VancouverVida no Canadá

Exposição com marionetes do mundo todo

À primeira vista, as marionetes parecem simples brinquedos, mas quando observamos o assunto mais a fundo, percebemos que elas revelam uma variedade extremamente rica de histórias que percorrem tradições culturais de diversas localidades.

É essa variedade cultural que vem sendo mostrada na exposição “Sombras, Cordas e Outras Coisas: O Encantador Teatro de Bonecos”, promovida pelo Museu de Antropologia da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver. A mostra começou no dia 16 de maio e vai até 14 de outubro, o que dá tempo de sobra para quem deseja planejar uma visita.

conheça mais sobre o MOA neste link!

A exposição apresenta um fascinante e abrangente olhar sobre o mundo das marionetes, incluindo a história dessa arte e as experiências teatrais que a envolvem. Ao todo, são exibidos 250 bonecos construídos a mão, que foram cuidadosamente selecionados entre a coleção do museu e também adquiridos de diversos países, incluindo França, China e Brasil.

RELEVÂNCIA – O curador da mostra, Dr. Nicola Levell, professor da Universidade da Colúmbia Britânica, montou uma exposição que considera aspectos como a importância das histórias contadas, a criatividade e a relevância cultural representada pelos bonecos.

Ainda que sejam bonecos inanimados, o curador leva em consideração que eles foram criados pela imaginação e pelas mãos humanas e são trazidos à vida durante suas performances.

Em tempos virtuais de Twitter e Instagram, esses bonecos representam a lembrança das primeiras tradições de se usar representações como meio de conexão entre as pessoas, assim como de transmissão de conhecimento para as futuras gerações, incluindo narrativas e comentários político-sociais.

TEATRO – A teatralidade dos bonecos é mostrada na exposição em cinco palcos, cada um com um tipo de boneco, sejam eles calçados nas mãos como luvas ou controlados por cordas. A mostra tem ainda workshops com artistas de diversas partes do mundo e um espaço multimídia com cabines de vídeo mostrando filmes da arte de marionetes em diferentes regiões do planeta.

Além de impressionantes do ponto de vista visual, os bonecos da exposição têm um significado cultural incrível, sendo que muitos deles foram apontados pela UNESCO como parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Entre os destaques estão animações na técnica “stop motion” da artista indígena Amanda Strong e os fantásticos fantoches de sombra da Indonésia.

Os visitantes sairão do Museu com uma nova visão da diversidade da arte de fantoches e do desejo comum do ser humano de entreter e contar histórias das maneiras mais criativas possíveis.

Mais informações podem ser encontradas no site do Museu de Antropologia da Colúmbia Britânica.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button