Pelo MundoViagens

Roteiro de 9 dias pela Irlanda – parte 2

No nosso quarto dia de viagem e após explorar um pouco a cidade de Dublin e arredores partimos para nossa imersão no interior da Irlanda. Em mãos somente um pequeno roteiro de castelos que eu queria ver no país, e do resto somente expectativas. Partimos com uma direção, algumas cidades principais no qual passaríamos a noite e muita vontade de explorar. Durante a nossa estadia em Dublin, nos hospedamos na casa da minha cunhada que mora lá e portanto não tenho dica de hotel na cidade, mas seguindo nossa viagem para o interior cada parada darei dicas de hotéis e restaurantes pelas pequenas cidades que passamos.

Não pense você que eu deixei todos os hotéis reservados durante o nosso trajeto, fui reservando com 1 dia de antecedência pois não queria ficar presa em um roteiro fixo, sendo assim já saímos de Dublin com o hotel em Cork reservado, cidade aonde decidimos passar a noite. E dali para frente, sempre que chegava no hotel a noite, já definia o roteiro para o próximo dia e a cidade que iríamos parar, e ai reservava o hotel. Esta estratégia foi muito boa, pois, pude pegar dicas no meio do caminho e mudar o nosso roteiro quase que completamente de acordo com algumas indicações de amigos que moram no país.

Dia 4 – Interior da Irlanda

Kilkenny – nossa primeira parada saíndo de Dublin foi a pequena cidade de Kilkenny, o motivo principal foi a visita ao Kilkenny Castle. Esta foi a primeira surpresa da viagem, pois a cidade é linda super medieval e com um castelo magnífico no ponto alto da cidade. Chegamos na cidade por volta de 11:00 horas e passarmos cerca de 2 horas fazendo o tour pelo castelo. Depois fomos explorar as pequenas ruazinhas da cidade (lindinhas por sinal) e almoçamos no The Field Bar and Restaurant. A indicação de restaurante pegamos no visitor centre da cidade que aliás já é um passeio à parte, pois o prédio é um dos mais antigos da cidade. Agora, voltando ao almoço, a dica valeu super à pena, a comida foi uma das melhores que comemos na Irlanda toda (que diga-se de passagem não é muito famosa por isso). Super recomendo, preço justo pela qualidade!

Almoço delicioso no The Field Bar and Restaurant – Foto: Carina Iani

Kilkenny Castle – Este castelo foi o que eu achei mais bonito de todos que vimos na viagem, ele fica bem no meio da pequena cidade de mesmo nome e de longe vemos a imponência dele. O Kilkenny Castle foi construído em 1195 e os últimos donos do castelo foi a família Butler’s of Ormone até 1967 família muito poderosa e ligada a Rainha Anne Boleyn segunda esposa do Rei Henrique Oitavo. O castelo é maravilhoso e passou por uma grande restauração no século 19 e o que mais chama a atenção é a maravilhosa galeria de arte que é considerada uma das melhores da Irlanda. É possível fazer tour guiado e self-guided no castelo.

Informacões:

Site: https://kilkennycastle.ie/

Kilkenny Castle – Foto: Carina Iani

Nossa exploração pela pequena Kilkenny foram: St. Mary’s Medieval Mile Museum, The Tholsel City Hall e Kilkenny Visitor Centre. Seguimos viagem com destino a nossa próxima parada que foi em Rock of Cashel no condado de Tipperary, antes de chegarmos na antiga fortaleza que depois virou igreja, passeamos de carro pela pequeniníssima vila aos pés da famosa atração. A pequena vila é super colorida e bem medieval também e eu amei.

Rock of Cashel: Este na verdade foi um forte e depois se tornou uma igreja aonde St. Patricks costumava batizar cristãos recém convertidos e por esse motivo também é conhecido por St. Patrick’s Rock. A construção é do século 5 e ali era o local dos reis Munster (primeiros povos da Irlanda), e em 1101 o rei Murtough O’Brien doou para a igreja católica.  Ainda hoje o local é um dos símbolos da arquitetura medieval e gaélica de toda a europa pois a construção original ainda permanece. O Rock of Cashel é impressionante e embora esteja em ruínas é um lugar fantástico para se conhecer. A torre que vemos na direita da foto é original do século 5.

Site: https://heritageireland.ie/places-to-visit/rock-of-cashel/

Rock of Cashel

Seguimos com direção a cidade de Cashir para visitar a principal atração do local que é o Cashir Castel, a pequena vila em volta do castelo é umas das coisas mais lindinhas que eu já vi, e também suepr colorida.

Cahir Castle – Este foi considerado um dos maiores castelos da Irlanda na idade média e foi construído em 1142 hoje situado na cidade de mesmo nome. O local foi residência da familia Butler’s of Ormone e foi palco de guerras famosas, pois embora a família Butler’s of Ormone fossem leais à coroa Britânica os parentes (digamos assim) que viviam no Cahir ficaram ao lado dos Irlandeses católicos e por isso foram atacados pela coroa inglesa na Elizabethan Wars em 1542 quando parte da família se desmembrou e os Butler’s of Ormone dali passaram a se auto denominar Barões de Cahir.

Site: https://heritageireland.ie/places-to-visit/cahir-castle/

Vista da pequena vila de Cashiir de dentro do Cashir Castle – Foto: Carina Iani

Ao sair do castelo paramos para um café em um dos cafés locais bem próximos da saída do castelo, e o lugar é super gostozinho e tem doces muito bons. O nome é River House Café e Restaurant fica à dica. Então seguimos para nossa última parada do dia que foi a cidade de Cork aonde passamos a noite. Ficamos hospedados no Oriel House um hotel 4 estrelas super confortável e lindo, ele fica um pouco afastado de Cork certa de uns 10 minutos e tem uma carinha de resort, e o café da manhã foi fantástico (já incluso na diária) eu adorei e super super recomendo este hotel.

Demos uma volta de carro por Cork e eu confesso que não me empolguei muito com a cidade, ela é cidade portuária, e eu achei algumas regiões bem feinhas, o centro é bem bonitinho mas mesmo assim seguimos para o hotel e resolvemos jantar lá por perto mesmo. Escolhemos um restaurante local chamado The White Horse, e podemos dizer que encerramos a noite muito bem. O jantar foi delicioso, eu comi um Fish and Chips e o Gabriel optou por um Bangers and mash um prato local com linguiça defumada, purê de batata e molho nem preciso dizer que todas as nossas refeições foram acompanhadas pelas melhores cervejas locais e o Gabriel tomou Guinness a viagem toda.

The White Horse Restaurant – Foto: Carina Iani

Dia 5 – Rumo a costa oeste

Acordamos bem cedo e tomamos um delicioso café da Manhã no Oriel House Hotel, e seguimos rumo ao nosso destino da manhã que foi o Blarney Castle. Este foi um dos castelos mas impressioantes que visitamos, isso porque ele está em ruínas e a construção e última reforma foi no século 15.

Blarney Castle – O Blarney no condado de Cork foi o primeiro castelo que vimos que ainda tinha embora em ruínas, as características do século 15 quando sofreu a sua última renovação. A construção original é datada de antes de 1200. Diferente dos outros que vimos até aqui o Blarney teve a sua última “restauração” em 1446, então foi fantástico ver/imaginar como os nobres viviam naquela época. Subir nas escadas em formato caracol super pequenas com portinhas minúsculas e comôdos também pequenos e escuros. Um dos pontos de interesse do castelo é a Blarney Stone, reza a lenda que quem beijar a pedra ganha o dom da eloquência e pessoas influentes como Winston Churchill já passaram por ali para beijar a tal pedra.

Site: https://blarneycastle.ie/

Blarney Castle – Foto: Carina Iani

Depois seguimos direto para o Blackrock Castle também na cidade de Cork, e fizemos uma parada bem rápida por lá pois o nosso foco mesmo era na quequena cidade de Cobh aonde passamos uma boa parte da tarde.

Cobh – a pequena Cobh nos encantou do início ao fim, adoramos a cidade, ela é linda, colorida e tem umas atrações bem interessantes para ver.

St Colman’s Cathedral – Esta catedral é linda, confesso que fiquei na dúvida entre ela e a de St. Patricks em Dublin. A catedral chama muito a atenção logo que se chega em Cobh (se pronuncia cove), pois a cidade é pequena e a catedral é gigante. Como a catedral fica no ponto alto da cidade isso dá uma ilusão de que ela é desproporcional ao tamanho da cidade. E este contraste é lindo demais. Depois da catedral seguimos pela ruazinhas da alta Cobh, até uma das ladeiras mais famosas de lá conhecida como Deck of Card houses, digamos que é uma Painted Ladies européia.

Deck of Cards Houses em Cobh- Foto: Carina Iani

Obs: Esta foto é tão linda que já foi destaque duas vezes no Instagram da Revisa Viagem e Turismo. 🙂

Depois exploramos a parte baixa da cidade, que é rica em cores e bem na costa, se você curte a história do Titanic, Cobh foi a última parada do transatlântico, ele saiu dali do porto e nunca mais foi visto. A cidade na época se chamava Queensville e por ter sido a última parada do Titanic,  a cidade respira a lembrança do navio, e ali mesmo no porto de onde zarpou o Titanic é possível visitar o museu de mesmo nome que tem uma atração 4D chamada Titanic Experience.

Site: https://www.titanicexperiencecobh.ie/

Cobh Waterfront – Foto: Carina Iani

Nosso dia ainda não terminou em Cobh, depois de passear pela cidade durante a tarde seguimos para a pequena vila de Kinsale ainda na costa oeste da Irlanda. Chegamos na cidadezinha e já foi amor à primeira vista. Kisale é uma vilinha muito, mais muito colorida, o que tem de bom para fazer na cidade é passear pelas lojinhas e apreciar o visual incrível dessa cidade. Nos hospedamos bem no coração de Kinsale no The Blue Haven, um hotel boutique super aconchegante! O The Blue Haven fica em um antigo casarão e os quartos tem uma decoração clássica e o café da manhã é divino!

Tradicional café da manhã Irlandes completo – Feijão, Sausicha, Black e white pudim (não tem tradução em protuguês), bacon, cogumelo, tomare e batata e ovo do Hotel Blue Haven Foto: Carina Iani

Jantamos em um restaurante local chamado The White House Bistro, e escolhemos este restaurante simplesmente porque ele era do lado do hotel e naquela noite iria ter música tradicional Irlandesa ao vivo. A experiência foi bem legal, e eu comi um delicioso fish and chips. Na manhã seguinte tomamos um café fantástico no hotel o tradicional Irish Breackfast completo e doi delicioso. Alías o hotel é chiquetérrimo! Super recomendo!!!!

Um pedacinho de Kinsale – Foto: Carina Iani
Mais uma ruazinha linda de Kinsale – Foto: Carina Iani

Dia 6 – Explorando Dingle Península

Uma das vantagens de se ter um roteiro flexível é justamente o fato de poder mudar ao longo da viagem, e foi isso o que fizemos. Um amigo de trabalho do meu marido que mora na Irlanda nos deu esta sugestão de passeio e resolvemos incluir em nosso roteiro e pronto. Saímos de Kinsale direto para Dingle Península. Parte deste passeio envolve a Atlantic Wild Way, eu é uma rota linda pela costa do atlântico, o pedaço que fizemos é muito cênico e foi um dos lugares mais indos que eu já vi! Demos super sorte de ter um dia muito ensolarado(raro na Irlanda) para explorar esta costa.

A Dingle Península é uma pedaçinho de terra no Atlântico (um loop) que além de vistas lindas ainda possui muitas fazendas (murinhos de pedras com ovelhas) e muitos sítios arqueológiso dos Celtas. Levamos o dia todo para fazer a península, porque fomos parando em quase tudo o que achamos interessante (ou seja paramos pra caramba). Irei escrever um post somente sobre Dingle Península, aguardem!

Nosso almoço foi na pequena e linda cidade de Dingle, que é super colorida e com um clima praiano fantástico. Almoçamos em um pub local chamado The Dingle Pub, e eu comi uma deliciosa Sheppard Pie um prato super típico de lá e claro uma boa cerveja local para acompanhar. Dingle city é encantadora tanto que eu irei fazer um post somente sobre esta parte da viagem!

Para finalizar este dia maravilhoso encerramos a nossa tarde na cidade de Killarney, que é linda! Se eu fosse escolher um lugar para morar na Irlanda, com certeza Killarney seria a minha escolhida. A cidade tem um visual fantástico, com montanhas, e muita natureza em volta, e o centro antigo é muito fofo. O hotel escolhido o Killarney Oaks Hotel, e foi o nosso preferido da viagem toda também, recomendo de olhos fechados! Toda a nossa experiência no hotel foi demais, desde o hotel em si que é lindo e bem localizado, o quarto super confortável e extremamente limpo, o café da manhã sem comentários de tão bom e o staff super simpático! Nossa estadia lá não poderia ser melhor!

Dingle Península – Wild Atlantic Way – Foto: Carina Iani
Dingle City – Foto: Carina Iani

Em Killarney, a atração que visitamos foi o Ross Castle, que fica dentro do Parque Nacional de Killarney o parque é gigante e tem muito coisa legal para fazer por lá, o nosso hotel ficava bem de frente para o Parque e o lugar era incrível.

Ross Castle: O Ross Castle fica localizado na linda cidade de killarney (um das mais bonitas que visitei na Irlanda na minha opnião) dentro do parque nacional de mesmo nome. Construído no século 15 o castelo era residência dos O’Donoghue clan. O Ross castle é lindo e o cenário ao redor deixa ele com uma atmosfera mágica especialmente ao pôr-do-sol. Vale a visita e também vale passar umas horas explorando as trilhas do parque que é muito bonito e dá para se ter lindas imagens do castelo.

Depois de tantas emoções de um dia espetacular (posso dizer que este foi um dos pontos altos da nossa viagem), estávamos acabados e nem saímos para jantar. Compramos uns snacks e ficamos no quarto aproveitando todo o conforto do hotel.

Mapa deste trajeto da nossa roadtrip pela Irlanda

Fiquem por aí, daqui a pouco eu posto o roteiro com os últimos 3 dias de viagem mas por enquanto não deixem de ler:

Meu tour pelos castelos da Irlanda

Roteiro de 9 dias na Irlanda -part 1

Siga o My Sweet Canada clique nos links abaixo:

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Irlanda” ]