberturas da luva, da parte superior ou inferior da capa, através do zíper ou dos botões ou através do próprio tecido. Certifique-se de que seu casaco não fique de aberto nas mangas e que seja feito de um tecido bem unido ou resistente ao vento.

Forro Interior: Este deve ser um tecido isolante como o fleece (não sei o nome me português) ou penas de ganso. Eu tenho uma calça legging com esse material por dentro também e é tudo de bom…muito quente.

Tamanho e comprimento: leve em consideração quantas camadas você usará sob o casaco e se o revestimento poderá ou não acomodá-las. Seu casaco ainda deve cobrir seus pulsos quando seus braços estiverem totalmente estendidos. Considere também o comprimento do seu casaco – um casaco mais comprido irá mantê-lo mais quente do que um que pare na sua cintura. Eu sugiro um até o joelhos pelo menos.

Botões e Zíperes: Você pode se mover livremente e sentar-se confortavelmente com todos os botões e zíperes? Pense nisso, você precisa ficar confortável. (esqueça o luxo…niguém fica muito bonito quando se está -30).

Coleira e Capuz: Se houver uma coleira e / ou capuz, esta protege a nuca? Se o capuz for muito pequeno, pode sair facilmente. Se o capuz for muito grande, pode impedir que você veja e ouça corretamente. Muitos capuzes têm uma correia ajustável que corre pelas costas ou cordões na frente, para que você possa ter um melhor ajuste.

Cordões: Se houver cordões na cintura ou no pescoço do casaco, certifique-se de que eles não são muito longos, pois podem ficar presos em vários lugares.

Dicas para comprar roupa de inverno super barato, clique aqui.

Como posso me ajustar ao clima de inverno?

Aqui estão alguns problemas comuns que surgem no inverno, juntamente com soluções propostas.

Problema: falta de ar fresco dentro de casa. Solução: Vá para um curto passeio ao ar livre.

Problema: Calor seco dentro de casa. Solução: Use um umidificador ou coloque algumas plantas na sala.

Problema: pele seca. Solução: Beba muita água e aplique regularmente creme de pele e protetor labial.

Problema: Alterações na temperatura. Solução: use muitas camadas. Remova ou substitua as camadas à medida que você se move entre ambientes mais frios e mais quentes.

Winter Blues – O que é isso?

Às vezes, durante o auge do inverno, as pessoas descrevem a si mesmas como se sentindo “um pouco tristes”. Isso pode significar várias coisas: descrever como não se sentir bem, sentir-se um pouco mais cansado ou lento do que o normal, sentir-se um pouco deprimido, entre outras possibilidades.  Muitas coisas podem contribuir para os Winter Blues, mas geralmente acredita-se que variações sazonais de luz e períodos prolongados de frio sejam os principais contribuintes. Os meses mais difíceis são geralmente janeiro e fevereiro, porque esses são os dias mais frios do ano e também têm a menor quantidade de sol por dia.

O que fazer:  Muitas pessoas acham que podem reduzir o sentimento da winter blue (depressão de inverno), simplesmente tornando o autocuidado uma prioridade. Coisas como dormir o suficiente, fazer uma dieta balanceada, se reunir com amigos e sair de casa participando de atividades de inverno podem ajudar a reduzir o impacto da winter blue. Lembre-se, o inverno vai acabar, embora nem sempre se sinta assim. No entanto, se você suspeitar que seus sentimentos são mais graves do que apenas os sintomas de uma leve depressão, você deve entrar em contato com um profissional de saúde. Algumas opções são Saúde e bem-estar, seu médico de família ou clínica local.

Escrevi um post no início do ano passado com dicas de como fugir um pouco da depressão do inverno, confira neste post.

Outra grande dica é tentar aproveitar o máximo do inverno, mesmo que esteja muito frio, sempre tem muitas atividades legais para se fazer e eu já escrevi bastante sobre isso aqui no Blog, confira:

Viu quanta coisa legal para fazer no inverno, e no blog ainda tem muito mais dicas como essas, assine nossa newsletter e receba as novidades.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


2 Comentários

  1. Parabéns pela matéria! Acho que é do interesse de todos que tem curiosidades em saber como é o dia a dia e tem interesse em ir ou já está no Canadá. Parabéns mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button