HomePelo Canadá

French Canada – roteiro de 4 dias por Montreal, Quebec City e Ottawa

Sempre me perguntam se é possível fazer as 3 cidades francesas (French Canada) em poucos dias? Ou se era possível “encaixar” Ottawa, Montreal e Quebec City em uma visita à Toronto. Como eu nunca havia feito as 3 cidades assim em uma pegada só, eu nunca tinha resposta para esse tipo de pergunta. Então recebi 2 amigos queridos esses dias e como eles tinham 8 dias de viagem nós resolvesmos arriscar e incluir french Canada em nosso roteiro. Eu fiquei bem apreensiva já que eu gosto de fazer tudo com calma e visitar as cidades aproveitando ao máximo, mas no final das contas não é que deu tudo certo e deu sim para conhecer as principais atrações nessas cidades em pouco tempo. Então se você estiver querendo dar esta esticada quando estiver visitando Toronto eu super recomendo. Então vamos ao roteiro!

1 Dia: Toronto – Montreal [537 KM]

Saimos de Toronto de carro as 9:00 am e chegamos em Montreal por volta de 2:00 pm (sim nós adoramos dirigir). Chegando na cidade fomos direto para o St. Joseph’s Oratory localizado no Mont Royal (alias daí que vem o nome de Montreal) e no ponto mais alto da cidade. Ficamos lá até umas 5:00 pm e depois partimos direto para a Old Montreal para assistir o espetáculo AURA na catedral de Notre Dame. Depois disso somos passear pelo centro antigo e também pelo porto velhor de Montreal. Acabamos a nossa noite ali mesmo na Place Jacques Cartier e jantamos em um restaurante italiano que tem o mesmo nome da praça.

St. Joseph’s Oratory – é a maior igreja catolica do Canada. Em 1904 foi construído no local a pequena capela em homenagem a St. Joseph (São José), mas como o número de fiéis foi aumentando al logo doa anos em 1917 foi erguido no local um grande santuário  e a finalização da capela como é hoje foi concluída em 1967. O local é gigante e fale muito à pena visitar, além de o santuário ser muito bonito, de lá se tem um vista incrível da cidade de Montreal.

St. Joseph’s Oratory – Foto: Outside Brazil Blog

Informações:
Site: https://www.saint-joseph.org/en/
Endereço:  3800 Queen Mary Road
Entrada: Gratuita
Horário: aberto todos os dias das 6:00 am até as 9:00 pm

Notre Dame Basilica – localizado na Old Montreal é uma atração imperdível na cidade, foi contruída em 1672 no local e era uma pequena igreja que servia a comunidade local. Durante os anos de 1785 até 1795 a Notre Dame foi decorada internamente e em 1824 ganhou o estilo gotico que vemos até hoje. Durante a nossa passagem pela cidade tivémos o privilégio de assistir o espetáculo AURA que eu já escrevi aqui no blog. É possível visitar a basilica todos os dias e o valor da entrada e de $7.00.

 

Informações:

Site: https://www.basiliquenotredame.ca/en
Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montrea
Entrada: $7.00

Old Montreal – o centro velho de Montreal é lindíssimo, dá para passar horas explorando as ruelas em estilo europeu e entrando nas dezenas de lojinhas, cafés e restaurantes que tem por lá. É o lugar ideal também para comprar suveniers pois tem várias lojas! Você vai passar um bom tempo por ali achando que está passeando em alguma vila francesa do século passado ou retrasado, então se prepare para andar bastante e vá com sapatos confortáveis pois a ruazinhas são de pedra que parecem paralelepipedo.

Ruas da Old Montreal – Foto: Outside Brazil Blog

Informações:
Site: http://vieux.montreal.qc.ca/eng/accueila.htm

Place Jacques Cartier – a pracinha quase em frente a prefeitura (city hall) é deliciosa, ao entorno tem muitos restaurantes super charmosos com seus pátios todos floridos, cafeterias lindas que dá vontade de sentar e ficar lá o dia todo somente apreciando a paisagem. Ande por ali somente curtindo o clima do local, a praça fica cheia de músicos e sempre tem algo acontecendo por lá.

Place Jacques Cartier – Foto: Outside Brazil Blog

Informações:
Site: http://www.vieux.montreal.qc.ca/tour/etape6/eng/6fena.htm

Old Port Montreal – o port se estende por cerca de 2 km ao logo do St. Lawrence River (Rio São Lourenço), e como foi desativado em meados dos anos 70 o local ficou sem utilização por quase duas décadas. Em 1990 passou por uma grande revitalização e se tornou em um grande centro de recreação e entreterimento. Ali você poderá curtir atrações como: Montreal Science Centre, IMAX, Montreal Clock Tower, Clock Beach Tower e a The Montreal Obeservatory Wheel (Roda Gigante). Além é claro de várias lojinhas de artesãos locais e food trucks.

Montreal Clock Tower – Foto: Outside Brazil Blog

Informações:

Site: http://www.oldportofmontreal.com/

Jantamos em um restaurante italiano super gostosinho na Place Jacques Cartier, e eu recomendo, este é o site do local: http://restaurant-jacques-cartier.ca/, achei a comida gostosa e os preços super bons e sentamos no pátio o que deixou a experiência ainda mais gostosa.

Onde ficar em Montreal – nos hospedamos no Residence La Citadelle, que fica a 1km da Old Montreal e tem um acesso super fácil. É um hotel residência da McGill University e é super bom, um 4 estrelas de respeito, recomendo!

 

2 dia: Montreal – Quebec City [255 KM]

No dia seguinte deixamos Montreal e seguimos rumo à Quebec City no qual dedicamos 1.5 dias da nossa viagem. Achamos que seria pouco, mas, Quebec é uma cidade pequena e se você não quiser ficar passeando muito em museu o tempo é mais que suficiente. Chegamos na pequena cidade por volta de 12:00 e já fomos direto atrás de um lugar para comer. Nos hospedamos bem no centrinho antigo na cidade alta, pois, o intuíto era não usar o carro para quase nada. Deixamos as nossas coisas no hotel e seguimos atrás de um lugar para comer (o que não falta em Quebec City diga-se de passagem). Como estava muito calor (ninguém acredita) escolhemos o St. Patrick’s Pub para se deliciar com uma boa cerveja e também uma boa comida (o que é raro em um pub), mas demos sorte! Depois do almoço partimos para explorar a cidade. A noite jantamos em um restaurante divino na cidade baixa de Quebec City que eu super recomendo também o nome é: Sapristi Bistro Bar é muito bom tem um pátio lindo e todo florido o que foi ideal para uma noite quente, e a comida é muito boa.

Visual incrível de Quebec City – Foto: Outside Brazil Blog

Eu já escrevi um post super completo sobre algumas atrações em Quebec e posso dizer que deu para ver tudo denovo! Dia 3 – Quebec City – Basilica of Sainte-Anne-de-Beaupré –  Parc de la Chute-Montmorency.

Basilica of Sainte-Anne-de-Beaupré – neste dia acordamos tomamos um café bem rápido e partimos para a linda Basilica of Sainte-Anne-de Breaupré, como eu sempre digo, eu sou católica mas não muito praticante, mas eu sou uma apreciadora de arquitetura de igrejas, fico fascinada nos detalhes e também na grandiosidade de algumas delas e é o caso da Basilica of Sainte-Anne-de Breaupré. Ela fica localizada à cerca de 30 minutos de Quebec-City e é um santuário ernome e vale à pena a visita se você é relisiogo ou como eu também de aprecisar essas contruções magnificas. E a Basilica é linda demais!

Basilica of Sainte-Anne-de-Beaupré – Foto: Outside Brazil Blog

Informações:
Site: http://www.sanctuairesainteanne.org/
Endereço: 10 018 Avenue Royale, Sainte-Anne-de-Beaupré (QC) G0A 3C0 CANADA
Horários: diariamente das 8 am até as 5 pm

Parc de la Chute-Montmorency – fica à poucos minutos da cidade de Québec e está localizado entre o rio Saint Lawrence e as falésias na montanha, é um dos locais mais espetaculares da província. Com seus 83 metros de altura (30 metros mais alto que Niagara Falls), Montmorency Falls domina a paisagem. Você pode explorar as trilhas e subir a pé até o topo da cachoeira ou pode pegar um atalho pela gondola. Caso queira entrar no parque e subir a Gondola você precisa pagar, porém, estando de carro é possível subir pela montanha e estacionar na rua e a entrada para pedestre é totalmente gratuita. Para os mais aventureiros, tem um super Zip Line de  300 metros, e a via ferrata (rapel/esclada na montanha), que é uma trilha de caminhada em um penhasco, o que já é o sufuciente para deixar a adrenalina a milhão, eu fui doida para fazer o zipline mas este estava fechado somente para grupos neste dia.

Parc de la Chute-Montmorency – Outside Brazil Blog

Informações:

Site: https://www.sepaq.com
Horário: das 9 am até as 6 pm, consultar o site pois os horários mudam conforme a época do ano.
Preços: consultar o site
Endereço:5300 boulevard Sainte-Anne,Québec (Québec)  G1C 0M3

Leia mais sobre Parc de la Chute- Montmorency

http://outsidebrazil.com/2017/09/19/canyon-sainte-anne-parc-de-la-chute-montmorency-e-basilica-sainte-anne-de-beaupre-3passeios-incriveis-em-quebec/

De volta à Quebec city, demos mais uma volta pela pequena cidade, pois eu queria comprar uns quadrinhos para a minha casa, e depois subimos na Grande Allé Ave que é um lugar super legal e cheio de restaurantes e bares, e fomos jantar em no Taverne eu adoro este bar tem uma boa musica, ambiente bem moderno e comida boa e principalmente cerveja bem gelada. Adoro e recomendo! Depois do Taverne fomos para o Carrefour international de theatre para assistir um evento de arte e dança contemporânea que estava acontecendo totalmente de graça, o evento se chama Sur la colline Parlementaire.

Old Quebec City – Foto: Outside Brazil Blog

Onde se hospedar em Quebec City – ficamos no hotel Acadia e achamos a localização perfeita bem no centrinho velho de Quebec City e o hotel é charmoso e com bom custo benefício.

Dia 4 – Quebec City – Ottawa – Toronto [806 KM]

Como este seria o dia que a gente iria rodar muito mais, dividimos a viagem em duas partes, então saindo de Quebec City a nossa primeira parada foi em Ottawa que é praticamente a metade do caminho [444 KM]. Chegamos bem na hora do almoço e já fomos procurar um lugar para comer e de preferência próximo ao parlamento. A opção mais uma vez foi um pub, o escolhido foi o D’Arcy McGee’s, e para quem quiser explorar mais, este pub fica bem na esquina da Sparks Street, que é uma espécie de calçadão com vários restaurantes e pubs. Voltando a falar do Pub que almoçamos, todos nós adoramos a nossas escolhas e então super recomendo.  Depois disso somos andar pelo Parliament Hill que é lindíssimo, e demos mais umas voltas ali pela região. Eu diria que precisaria mais de 1 dia neste roteiro para explorar melhor Ottawa, e posso dizer que eu sempre negligencio esta cidade, pois sempre estamos de passagem, mas enfim, depois de umas duas horas andando por lá seguimos viagem para Toronto. Ainda paramos na pequena Brockville mais isso já é assunto para outro post.

 

Parliament Hill em Ottawa – Foto: Outside Brazil Blog

 

O que acharam no nosso tour? É bem puxado diria, e tem que gostar de dirigir, mas que no final valeu super à pena valeu, nós adoramos e nossos amigos do Brasil amaram também. Então aprovadíssimo.

4 Comentários

  1. Oi, Carina. Muito legal seu post, sem contar os dias de viagem, tenho 3 dias livres, voce acha que tem mais coisa interessante para fazer e ver em Quebec ou Ottawa? Pensei em dedicar 2 dias inteiros em Quebec e em Ottawa apenas 1 dia inteiro. Gostaria muito de sua opinião. Obrigada!

    1. Olá Daniele, muito obrigada pelo seu comentário fico feliz que tenha gostado do post!
      Ottawa é uma cidade com bastante museus, e se quiser incluir isto no seu roteiro então irá preciar de dois dias, agora para sightseeing um dia dá para aproveitar bem! Quebec city também é super pequena e dá para curtir bastante em um dia, com 2 você incluir alguns museus e também algumas atividades fora da cidade. Eu gosto muito de Quebec então ficaria dois dias lá e 1 em Ottawa. 🙂

      Espero ter ajudado!

      Abs
      Carina

  2. Carina, tudo bem? Estou gostando muito das suas dicas. Estou indo agora para o Canadá e tenho alguns dias livres e , se possível, gostaria de algumas dicas de cidades próximas para conhecer. Eu ir para Washington, mas com a alta do dólar não vai dar pra fazer. Eu e meu filho para as quatro cidades.
    Abs
    Divina

    1. Olá Divina, que bom que está gostando das dicas, fico feliz em saber!
      Eu tenho alguns posts falando de cidades próximas de Toronto para visitar, estou colocando o link aqui para você:
      http://outsidebrazil.com/2017/08/04/6-cidadezinhas-gostosas-para-um-bate-e-volta-saindo-de-toronto/

      Niagara Falls e Niagara on the Lake são bem gostosas e vale à pena a visita, se vier no verão é legal ir para Kingston e fazer o passeio das 1000 ilhas.

      Abs
      Carina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button