Faz muito tempo que venho querendo escrever um post sobre este assunto, e esta minha vontade se vem de uma crescente procura por programas de imigração provincial. Hoje em dia, com o fácil acesso a informação e com os vários blogs, vlogs e canais que estão disponíveis fica muito difícil saber o que é e o que não é verdade de tudo o que se fala por ai. E o fato é, que embora se tenha aqui no Canadá cerca de 70 programas de imigração, sendo na grande maioria programas provínciais, a grande verdade é que estes programas não são assim tão fáceis quanto você imagina e certamente não são tão fáceis como se dizem por ai.
Hoje em dia durante as minhas consultas de avaliação/estratégia para imigrar, quando os candidatos já tem uma noção se tem ou não tem chances para o Express Entry, eles já me perguntam sobre qual é o programa de imigração províncial mais fácil e mais rápido. E a minha resposta na maioria das vezes é nenhum. Calma eu explico.
É natural bucarmos as maneiras mais fáceis de imigrar, certo?! Mas temos que pensar que imigrar é algo que exige-se esforço, mudança (muita mudança) e principalmente tempo. E quando nos referimos à programas de imigração, tempo é essencial! O fácil e rápido não existe. Então a minha pergunta para você que está pensando em um programa províncial é: quais são os seus vínculos com a província no qual deseja imigrar? Então antes de pensar que determinada província não exige um nível muito alto de inglês para imigrar, pense, o que você tem à oferecer para esta província? Quais são os vínculos? O que faria esta província te selecionar?
A base de qualquer programa províncial é a real intensão de se estabelecer na província. E sendo assim este desejo real está muito sempre relacionado ao vínculo que você tem com a província no qual deseja imigrar. E ai você irá me perguntar, mas quais são esses vínculos afinal?
Vínculos de trabalho
Todas as províncias do Canadá tem um categoria de programa imigração específico para recebe uma oferta de trabalho. Portanto, se você possui uma oferta de trabalho que atenda aos requisitos de um programa províncial, então eu irei dizer que para você imigrar por uma província será muito mais fácil. O programa de Ontário mesmo tem a catgoria OINP – Foreing Worker Stream no qual se você possuir uma oferta de trabalho em Ontario e a posição ser na mesma NOC 0, A ou B que já possui uma experiência de trabalho anterior de pelo menos 2 anos, você não precisa nem apresentar um teste de proeficiência de inglês. Isso quer dizer que não precisa falar inglês?! Bem não é bem assim, né?! Afinal como você irá conseguir o trabalho! E no geral os requisitos de idioma são bem baixos para programas provinciais com suporte de um empregador. Sendo assim, a maioria dos programas desta categoria são fáceis, porém, a parte mais complicada é conseguir a tão sonhada oferta de trabalho que qualifique para estes programas. Estando no Brasil é bem mais complicado, porém, já estando no Canadá com uma permissão de trabalho ai sim posso dizer que poder ser bem mais fácil conseguir. Veja como trabalhar legalmente no Canadá, neste post.
Vínculos de estudo
Estudar no Canadá pode ser uma ótima opção para se fazer uma boa transição para um processo de imigração, ainda mais se for através de um programa províncial. Pode conferir, todas as províncias tem programas destinados à estudantes internacionais, e sendo assim, fazer um programa de estudos elegível de formação superior ou profissionalizante, é um caminho super viável para se imigrar depois. Ao cursar um college publico no Canadá por exemplo, após se formar, o estudante terá direito ao Post Graduated Work Permit – PGWP que pode ser de no máximo 3 anos. Este período que é possível trabalhar full time é essencial para se conseguir uma oferta de trabalho que qualifique para um determinado programa de imigração. Algumas províncias o programa de estudante internacional permite que a candidato tenha um oferta de trabalho em NOC que são semi-qualificadas (C) como é o caso do AINP Opportunity Stream, da província de Alberta. Porém, a grande maioria o estudante após se formar precisa de uma oferta de trabalho NOC 0, A ou B.
Profissões em Demanda
Poucas províncias irão selecionar diretamente os candidatos baseados somente em capital humano (processo parecido com o do Express Entry). Sendo assim, algumas possuem uma lista de profissões que estão em demanda na província, ou seja, áreas de trabalho nas quais existe uma certa carência de mão de obra. Embora exista uma carência, isso, não quer dizer que a província pode aceitar qualquer candidato que tenha experiência comprovada uma dessas áreas. Para a província de Saskatchwan por exemplo, embora se exiga inglês equivalente CLB 5 (Lower Intermediate) para candidatos que possui experiência em uma das profissões de sua lista, a mesma também exige que se tenha uma pontuação de pelo menos 60 pontos de 100 no grid de pontos do processo províncial. E matematicamente não tem como atingir os 60 pontos se você não tiver um bom nível de inglês. O mesmo acontece com Manitoba, que faz suas rodadas de convites e “beneficia” candidatos que estão em um das profissões de sua extensa lista de demandas, porém, para se obter a nota de corte, precisa se ter muito mais que experiência comprovada em uma dessas profissões, e mesmo com inglês avançado se o candidato não possuir outros vínculos mais sólidos com a província, não atingirá a pontuação necessária para see selecionado.
Vínculos familiares
Províncias como Manitoba, New Brunswick e Prince Eduard Island dão pontos extras em seus programas para quem possuir parentes próximos nessas províncias. E manitoba ainda te tira pontos caso você tenha parentes em outras províncias. Enfim, para os programas destas províncias ter um parente próximo (proxímo mesmo), pode ser um diferencial para ser selecionado no processo, mas não é somente isso. Ainda sim é precisa atingir outros requisitos como idioma, experiência profissional qualificada, bom nível educacional entre outros.
Cada vez mais as províncias estão aderindo ao Express Entry System para selecionar os seus candidatos, e isso quer dizer que os requisitos mínimos para serem aceitos no pool do Express Entry precisarão ser atingidos para que o candidato possa se qualificar a esses processos. E portanto, os critérios básicos de idioma, experiência profissional qualificada, nível educacional e idade começarão a ser fatores indispensáveis para estes processos. Com excessão claro aos programas que tem como elegibilidade ter uma oferta de trabalho e aos destinados a estudantes internacionais que possuiem uma oferta de trabalho full time pós estudos para esses na grande maioria das províncias ainda não se possui um limitador de idade
Diante disso tudo, se você me perguntar se é fácil imigrar para determinada província, irei, dizer que sim, desde que você possua os vínculos necessários que te qualifiquem para esta ou aquela província. E em muitos casos, estes vículos ainda tem que ser construídos, portanto eu sempre procuro orientar meus clientes sobre a melhor forma de conseguir se qualificar para uma deteminada província. E isso não quer dizer que será um processo rápido e muito menos fácil. Já que construir estes vínculos pode demorar um pouco, certo?! Mas quando se começa da maneira certa, com certeza será mais acertivo e com isso mais rápido do quando não se tem o direcionamento correto desde o início.
O que as pessoas tem que entender é que o Canada precisa sim de muitos imigrantes, sempre foi assim e esperamos que sempre seja, mas, isso não quer dizer que o país está aberto à todo mundo. A base de imigração é a economia e o Canadá precisa de pessoas que continuem girando essa roda a fim de que o país continue sendo uma grande potência econômica. E para isso, é necessário pessoas que chegem aqui praticamente prontos à contribuir rapidamente para a economia do país. Praticamente 80% dos programas são com foco em profissionais qualificados e com bons nível de idioma. O intuíto é que essas pessoas possam ser absorvidos rapidamente no mercado de trabalho, comecem ter uma boa renda e paguem impostos e de preferência continuem pagando impostos por muitos anos ainda. Não podemos ser ingênuos com relação à isso, o Canadá está aberto, está sim, e se você atender os requisitos que o país exige você terá uma ótima oportunidade de imigrar para cá.
E para receber mais informações úteis como esta assine a nossa newsletter e nos siga em nossa redes sociais.
Foto em destaque: Parlamento de British Columbia – Gabriel Barros
Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:
https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/