Estudo e trabalhoVistosVistos & Imigração

Como trabalhar legalmente no Canada

Como trabalhar legalmente no Canadá?

Acho que essa é a pergunta que mais recebo de meu leitores ultimamente!

E não vejo esse tipo de questionamento somente nos emails que recebo, vejo também em vários posts ou comentários nos grupos que acompanho no Facebook e em outras redes sociais. Por isso hoje resolvi escrever um pouco sobre esse tema, e explicar quais os tipos de vistos que permitem que nós brasileiros possamos trabalhar legalmente aqui no Canadá.

Primeiramente, para poder trabalhar aqui é necessário um visto/permissão de trabalho, certo?! Mas como conseguir isto? E o que é preciso fazer para conseguir um visto de trabalho?  Ter cidadania portuguesa ou italiana ajuda a ter uma permissão de trabalho? Essas são basicamente as perguntas que mais me fazem sobre como obter um visto de trabalho aqui no Canadá. Então irei explicar um pouco de cada uma.

Como trabalhar legalmente no Canadá

Existem basicamente dois tipos de permissão sendo essas: Employer-specific Work Permit e Open Work Permit e cinco formas de se conseguir algum desses tipo de permissão de trabalho. O primeiro tipo de permissão é sempre vinculada ao empregador, ou seja, uma empresa canadense te contratar e ser sua sponsor (Employer-specific Work Permit). E o segundo tipo é sem vínculo com algum empregador. Mas como conseguir?

Empresa Sponsor: caso você seja contratado por uma empresa canadense, esta poderá em alguns casos fazer um processo de LMIA

Através desse processo, a empresa terá que provar para o governo canadense que apesar de ele ter tentado contratar um canadense ou um residente permanente para a vaga, ela não conseguiu encontrar alguém que se enquadrasse no perfil e, por isso está contratando um profissional estrangeiro.

Para isso ela precisa aplicar para o processo de LMIA, que leva cerca de 3 meses ou 4 dependendo do prazo de analise do ministério do trabalho do Canadá, para depois de aprovado pelo órgão responsável poder solicitar em um visto de trabalho para um profissional estrangeiro.

O processo todo pode levar de 3-6 meses (tempo de LMIA + Solicitação da permissão de trabalho), e a empresa além de ser responsável por este processo terá que esperar para poder contratar um profissional estrangeiro. Por isso, esta emprsa tem que estar disposta a aguardar por até 6 meses o profissional.

Já vi muitos casos de a empresa fazer esse processo quando o profissional já está no Canadá com um visto de trabalho temporário. Neste caso é mais favorável, porque a empresa já terá o profissional trabalhando para ela enquanto o processo todo está em andamento.

Caso você venha para o Canadá com esse tipo de permissão de trabalho, saiba que o seu visto estará vinculado a empresa pelo tempo que você estiver trabalhando para esta empresa. E portanto, se decidir deixar o seu emprego e trabalhar em outra empresa, você perderá a sua permissão de trabalho, te a nova empresa terá que fazer um novo processo de LMIA para poder te contratar.

Estudar no Canadá: caso você se matricule em um curso de college, faculdade e ou curso vocacional/profissionalizante, com uma carga horário de estudo full-time, você terá direito a uma permissão de trabalho part-time. Esta permissão é vinculada ao seus estudos e se chama Off-Campus Work Permit. Esta te dará direito a trabalhar 20 horas por semana durante os períodos de aula e 40 horas por semana durante as férias e os períodos de break.

Para estudantes de colleges (públicos) e faculdades o direito a uma permissão de trabalho se estende ao cônjuge, sendo assim este terá direito ao Open Work Permit vinculado ao visto de estudos do aplicante principal. Neste caso o acompanhante poderá trabalhar full-time durante todo o período de estudos do aplicante principal. Para cursos vocacionais em colleges privados, pode não ser possível conseguir um Open Work Permit para o cônjuge, pelo menos isso é o que está na regra do consulado.  Para mais informações veja o link: http://www.cic.gc.ca/english/study/work-spouse.asp

Casamento: bom esta modalidade nem precisa falar muita coisa né?! Claro que se casando com um canadense, você terá direito sim a um visto de trabalho enquanto o processo de sponsorship esté em andamento. Neste caso o seu marido/ esposa irá entrar com um processo no IRCC na categoria  de Family Sponsorship, e pedir para seu companheiro/a tenha uma residência permanente aqui no Canadá. Como esse é um processo um tanto demorado, o governo permite que durante o tempo de processamento que você na qualidade de esposa ou marido de um canadense tenha direito a uma permissão de trabalho, ou seja, uma open work permit.

Work Visa Holiday: neste caso irão me dizer que brasileiros não tem direito a pedir esse tipo de visto, e toda vez que alguém coloca em algum comentário em algum grupo do Facebook, vira discussão na certa.

O fato é que os brasileiro por si só não tem direito mesmo a aplicar por esse tipo de visto, ou seja, não tem como ir até o site do consulado e aplicar. Porém, existem algumas agências internacionais que possuem um acordo com o governo Canadense e essas agências tem uma pequena cota destinada ha brasileiros. Portanto, é possível sim um brasileiro obter o Work Visa Holiday, porém a cota é bem pequena, e tem que se atender todos os requisitos sendo esses: ser recém formado, ter até 35 anos de idade, entre outros. No Brasil apenas uma agência é credenciada para vender esse tipo de “pacote”, confira o site da agência internacional Swap para saber mais detalhes: http://www.swap.ca/in_eng/partners.aspx#Brazil e essa é a página do CIC que diz quais são as agências credenciadas para comercializar o Work Visa Holiday. Com esse visto o candidato poderá ficar por 1 ano no Canadá podendo trabalhar full-time.

Global Talent Stream – Voltado para profissionais na área de TI, este é o processo de LMIA citado acima, porém, super simplificado, pois neste caso a LMIA é processada em duas semanas e a permissão de trabalho (work permit) sai também em 2 semanas depois que o LMIA for aprovada. Portanto, são apenas 1 mês para que o candidato tenha o seu processo todo aprovado e possa vir para o Canadá com um Worp Permit vinculado a um empregador. Veja mais detalhes nos posts:

http://outsidebrazil.com/2017/03/13/global-talents-stream-novo-programa-de-imigracao-canadense/

 

http://outsidebrazil.com/2017/06/19/global-talent-stream-cic-lanca-lista-de-profissoes-e-mais-detalhes-sobre-o-novo-programa/

 

Cidadania européia dá direito a ter um visto de trabalho no Canadá

Sim e não, isso vai depender muito de que país é a sua cidadania, ou seja, nem todos os países da Europa podem te dar o privilégio de obter uma permissão de trabalho no Canadá, abaixo irei colocar a lista de países da Europa que é possível obter um work permit:

Alemanha, Austria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Holanda, França, Grécia, Irlanda, Italia, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Suíça, Suécia, e Reino Unido.

Portanto se você possui cidadania de alguns dos países relacionados acima, você poderá ser elegível a uma permissão de trabalho no Canadá, porém para todos os casos existem requisitos a serem cumpridos, então veja o site do CIC para mais detalhes.

Existem alguns outros acordos bi-laterias entra Canadá e alguns países que dão direitos aos seus cidadãos trabalharem legalmente no Canadá e vice versa, como é o caso do  NAFTA por exemplo, porém não irei citar esses acordos aqui porque não beneficiam nós Brasileiros, mas se você tiver algum interesse pode dar uma olhada nesse link para mais detalhes. http://www.cic.gc.ca/english/work/apply-who-eligible.asp

Se você ainda tiver dúvidas sobre vistos de trabalho deixe um comentário ai em baixo, pois as suas dúvidas podem ajudar outras pessoas.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


18 Comentários

  1. Olá boa noite,

    Gostaria de algumas informações sobre o WHV, como faço para adquirir o visto, quais são os primeiros passo, tenho muito interesse mas estou meio perdido para começar.

  2. Boa noite,
    Tenho cidadania italiana,mas moro no Brasil e vi que um dos requisitos para ter o working holiday é ter residência permanente na Itália. Como funciona isso? Por esse motivo não poderia aplicar para esse tipo de visto?

    Obrigada

    1. Oi Flavia, sim se for pedir o work holiday visa baseado na sua cidadania Italiana, precisa apresentar comprovante de endereço na Italia em seu nome. Caso não tenha um endereço fixo lá acredito que não seja possivel solicitar.

      Abs,
      Carina

  3. Oi, Carina.

    Gostaria de saber se ainda está valendo essa parte de que ao entrar em um college ou faculdade ou vocacional, o meu marido também ganha o Open Work Permit. E quais as faculdades que aceitam essa modalidade?

    1. Olá Gabrielle, sim para que o seu marido tenha direito ao OWP você precisa sim estar matriculada em um curso de College, faculdade e ou curso vocacional. Porém, a minha recomendação é que seja em college público, pois esta é a regra. Neste ano o CIC abriu exceções de OWP para acompanhantes de estudantes em colleges privados, porém, já comecaram os casos de negativa por não elegibilidade. E como exceção não é regra, é melhor se garantir e estudar em um college público. Todos os colleges públicos são elegíveis ao OWP para o acompanhante.

      Abs
      Carina

    1. Olá Fernanda, me desculpe a demora em responder, não sei porque o seu comentário estava no Spam e eu vi somente hoje.
      no caso de Wor Holiday visa não se estende ao cônjuge.

      Abs
      Carina

  4. Oi Carina, tudo bem?
    Meu marido vai transferido para Vancouver pela Amazon, ele já trabalha na empresa em outro país. O visto dele seria esse LMIA, certo? Como eu vou com ele, meu visto fica Open Work Permit?
    Muito obrigada!

    1. Olá Bruna, tudo bem e vc?

      Eu acredito que o seu marido vá com um visto fechado, algumas empresas grandes tem um categoria inter-transfer que não seria uma LMIA de fato, pois a mesma garante para o governo que é uma transferência temporária. Mas em ambos os casos se LMIA ou Inter-transfer o seu visto será um open work permit.

      Abs
      Carina

  5. Ola Carina Tudo bem? Por favor poderia me responder sobre o Holiday Visa? Esse tipo de visto pode ser renovado? Estando no Canada com esse visto a pessoa pode aplicar para mudanca de status ou seja para um College por exemplo solicitar visto de estudante + WP e assim permanecer no Canada? Obrigada desde ja.

    1. Olá Sanny, não o Work Holiday visa é somente válido por 1 ano e não pode ser renovado. Porém, se você apliar para um college você poderé sim aplicar para o visto e esperar aqui no Canadá, desde que o seu status não vença. Sendo assim, você tem que aplicar alguns meses antes de vencer o seu work holiday visa.

      Abs
      Carina

  6. Perguntinha… no caso de um funcionário ser transferido do local de trabalho no Brasil para uma locação no Canadá, mas dentro da mesma empresa para a qual ele já trabalha no Brasil, isso entra na categoria de empresa sponsor também? Precisa obter um LMIA do mesmo jeito?
    Obrigada!

    1. Oi Mari, precisa de LMIA sim e o visto de trabalho do funcionário fica vinculado a empresa, ou seja, este não pode trabalhar para outro empresa, se for demitido ou se demitir perde a work permit.

      😉

      1. Entendi… mas estando no Canadá há algum tempo, essa pessoa consegue aplicar para outro tipo de visto, aplicar para um PR, enfim, ou fica para sempre dependendo desse vínculo de trabalho?

        Outra perguntinha se não for muito pedir (hoje tô abusando, rsrs…). Quem vai por meio de uma empresa Sponsor, precisa comprovar meios ($$$) também? Se sim, quanto mais ou menos?

        Obrigada e desculpa o abuso!

      2. Oi Mari, sim depois de 1 ano de trabalho em profissão qualificada no Canadá a pessoa está elegível ao Canadian Experience Class, sendo esses um dos programas de imigração abaixo do EE, portanto é possível aplicar para a imigração, além de ter algumas opções provinciais também. Porém, isso irá depender da província que a pessoa está.
        No caso de transferência por empresa não precisa de comprovação de fundos, já que a empresa está arcando com todos os custos do funcionário e a mesma irá declarar isso para o governo.

        Imagina, não é abuso nenhum! 😉

        Abs
        Carina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button