HomeVida no CanadáVistos & Imigração

Liberais destacam as prioridades de imigração

Gerenciar a chegada de mais de um milhão de novos residentes permanentes e criar um novo Programa Municipal de imigração estão entre as tarefas que o Primeiro Ministro Canadense Justin Trudeau atribuiu ao seu novo Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino.

Essas responsabilidades e outras estão descritas na Carta de Mandato de Mendicino, publicada pelo governo federal na última sexta-feira.

A carta não contém surpresas e está alinhada com as políticas promulgadas pelo Partido Liberal do Canadá durante seu primeiro mandato entre 2015 e 2019. Ele também reflete as promessas descritas na plataforma que os liberais fizeram campanha neste outono em sua bem-sucedida candidatura a um segundo mandato.

Metas de imigração para o próximo mandato

Os principais aspectos da Carta de Mandato pedem a Mendicino que:

  • Garantir a implementação efetiva do aumento do plano anual de níveis de imigração do Canadá para 2020-2022, atraindo mais de um milhão de novos residentes permanentes para o Canadá nesse período.

Se as tendências recentes indicarem o que está por vir, o governo federal continuará a aumentar os níveis anuais de imigração em cerca de 10.000 novos residentes permanentes em 2022.

Isso significa que o Canadá visaria 341.000 imigrantes em 2020, 350.000 em 2021 e potencialmente cerca de 360.000 em 2022.

Veja o plano de imigração do governo liberal até 2021, clique aqui.
  • Trabalhar com as províncias e territórios para garantir um foco renovado na prestação de serviços de liquidação de alta qualidade para garantir a liquidação e integração bem-sucedidas dos novos canadenses. Isso exigirá uma abordagem rigorosa dos dados para medir com precisão os resultados.

O Canadá investe mais do que qualquer outro país em programas de assentamento e integração para ajudar os imigrantes a se prepararem para o mercado de trabalho, melhorar suas habilidades linguísticas, construir conexões com a comunidade e integrar-se à sociedade canadense. Isso representa mais de $ 1,5 bilhão em gastos do governo federal a cada ano, além de centenas de milhões de gastos adicionais de províncias e territórios.

Um dos desafios que o Canadá enfrentou é medir até que ponto seus vários programas de assentamento estão se traduzindo em melhores resultados econômicos e sociais para os imigrantes. Empregar uma “abordagem mais rigorosa dos dados” para medir os resultados dos assentamentos permitirá ao governo federal e seus parceiros provinciais e territoriais identificar quais programas de assentamentos são mais eficazes para ajudar os imigrantes a prosperar no Canadá.

  • Introduzir um Programa de imigração Municipal que permitirá que comunidades locais, câmaras de comércio e conselhos trabalhistas locais nomeiem diretamente imigrantes permanentes. Pelo menos 5.000 novos espaços serão dedicados para este programa.

A criação de um Programa Municipal de Nomeados (MNP) é uma promessa de eleição que visa enfrentar um desafio de longa data: incentivar os imigrantes a se instalarem fora das maiores cidades do Canadá, como Halifax, Montreal, Ottawa, Toronto, Winnipeg, Calgary, Edmonton e Vancouver.

O MNP poderia fornecer às cidades menores poderes de seleção comparáveis aos programas que se mostraram bem-sucedidos em ajudar jurisdições menos populosas a atrair mais imigrantes, como o Programa Provincial de Nomeados (PNP) e o Piloto de Imigração Atlântico (AIPP).

  • Tornar as medidas necessárias para tornar o Piloto de Imigração do Atlântico permanente. Pelo menos 5.000 novos espaços serão dedicados para este programa.”

O Piloto da Imigração Atlântica (AIP) conseguiu atrair mais imigrantes para as províncias do Atlântico. Desde o lançamento em 2017, ele tem sido usado para trazer mais de 4.000 imigrantes para o Atlântico e tornar o AIPP permanente ajudará a promover mais população e crescimento econômico na região atlântica.

  • Apresentar um plano para eliminar taxas de cidadania para aqueles que cumpriram os requisitos necessários para obtê-la.

Em resposta ao feedback de que as taxas de solicitação de cidadania canadense são muito altas, o governo federal procurará renunciar inteiramente às taxas. Com base nas previsões do governo federal, podemos esperar que o número de imigrantes que ganham cidadania aumente em 40% até 2024, graças em parte a essa política proposta.

  • Apoiar o Ministro da Segurança Pública para Emergências em matéria de migração irregular, incluindo a nova Estratégia de enforcment de Fronteiras e o trabalho contínuo com os Estados Unidos para modernizar o Safe Third Country Agreement.

Assinado em 2002 para limitar quem pode pedir asilo nas passagens oficiais de fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, Safe Third Country Agreement (STCA) tornou-se uma grande dor de cabeça para os liberais durante seu primeiro mandato. Desde 2017, mais de 50.000 pessoas usaram uma brecha na STCA para reivindicar asilo depois de atravessar o Canadá fora das passagens de fronteira cobertas pelo acordo. Fechar essa brecha seria um objetivo fundamental da modernização da STCA, mas as sucessivas administrações do governo dos Estados Unidos mostraram pouco interesse em se envolver nessa conversa com o Canadá.

  • Com o apoio do Minister for Women and Gender Equality and Rural Economic Development and the Minister of Diversity and Inclusion and Youth, trabalhe para implementar a programação piloto para incentivar mais recém-chegados a se instalarem no Canadá rural.

Este parágrafo indica que o governo federal explorará o lançamento de ainda mais programas piloto para incentivar a imigração fora das maiores cidades do Canadá. Além do PNP, AIP e MNP, o governo federal também possui o Piloto de Imigração Rural e do Norte (RNIP), lançado em 2019 para promover uma distribuição mais ampla de imigrantes em todo o país (um processo conhecido como “regionalização”).

Resta ver que tipo de objetivo político exigiria o lançamento de outros pilotos federais para promover a regionalização.

Embora as cartas de mandato não sejam abrangentes, as de Mendicino contêm algumas omissões notáveis.

Por exemplo, não há menção ao Programa de Pais e Avós que enfrentou desafios na última década e, pode-se supor, será uma prioridade para o governo federal em 2020, porém continua uma incógnita.

Além disso, o governo federal liderou os esforços do Canadá para acolher empresários e investidores, mas recuou para as províncias e territórios a esse respeito nos últimos anos. O lançamento de novos pilotos para receber mais empreendedores e investidores entraria em consonância com o desejo do governo federal de promover a inovação, o empreendedorismo e receber mais investimentos diretos estrangeiros no Canadá.

No entanto, considerando que os liberais fizeram mudanças significativas no sistema de imigração durante seu primeiro mandato, é razoável esperar que eles não se esquivem de introduzir outras melhorias que vão além do que está contido na Carta de Mandato do Ministro Mendicino.

Fonte: CICNEWS

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button