AdaptaçãoPelo CanadáViagensVida no Canadá

O que você precisa saber se estiver chegando no Canada em fevereiro

Se você estiver chegando no Canada seja bem vindo, antes de mais nada. Há muito o que se dizer sobre adaptação cultural, sobre o primeiro ano na vida de um imigrante e sobre as imensas transformações que te aguardam. Mas há tempo para isso e achei que seria mais interessante se você tivesse equipado com dicas mais concretas, ainda mais se a sua escolha envolve chegar no inverno. Vamos lá?


Quando eu imigrei, há alguns anos atrás, nós tínhamos um fórum de debate com pessoas que estavam vindo também. Era um fórum bastante acolhedor e todas as pessoas estavam no mesmo tipo de processo de imigração. Um dos primeiros casais a conseguir vir para o Canadá chegou em janeiro, alocou-se em um basement e… não ficaram um mês, voltaram para o Brasil. Estou certa de que vários fatores cumularam nessa decisão e respeito a escolha que fizeram, mas sei que o começo – o que chamamos de “primeira impressão” é bastante impactante. No caso deles, eles contaram como sentiram falta da luz do sol, como não se adaptaram ao frio e acabaram se sentindo isolados.

O que você precisa saber para curtir sua chegada em fevereiro

Não fique só em casa – Essa é a primeira boa dica. Aos poucos nós aprendemos a usufruir da beleza e das atividades de cada estação do ano. Para nós que viemos de clima tropical será sempre mais difícil curtir o inverno (a maioria de nós, há pessoas que amam o inverno de cara). Há muitos eventos e lugares para ir em cada cidade. Provavelmente no começo você estará cheio de pendências e mudanças para resolver, mas não esqueça de tirar um tempo para turistar. É importante que você, e sua família, tenham esses momentos de pausa e lazer para melhorar a adaptação. Algumas opções de passeios para essa época são cafés e restaurantes, museus, galerias de arte, bibliotecas (que inclusive tem eventos para cada faixa etária além de cursos para recém chegados no país) e até tentar uma atividade de inverno como snowboard, ski ou snowshoeing. Tente alternar essas atividades com encontros entre amigos. Não se isole, há muitas redes de brasileiros e não se limite conheça novas culturas. Tem mais no post “Como curtir as delícias do inverno”, corre ver.

Ah aproveite e veja a lista dos eventos que rolam em Toronto neste mês:

https://outsidebrazil.com/2019/02/01/10-eventos-gratuitos-em-toronto-no-mes-de-fevereiro-2019/

Saiba se vestir para o inverno. Para que você consiga mesmo usufruir das atividades que eu mencionei ali em cima, você também precisará saber se agasalhar. Ninguém fica feliz se estiver sentindo frio! O segredo aqui são as famosas “layers” ou “camadas”. Mas por quê usar camadas? Um casaco só raramente dará conta do recadinho do inverno canadense, mas também porque os estabelecimentos e transporte público são aquecidos e as temperaturas podem variar bastante ao longo do dia. A primeira camada de roupas é, em geral, fina e respirável. Fuja do algodão! Pode ser que você soe um pouco em algum momento e, se estiver usando algodão, o tecido vai ficar úmido e frio. Para segunda camada use um casaco flanelado e por fim um casaco a prova d’agua e a prova de vento é sempre o mais recomendado. Se você estiver na costa oeste do Canada, na área de Vancouver, as temperaturas são mais agradáveis e será mais fácil acertar na roupa. Não se esqueça de: luvas, gorros, uma boa bota impermeável e cachecóis. Eles são indispensáveis! Se você quiser mais detalhes ainda sobre isso, confira o texto “Sobrevivendo ao inverno em Toronto, dicas para o dia-a-dia”.

Não se esqueça da vitamina D. Nós estamos acostumados com uma alta exposição (por vezes até alta demais) ao Sol. Durante o inverno os dias são curtos e o frio nos inibe de curtir fora de casa. Há várias opções para evitar a falta de vitamina D no organismo (lembre-se que os impactos orgânicos e psicológicos são bem grandes). A primeira opção é conversar com seu médico e trazer (ou se você já tem médico aqui pedir mais orientações sobre) um suplemento de vitamina D para uso diário. A segunda opção é criar um espaço na sua casa (ou no trabalho) onde haja entrada de luz do sol para que você possa sentar-se um pouco ali (uns 15 minutos por dia já fazem diferença). Há ainda luzes que você pode comprar que tem o “efeito” dos raios solares, e instalar dentro da sua casa. Mas se você estiver no ânimo de se adaptar mesmo à cultura, vá para rua por uns 15 minutos todo dia de sol. Até as creches canadenses têm tempo ao ar livre todo dia para as crianças (as temperaturas mínimas de exposição são estabelecidas pelo governo) então se jogue.

Essas são as principais dicas e espero que possam te ajudar. Caso você já esteja no Canadá há outros carnavais (cof cof – invernos) deixe nos comentários sua dica. E  se você está chegando e quer saber mais coisas, deixe suas dúvidas e vamos juntos. Você também pode consultar as previsões de médias de temperatura para as principais cidades canadenses em fevereiro de 2019 no site Weather Network.

Foto em destaque: Carina Iani/ cidade de Kingston – ON

Assine nossa newsletter que vou aos poucos trazendo informações que só quem mora aqui sabe!

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

https://www.facebook.com/outsidebrazil
https://twitter.com/OutsideBrazilBl
https://www.instagram.com/carinabarros_outsidebrazil/

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Toronto” ]

Compre o seu Toronto CityPASS e economize 42% visitando as melhores atrações de Toronto:

Reserve o seu Hotel em Toronto:

<

Booking.com

Com o nosso parceiro Rental Cars você encontra os melhores deals em alugueis de carro, confira:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button