Como não é mais novidade para ninguém que à partir de Maio de 2017 alguns brasileiros não precisarão mais de visto de turismo para visitar o Canadá! E isso é muito bom. Eu sinceramente espero que isso seja verdade dessa vez, pois o CIC já havia anunciado essa isenção duas vezes antes e voltou atrás. Então rezemos para que eles não voltem atrás desta vez! Porém, eu não sei se vocês prestaram atenção na notícia, mas essa isenção não se aplica a todos os Brasileiros, e sim a alguns, e mesmo para os que são isentos, ainda há a necessidade de fazer uma aplicação online, ou seja, o eTA (Electronic Travel Authorization).
Quem não precisará de visto de turismo para o Canadá
A isenção do visto de turismo canadense, será para brasileiros que já tiveram um visto para o Canadá nos últimos 10 anos, ou possuem um visto válido para os Estados Unidos. Portanto, essas são as duas condições para que nós brasileiros possamos vir ao Canadá sem precisar aplicar para o TRV (Temporary Resident Visa). Para quem não possui uma dessas duas condições citadas, nada muda, e será necessário aplicar pelo procedimento normal.
- Ter tido um visto canadense nos últimos 10 anos ou
- Ter um visto dos EUA válido;
Tenha essas duas regrinhas em mente!
Um detlahe: E para entrada via terrestre ou marítima nada muda, nesses casos precisa aplicar para o visto;
O que é o eTA?
O eTA é uma espécie de visto meio que automático, ou seja, você precisará entrar no CIC e se cadastrar, pagar uma taxa de Cad$ 7,00 e em questões de minutos o eTA é aprovado ou recusado. Lembre-se que sem essa autorização não é possível entrar no Canadá. Não vá achando que: só o fato de ter o visto americano válido você poderá entrar aqui a hora que quiser, precisará antes de vir aplicar para o eTA e depois disso está ok, essa autorização será válida por 5 anos. E não se esqueçam de um detalhe: o oficial da fronteira ainda tem a decisão final, ou seja ele ou ela ainda pode te barrar na entrada, então eu aconselho a trazer todos os documentos certinhos, tais como: passagem de volta, ter um comprovante de aonde irão se hospedar enquanto tiverem no Canadá, comprovação de fundos para a viagem, etc.
Como aplicar para o eTA
O processo é bem simples, basta ter em mãos o passaporte, o cartão de crédito e um email válido, entrar no site do cic: http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start.asp e iniciar a sua aplicação.
Passo-a-passo
O formulário AVE poderá ser preenchido nesse link: https://onlineservices-servicesenligne.cic.gc.ca/eta/welcome (Válido para brasileiros em Maio/2017)
este vídeo serve para ilustrar bem o processo de aplicação (somente em inglês):
[gdlr_video url=”https://www.youtube.com/watch?v=FFIVPOLVVtc” ]
E para preenchimento do AVE este é o link para o manual que explica todos os campos exigidos no eTA.
É isso pessoal, espero que as informações desse post ajude vocês de alguma forma, agora vamos rezar pra que essas medidas entre em vigor!!! Para os que não possui nenhuma das condições acima e não são elegíveis ao eTA, se quiserem pode me procurar que eu posso ajudá-los no processo de obtenção do visto canadense!
Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16
Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:
https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/cacaiani/