HomeImigrar para o Canadá

Entendendo o Sistema de Imigração Canadense – Canadian Experience Class

Hoje irei falar sobre o Canadian Experience Class (CEC), programa este no qual tenho um carinho super especial, pois, foi o programa pelo qual conseguimos o nosso tão sonhado PR aqui no Canadá.

Esse é o quinto post dá série: Entendendo o Sistema de Imigração Canadense, ainda dentro da categoria Economic Class e claro abaixo do Express Entry.  Como meu marido aplicamos para o CEC ainda no processo antigo, ou seja, antes de Janeiro de 2015 quando ainda não havia o Express Entry (EE), o nosso processo foi bem diferente do que é hoje. Embora as características e exigências do programa não tenha mudado em nada, o que mudou foi a forma como aplicar para o CEC.

Hoje e através do EE, ou seja, no processo atual é necessário se criar o perfil no EE e obter concorrer com todas as pessoas que estão no Pool de candidatos, aguardar cada Draw, e sendo selecionado o consulado irá mandar ITA (Invitation to Apply) e você terá 60 dias para enviar toda a sua aplicação online.

Canadian Experience Class

O CEC (Canadian Experience Class) é um dos programas de imigração administrados pelo Express Entry, e nele se enquadram pessoas que basicamente possuem um mix de:  pelo menos 1 ano de experiência profissional qualificada no Canadá, educação de nível superior, nível de idioma podendo ser Inglês ou Francês e idade (o que conta bastante pontos no processo). No ano de 2014 o CEC foi responsável por tornar 14.200 pessoas residentes permanentes no Canadá, sendo cerca de 18% de dentro da categoria Economic class.

Junto com o Federal Skilled Worker (FSW) e o Provincial Nominees Program (PNP) o CEC é um dos programas que mais traz imigrantes para o Canadá. (fonte: http://www.cic.gc.ca/english/resources/statistics/facts2014/permanent/03.asp). O CEC é o tipo de programa que beneficia quem trabalha ou que já tenha trabalhado por pelo menos 1 ano no Canadá. Além disso o CEC é também um dos programas que mais atende estudantes internacionais, sendo que esses depois de formados e com o PGWP em mãos tem a possibilidade de trabalhar aqui no Canadá por um período que pode chegar até 3 anos.

A principal característica o CEC e que se difere do FSW é que: o CEC beneficia pessoas que já obtiveram uma vivência profissional qualificada no Canadá. Enquanto o FSW qualquer 1 com experiência profissional qualificada em seu país de origem, podem aplicar mesmo não tendo trabalhado no Canadá. O CEC é especifico para pessoas que já estão trabalhando aqui no Canadá ou que já tenham trabalhado.

Basicamente os requisitos principais para o CEC são:

Experiência profissional: pelo menos 1 ano de experiência profissional qualificada full time no Canadá (sendo 1560 horas de trabalho no ano / 30 por semana), ou o equivalente part-time caso você só tenha trabalhado part-time. (20 horas por semana = 80 horas mês x 19.5 meses = 1560 horas), dentro de um período de 3 anos. Ou seja, se você trabalhou no Canadá em 2011, voltou para o Brasil e depois de 4 anos decidiu que gostaria de aplicar para uma residência permanente no Canadá, você já não estaria mais dentro do critério do CEC. A sua experiência de trabalho contará para o CEC se ela estiver dentro de um período de 3 anos. A profissão que você trabalhou no Canada precisa estar dentro da NOC 0, A e B.

Idioma: o critério mínimo é de CLB 6, porém sabemos que para critério do EE quanto maior a sua nota no idioma melhor será a sua pontuação final, o que te dará mais chances nos Draws. Lembrando que para todos os programas de imigração do Canadá os testes aceitos são: IELTS – General Training  e o CELPIP também General, e se for para o Francês é o TEF.

Formação: não há um requerimento mínimo de educação, PORÉM, como o CEC está abaixo do EE, se você quiser ganhar mais pontos para se tornar um forte candidato no pool do EE é necessário que você possua no mínimo superior completo.

Quando estávamos analisando os processos para a nossa aplicação, entre o Federal Skilled worker (FSW) e o Canadian Experience Class (CEC) notamos que a diferença no volume de documentos era bem grande. Por exemplo, no CEC foi exigido praticamente metade dos documentos que precisaríamos mandar se tivéssemos aplicado pelo FSW. Isso foi um fator que contou muito na nossa decisão de aplicar para o CEC. Mas vale ressaltar que nós no momento da aplicação possuíamos os requisitos para aplicar tanto pelo FSW quanto pelo CEC, e por isso escolhemos o que seria mais fácil para nós. Hoje em dia o processo é um pouco diferente, sendo que todos os candidatos precisam passar pelo EE.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


4 Comentários

    1. Olá Luciana, muito obrigada pelo seu feedback.
      Para comprovação da CEC você precisa apresentar a carta (declaraçã) da empresa na qual trabalhou ou está trabalhando + pay Stubs.

      Abraços
      Carina

  1. Desculpe pela pergunta leiga, o Canadá considera college de alguma engenharia, logistica, etc…. Superior ?

    1. Oi Leonardo, o college é uma instituição, e oferece vários programas de estudos. Podendo ser cursos certificados (1 ano), diploma de 2 anos e alguns deles oferecem programas de graduação e pós-graduação. Então dependendo do programa de estudos que você escolher no College será sim considerado uma formação superior.

      Abs
      Carina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button