DicasEstudo e trabalhoImigrar para o CanadáTrabalho no CanadáVida no Canadá

Dicas de como evitar golpes de empregos no Canadá

Com o aumento da crise econômica e as incertezas no cenário politíco do Brasil, cada vez mais brasileiros estão em busca de uma vida melhor no exterior. Muitas famílias estão deixando o Brasil e cada vez mais o Canadá é o país mais procurado para esses novos emigrantes. E é fato que o Canadá está cadas vez mais aberto a novos imigrantes, conforme anunciado pelo Ministro de Imigração Canadense Ahmed Hussen (https://globalnews.ca/news). No entanto quanto mais as notícias de que o Canadá precisa de imigrantes e quanto maior é o desepero dos brasileiros sairem do Brasil, maior será a oportunidade para golpistas atrair novas vítimas. E como o sonho de muita gente é vir para o Canada com seus empregos garantido, as pessoas acabam caindo muito facilmente neste tipo de golpe de “emprego fácil no exterior”. Pensando nisso eu quis fazer este post dando algumas dicas sobre como se evitar esse tipo de golpe.

Durante a reportagem da Globo Américas que foi ao ar neste domingo (19/08/2018) pela Globo Internacional, eu falei um pouco sobre este assunto e dei algumas dicas para o Jornalista e correspondente da Globo Internacioal aqui no Canadá. Assista o vídeo na integra:

Globo Notícia Américas – Promessa de trabalho no Canadá mas era FRAUDE

Globo Notícia Américas – Promessa de trabalho no Canadá mas era FRAUDE

Posted by Marzio Lorenzo Silva on Wednesday, August 22, 2018

Porém, como a reportagem é curta e eu achei que faltou muitas dicas essenciais para que você possa identificar estes tipos de golpes e por isso vou falar um pouco mais sobre este tema aqui no blog.

Quando você for procurar por trabalho no Canadá, é importante estar ciente dos tipos de esquemas de empregos que existem. Normalmente os golpista espalham matérias em sites (duvidosos) e é muito comum que possua o título “Canada oferece vaga de empregos para Brasileiros” ou “Empresa Canadense busca por brasilieros” etc..etc… Normalmente esse tipo de matéria ou post vira um viral pela internet (já que tem um título bem atrativo) e se espalha muito rápido. Este tipo de post funciona como phishing, ou seja, você precisa colocar suas informações como: currículo, email, telefone, entre outras, e na sequência alguém entrará em contato com você se passando por um recrutador. Claro que nem tudo é golpe, mas precisamos estar atentos, então saiba como identificar:

Dicas de como evitar golpes de empregos no Canadá

A oferta de emprego oferece ótimos salários e pouco esforço –  Os golpes costumam prometer muita renda por pouco ou nenhum esforço. Fiquem atentos quando no anúncio está oferecendo salários bem acima do que se paga no mercado, por empregos no qual teóricamente você não terá muito esforço para conseguir. Ou seja, nenhum experiência, nenhuma habilidade, nada é pedido. Desconfie!

Bom demais para ser verdade – Na maioria dos casos, se uma oferta de emprego ou oportunidade de negócio parece boa demais para ser verdade, é porque não deve ser verdade mesmo, né?! Já ouviu o velho ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia. Tudo bem que o Canadá tem sim uma certa demanda por mão de obra, porém, que canadense iria ser louco de recusar uma oferta de trabalho no qual estão oferecendo mundos e fundos?! E neste caso, porque a empresa precisaria buscsr um profissional no exterior dando tudo isso de benefícios?! No geral as empresas aqu no Canadá não oferecem tantos benefícios assim para seus funcionários.

[gdlr_quote align=”center” ]Se uma posição ou oferta de emprego parece ser boa demais para ser verdade, proceda com extrema cautela.[/gdlr_quote]

Cuidado com Anúncios de emprego on-line falsos – Muitos sites de emprego on-line (especialmente sites gratuitos como o Craigslist) são fóruns populares para golpistas. As vagas de trabalho que são mais visadas para golpes são frequentemente nas categorias de trabalho em part-time (meio período) ou entry-level. Golpes populares geralmente prometem alta renda por pouca experiência.

Pagamentos antecipados – Como na matéria do vídeo acima as vítimas foram induzidas a pagar valores altíssimos para cobir despesas de deslocamento, visto e passaporte. É muito mas comum que uma empresa que esteja contratando funcionários no exterior se responsabilize por despesas legais (vistos) e expatriação. E caso o futuro funcionário queira a vaga, ele terá por sí só que pagar ir atras do seu passaporte (caso não tenha), ou pagar pelo seu proprio bilhete de avião, mas não pagar isso para a suposta empresa que está contratando. E um detalhe, nunca em nenhuma ocasião dê o seu passaporte para estranhos.

Rapidez no processo seletivo e início imediato – normalmente em um esquema de golpe tudo precisa acontecer muito rápido, para  atrair o maior número de pessoas possíveis é comum que o processo seletivo para vagas “falsas” seja muito rápido ou quase inexistente e na maioria dos casos é para início imediatíssimo. As pessoas são pegas pela emoção do momento, e muitas concordam com tudo e pagam o que o golpista querer simplesmente por medo de perderem a grande oportunidade de suas vidas.

Alguns sinais de alerta de golpe de emprego on-line:

  • É oferecido um emprego sem entrevista ou entrevista muito rápida;
  • A empresa pede que você transfira dinheiro ou pede as informações do seu cartão de crédito;
  • É prometido alto salário por não pouco trabalho;
  • A empresa pede que você pague uma taxa como parte do processo de inscrição ou para pagar o treinamento;
  • Você recebe uma resposta rápida por e-mail informando que eles analisaram seu currículo que você enviou online;
  • Não há muitas informações sobre a empresa que supostamente irá te contratar;

Dicas para evitar golpes de emprego on-line:

  • Verifique o nome da empresa, o endereço para no qual irá enviar um currículo, o endereço de e-mail ou o número de telefone. Por meio de um mecanismo de pesquisa e adicione a palavra “golpe”;
  • Faça sua lição de casa, verificando sites e fazendo uma pesquisa da empresa antes de responder. Pesquise a empresa para ver se ela é legítima e obtenha o máximo possível de informações possíveis sobre a empresa e também sobre o recrutador;
  • Cuidado com o Phishing: phishing refere-se a e-mails e sites criados para parecer que eles vêm de empresas conhecidas e confiáveis, na tentativa de coletar informações pessoais ou financeiras. Seja extremamente cauteloso ao responder e-mails não solicitados de supostos empregadores – mesmo que o nome da empresa seja bem conhecido. Nunca clique em qualquer link ou coloqe informações em um site que foi foi enviado para você por e-mail. Esses links podem levar a sites que parecem legítimos, mas na verdade são executados por golpistas.

Sobre contratação de pessoas por empresas canadenses:

Não irei dizer que é impossível empresas canadenses, contratarem profissionais estrangeiros, porém, para que uma empresa possa trazer este profissional para poder trabalhar aqui no Canadá, esta precisará de uma autorização do governo. Este processo conhecido como LMIA – Labour Market Impact Assessment, leva em torno de 3-4 meses para ser concluído e depois disso a profissional aprovado ainda terá que aplicar para uma permissão de trabalho para poder vir para o Canadá e poder trabalhar. Claro que existem algumas exceções porém este é o processo mais convencional. Portanto, isso significa que para uma empresa trazer um profissional do estrangeiro está precisará esperar em média 4 meses para que este profissional esteja apto a trabalhar aqui no Canadá. Como o Canadá possui acordos internacionais com alguns países pode-se existir alguma facilidade na obtenção da permissão de trabalho para determinadas nacionalidades, o que infelizmente não é o caso dos brasileiros. Este processo de LMIA (bem basicamente falando) existe para que o Canadá proteja o seu mercado e evite que empresas tragam muitoa mão-de-obra estrangeira e com isso prejudique a contratação de canandeses. Portanto, é um processo bem rígido aonde a empresa precisa fazer um esfoço de recrutamento local e somente caso não consiga nenhum canadese ou residente permanente, ela tem que provar por A mais B que precisa de um profissional estrangeiro. Ou seja, não é fácil assim!

Com isso chega-se a conclusão que se uma suposta empresa canadense está contratando profissionais brasileiros, para início imediato e o recrutador diz que em curtíssimo prazo você já irá começar a trabalhar aqui no Canadá, desconfie! As coisas não são bem assim. E lempre-se que você irá precisar de uma permissão de trabalho que deverá ser solicitado ao consulado canadense. No entando se a suposta empresa irá te trazer para cá muito rápido, devo pensar que: ou você irá trabalhar sem o visto adequado ou que você não irá nem chegar a sair do Brasil pois o recrutador irá sumir antes mesmo que você perceba que caiu em um golpe.

 

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]

Compre o seu Chip Pré pago com o Outside Brazil Blog e a EasySim4U.

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

<

Booking.com

Um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button