Imigrar para o CanadáVistos & Imigração

Entendendo o Sistema de Imigração Canadense – Express Entry

Você sabe o que é e como funciona o Express Entry?!

No post anterior eu falei um pouco sobre como é estruturado o sistema de imigração canadense, falei sobre os pilares da imigração canadense sendo eles as categorias: Economic, Family and Refugee classes. No post de hoje da série – Entendendo o Sistema de Imigração Canadense – sobre o Express Entry.

Então vamos entender o que é e como funciona o Express Entry.

*Post atualizado em Novembro/2019

express-entry (1)
Express Entry – Skilled Worker – fonte: www.cic.ogr.ca

Express Entry

O Express Entry (EE) é um sistema usado pelo governo Canadense para gerenciar aplicações para programas de imigração de profissionais qualificados, e portanto todos os programas de imigração dentro da categoria Economic Classes Skilled Worker: Federal Skilled Worker, Federal Skilled Worker Trades , Canadian Experience Class e o Provincial Nominee (PNP) são gerenciados pelo Express Entry.

O EE foi introduzido em Janeiro de 2015 substituindo o antigo sistema de first come, first served. Antes do EE o governo determinava quantas vagas baseado em profissões em demanda para cada programa ele iria abrir, e uma vez aberta todo mundo que atendesse os requisitos mínimos do de um dos programas poderiam enviar suas aplicação submetendo toda a documentação para o consulado.

Assim que o número de aplicações atingia a capacidade, o consulado canadense devolvia os processos a mais, e processava somente aqueles que ja tinham sido aceitos e que foram considerados completos, ou seja que possuíam toda a documentação exigida. Com isso o consulado tinha um trabalhão em pré-analisar todas as aplicações, e isso gerava um trabalho meio que desnecessário.

O EE o processo é um pouco diferente, hoje o candidato cadastra um perfil no sistema, e de acordo com o nível de inglês, formação acadêmica, experiência profissional e idade, é gerado uma pontuação. Todos os meses, o consulado faz em média 2 draws e os candidatos que atingirem a pontuação de corte ou acima, receberá um convite para continuar no processo, este convite se chama ITA (Invitation to apply).

No sistema antigo, todo o processo levava em média 12-18 meses (tendo sorte), hoje depois que o candidato receber a ITA o governo promete o processo em até 6 meses, desde de que o candidato selecionado envie todos os documentos corretamente.

EE_FACTSheet_Applicant_EN_Print_Oct27.indd
Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/index.asp

Como funciona o EE

Os candidatos potenciais para os programas devem possuir os requisitos abaixo:

  • Experiência profissional qualificada (full-time ou part-time equivalente) de no mínimo 1 ano;
  • Proficiência no Inglês e ou Francês; (Agora soma pontos bonus para quem tem também o segundo idioma);
  • Formação acadêmica;
  • Idade

Todos os candidatos que possuírem os requisitos acima podem cadastrar o seu perfil no EE,  estes ficam aguardando no que o consulado chama de Pool, (literalmente ficam em uma piscina nadando com milhões de outros candidatos e aguardando para serem pescados) e os que atingirem as maiores pontuações de acordo com a pontuação de corte (cut off points) serão convidados a aplicarem para um processo de imigração, ou seja receberão o ITA (Invitation to Apply). Exitem forma sde conseguirem pontos extras sendo uma dela a LMIA que podem somar até 200 pontos, e receber a nomeação de um província está somente te dá 600 pontos no processo.

Mas o que é o LMIA afinal? Uma LMIA (Labour Market Impact Assessment) – é uma oferta de trabalho oferecida por uma empresa canadense que deseja ser sponsor de um candidato (trabalhador estrangeiro). Para poder oferecer uma LMIA para um trabalhador estrangeiro, a empresa precisa se enquadrar em vários requisitos exigidos pelo governo e precisa também realizar uma Labour Market Impact Assessment – LMIA, que consiste basicamente provar para o governo canadense que a empresa não achou nenhum cidadão ou permanent resident  qualificado para a vaga e por isso ela precisa recorrer a uma profissional estrangeiro.

Nomeação provincial: A nominação da província consiste em ser aceito em algum programa provincial, nesse caso cada província canadense tem autonomia para criar programas de imigração baseado em suas demandas e necessidades locais, portanto, nesse caso a província faz uma pré-seleção de seus candidatos e depois oferece uma espécie de carta convite para os candidatos selecionados, com isso este pode se cadastrar no EE praticamente aprovado pelo processo, assim o governo federal somente faz as verificações finais.

Critérios do sistema de ranking – EE

A pontuação máxima a ser atingida no CRS (Comprehensive Ranking System) é 1200 pontos, claro que não preciso nem dizer que um ser humano mortal nunca conseguirá atingir essa pontuação, não é mesmo?! A média de nós que não somos Jedis é cerca de 450 – 500 pontos, se não tiver uma LMIA e ou uma nomeação de alguma província (essa irei explicar em um post único).

A fórmula é:

  1. Habilidades (skills ) e Experiência profissional  –  máximo de pontos para solteiros é de 500 e o máximo para casados e common-law é de 460;
  1. Esposa(o) e ou common-law fator: educação, língua, experiência profissional e habilidades – máximo de 40 pontos; (notem que claro para quem é solteiro esse quesito não pontua, porém a pontuação já é integral no item acima sendo 500 para solteiro e 460 para casado, portanto essa história de que casados levam vantagem no EE não é verdade.)
  1. Adaptação – fatores como já ter morado/estudado no Canadá por mais de 1 ano ou possuir parentes que vivem aqui – máximo de 100 pontos;
  1. LMIA 50 e 200pontos  e PNP  600 pontos

Total – máximo de 1200 pontos.

No ano de 2017 o governo fez algumas mudanças que beneficiam ainda mais alguns candidatos, sendo entre elas: pontos extras para quem possui também a segundo idioma. Como vocês sabem o Canadá é uma país bilingue, então se você falar Inglês e também francês receberá pontuação extra podendo chegar a 30 pontos. Quem possui irmãos que já são permanente residente e ou cidadãos no Canadá também podem ganhar mais 15 pontos e quem se formou no canada levam também até 30 pontos dependendo do tempo de curso (1 ou 2 anos – 15 pontos, 3 anos ou mais 30 pontos).

Como são calculados esses pontos:

A – Core – Humam factors

Fatores Pontos casado /common-law Pontos Solteiros
Idade100110
Nível educacional140150
Idioma150160
Work Experience 7080

B – Esposa(o) / Common-law Partners factors

Fatores Pontos casado /common-law
Nível educacional10
Idioma20
Work Experience10

C – Adaptabilidade

Fatores Pontos
Educação
Boa ou excelente proficiência inglês +   Superior completo 50
Canadian Work Experience +   Superior completo 50
Experiência Profissional Internacional
Canadian Work Experience +   Superior completo 50
Boa ou excelente proficiência inglês +   Canadian Work Experience 50
Certificação Especializada (categoria trade)
Boa proficiência idioma + certificado   de especialização (categoria trade)   50

D – Pontos Extras

FatoresPontos
Proposta de emprego com LMIA600
PNP Nomiação600

Todas essas informações sobre a pontuação e o ranking CRS foram extraídas do link: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/grid-crs.asp

Round of invitations – Draws

Frequentemente o governo faz os round of invitations- Draws, ou seja, publica a pontuação desejada, e todos os candidatos que estão cadastrados no EE e estão aguardando no Pool que atingirem essa pontuação ou mais serão finalmente selecionados para receber o ITA.

A frequência dos draws é a cada 15 dias, mas, o governo pode mudar isso a qualquer momento, mudando a sequência de dias etc. Portanto, uma vez cadastrado e com uma pontuação considerável, deixe o que puder de documentação pronta, porque se você receber o ITA você terá pouco tempo para enviar a sua documentação. Umas vez recebendo o ITA serão 60 dias para envio de sua aplicação completa.

Espero que tenham entendido um pouco como o EE funciona e no próximo post irei entrar dentro de cada um dos programas de imigração gerenciados pelo EE.

Siga o My Sweet Canada clicando nos links abaixo:

https://www.facebook.com/mysweetcanada
https://twitter.com/MySweetCanada
https://www.instagram.com/carina.iani/


20 Comentários

  1. Olá Carina! Tudo bem? Parabens pelo blog!! Tem muuuita informacao de valor por aqui! Mas me tire uma duvida por favor.. andei pesquisando bem sobre o EE e acredito estar bem familiarizado com o processo, porem, fiquei com uma duvida sobre o numero de pessoas que recebem o convite em cada chamada.. por exemplo, na ultima agora, de 14 de novembro, foram convidados 3900 pessoas e a nota de corte foi 449, mas se vc abrir o quadro que mostra quantas pessoas tem em cada faixa de pontuação, e somar todas as pessoas de 449 ate 1200 pontos, não da 3900 pessoas.. o que acontece? O convite se estende ate atingir os 3900? Ou so vao de fato as pessoas que tem 449 pra cima mesmo que não completem as 3900 vagas?

    1. Olá Adriano, estou bem e você?
      Muito obrigada pelo seu comentário e feedback!
      A sua pergunta é bem interessante, o RCIC envia o ITA somente para candidatos que possuem 449 ou mais (cut off do último draw) e neste caso emitiram 3900 convites.
      Se você olhar agora a relação do pool está datada de 08/11 ou seja esta foi a última atualização e nele constam um pouco mais de 3000 candidatos cadastrados na faixa de 440-1200 sendo assim até o proximo pool que é daqui uns 15 dias mais ou menos o pool já terá muito mais pessoas. E muito dos perfis que estão já cadastrados no pool podem ser editados, quando os candidatos conseguem aumentar seus score, ou recebem alguma nomeação, portanto é bem próvável que até o próximo draw este número aumente e ai teremos mais de 3900 acima dos 440. E por isso a pontuação de corte não vem caindo este ano.

      Att
      Carina

  2. Olá Carina. Parabéns pelo blog. Uma pergunta: como é a pontuação no quesito idade? Vi que tem a pontuação mas não menciona a categoria. Obrigada

    1. Olá Priscila, tudo bem? Para o Express Entry a pontuação até os 29 anos é de 100 para perfis con casal e 110 para perfis solteiros, depois dos 29 anos se perde em média 5 pontos por cada ano de aniversário, zerando totalmente após os 45 anos. Você pode conferir todos os pontos neste link: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/criteria-comprehensive-ranking-system/grid.html
      Muito obrigada pelo seu comentário e feedback.

      Abraços
      Carina

  3. Olá Carina! Eu tenho duas dúvida, que talve sejam bobas:
    1) Vamos supor que eu receba o ITA e mande toda a documentação exigida… Estando tudo certo, é certeza que eu receberei o visto de PR?
    2) Uma vez que recebi o PR, posso ir pra qualquer Provincia e/ou cidade do Canadá pra me estabelecer? E quanto tempo eu tenho pra ir pra lá apos receber o PR?

    1. Olá Anderson,

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Segue suas respostas:
      1) Nenhum processo é garantido, após o envio da documentação o seu processo passrá por um período de análise e checagem das informações, estando tudo certo será aprovado, porém, enquanto não sair a decisão final não é certeza.
      2)O PR não é limitado a uma província específica ele é a nível nacional, porém, se você consegiu o seu PR através de um processo províncial é extremamente recomendado que você se estabeleça nesta província.

      Abs
      Carina

  4. Carina, O seu blog é o melhor sobre o processo de imigração para o canada que pesquisei até o momento.
    Obrigado pelo conhecimento que você compartilha. Sucesso..

  5. Eu estou pensando em aplicar para a imigração e o seu posto ajudou muito a entender como funciona. Pelo que eu vi o sistema não aceita o TOEFL como comprovação de proficiência em inglês né?

    Espero ver em breve a continuação do post

  6. Olá Carina!! Amei suas explicações! Mas ainda tenho uma dúvida cruel que queria muito esclarecer. Na verdade são muitas rsrs, mas essa é a mais complicada mesmo…
    Quando se fala de “sorteio” o que significa exatamente? Mesmo tendo uma pontuação alta e recebendo o convite para aplicar ainda preciso ser “sorteada” ou o fato de ter sido convidada (estando acima da nota de corte) e apresentando toda a documentação comprobatória é suficiente?? Corro o risco de ter boa pontuação, receber o ITA, provar tudo direitinho e não ser sorteada?
    Aguardo ansiosamente sua resposta rsrs
    Abraços!!

    1. Olá Eloísa,
      Se você recebeu o convite (ITA) é porque você já foi sorteada, ou seja, você possui os pontos necessários de acordo com o que o consulado determinou.Portanto o sorteio acontece para determinar qual é a nota de corte e selecionar quem receberá o ITA. Depois disso você terá 60 dias para enviar toda a documentação solicitada de acordo com o processo de imigração que o seu perfil se enquadrou melhor. Caso você não envie essa documentação no prazo, você pode ser desqualificada.
      Porém, o consulado tem 6 meses para avaliar o seu processo de imigração, e ele pode ser aprovado ou não, isso dependerá dos critérios do consulado.

      Espero ter esclarecido!!!
      Abs
      Carina

  7. Olá Carina,

    no quesito C (adaptabilidade) quando você coloca boa ou excelente proficiência de ingles + graduação ou Canadian Work Experiencie + graduação, essa graduação precisa ter sido feita no Canadá? Ou serve a adquirida no Brasil?? Obrigada.

    1. Oi Mayra,
      Sim nesse quesito conta como adaptabilidade experiência profissional e ou graduação no Canadá, até porque a experiência profissional e nível educacional no Brasil já foram somados antes. Então no item A – Core – Humam factors.

      Abraços,
      Carina

  8. Olá Carina! Estava passeando no seu blog vendo o post do Niagara on the Lake e quando voltei à página principal já tinha este post fresquinho. Oba!
    E que post! Muito obrigada por esclarecer para nós esta questão do EE, que pelo menos para mim estava um tanto nebulosa. Sua explicação ficou fantástica, esclareci um monte de dúvidas!
    Uma perguntinha: você que já está aí e imagino que deve ter conhecido neste tempo várias histórias as mais diversas: Nas categorias que você explicou tem status casado/common law ou solteiro. Imagino que pessoas divorciadas voltam para o status de solteiro, ne? Como você vê as chances para mulher divorciada com uma criança? Será que é um fator muito complicante, me jogaria lá no fim da fila?
    Outra perguntinha (sei que disse que era uma só, mas já que estou abusando da sua boa vontade, rsrs…). Como experiência internacional, somente o Canadá conta? Ou uma experiência nos EUA será que ajuda?
    Obrigada novamente pelo post ótimo, que vou salvar para ir consultando pelo caminho. E agradeço mil vezes se você puder lançar umas considerações sobre minhas perguntinhas.
    Abração!

    1. Oi Mariana, fico muito feliz com o seu feedback, foram algumas..muitas horas de estudo para escrever o post hehehehe e ver que isso está ajudando alguém é muito gratificante!!!! Obrigada.
      No caso a pessoa que é divorciada volta ao status de solteira para fins do EE, então quando cadastrar o seu perfil mesmo tendo a opçào de colocar coo divorciada, os pontos a serem somados serão os mesmo para solteiro. Com relaçao ao fato de ter filho, isso não tem problema, uma vez que a pessoa atingir todos os requisitos necessários no EE. A questão do filho ele entra como seu dependente no momento que você estiver preenchendo os formulários para o programa que vc foi qualificada. Mais para frente duranto o processo de aplicação, ou seja, depois do ITA, eles irão checar se todos as informações cadastradas no perfil do EE estão corretas. E irào checar antecedents criminais, capacidade financeira e irão pedir exames de saúde, se ambos estiverem ok nesse parte, não tem porque negarem o visto, e portanto ter filhos ou não, não irá mudar nada. Fique tranquila que nãoirão te colocar por último a fila..hehehehe
      A questão da experiência profissional internacional, somente é considerada a canadense, para fins de pontuação.
      Mais uma vez obrigada pelo seu comentário!!!
      Abraços,
      Carina

      1. Obrigada por sua resposta tão completa e tão rápido, Carina!
        Eu morei 2 anos em NY há alguns anos atrás, fiz Au Pair. Voltei para o Brasil, enfim, as voltas que a vida dá, mas sempre aquele pedacinho do coração pensa naquela região que tanto amo. Pelo que conheço, o Canadá é um país mais receptivo e as leis de imigração melhores, e a possibilidade de criar minha pequena com qualidade e sem este medo que temos o tempo todo no Brasil, me motiva a fazer um plano. Preciso ir amadurecendo esse plano, estou pensando a princípio como meta em ir daqui a uns 3 anos. Vamos ver. Por enquanto, só na pesquisa, lendo blogs, sites, tudo, e babaaaando em fotos como as dos campos de lavanda que você postou. Gente, o que é aquilo? Cataploft!
        Pena que a experiência internacional só conta o Canadá mesmo, mas pelo menos o nível de inglês já me ajuda. Talvez procure pelo caminho do college primeiro. Enfim! Pesquisa, aprendizado e dedicação!
        Mais uma vez, obrigada pelos ótimos esclarecimentos! Vou adicionar seu blog à minha lista para acompanhar sempre os posts novos!
        Abração!

      2. Oi Mariana, realmente quando vivemos um tempo fora é difícil não ficar com aquela vontade de voltar…e como você tem uma filhinha essa vontade só aumenta eu posso imaginar como é. Realmente o Canadá é um país muito mais receptivo e com uma maior possibilidade de imigração do que os EUA. Antes de encarar vir para cá estudando, tenta ver quantos pontos você conseguiria atingir pelo Express Entry, como você disse que tem um bom nível de inglês se atender aos requisitos e conseguir uma boa pontuação, talvez seja um caminho mais rápido…como você planeja vir daqui a 3 anos, dá tempo para vc explorar todas as possibilidades, né.

        Abs,
        Carina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button