HomeOutros destinosPelo MundoViagens

Roteiro de 9 dias pela Irlanda – parte 1

Oi pessoal, no post de hoje eu venho compartilhar com vocês o roteiro de 9 fantásticos que passamos na Irlanda! Então se você está planejando uma super viagem por este país, se prepare pois o post está cheio de dicas!

Eu sou o tipo de viajante que adora aproveitar o máximo possível (e quem não é né?!), mas eu também gosto de ter tempo para poder curtir um lugar. Por isso embora eu sempre faça uma lista imensa de atividades, não fico tão presa nesta lista e também não estipulo tempo mínimo por atração. Tudo vai do momento, se o lugar estiver incrível então porque não ficar lá mais tempo curtindo não é mesmo?!. Por esse motivo eu odeio excursões, meu estilo de viagem é alugar um carro e sair por ai explorando ao máximo o que eu puder no meu tempo. E foi exatamente isso o que fizemos na Irlanda.

Nesta viagem, poderíamos escolher uns 3 países na Europa para visitar no neste intervalo de tempo, mas não, escolhemos apenas 1 e rodamos quase a Irlanda toda. Eu confesso que foi uma experiência bem legal não se prender somente nas principais cidades e com isso explorar os pequenos vilarejos e cidades fora do radar. Então se você está procurando um roteiro meio fora do radar esse post é para você!

Dia 1 – Chegada em Dublin

Chegamos em Dublin as 13:30 da tarde e pegamos o carro alugado no aeroporto. A tensão neste momento foi aprender a dirigir na mão inglesa. O que é um desafio enorme no começo, já que não é somente o lado do motorista que muda a direção, mas também todas as ruas. Então toda atenção neste momento é pouca. A carteira de motorista do Brasil é valida por até 3 meses, mas no nosso caso utilizamos a carteira de motorista do Canadá.

[gdlr_notification icon=”icon-flag” type=”color-border” border=”#99d15e” color=”#000000″]DICA 1: Na Irlanda a direção é na mão inglesa, portanto se for alugar um carro todo cuidado é pouco, e contrate um seguro para o carro![/gdlr_notification]

Passado a tensão dos primeiros cruzamentos e quase se acostumando a dirigir na mão inglesa (só que não), nossa primeira parada foi claro explorar Dublin e alguns dos principais pontos turísticos. O centro é bem pequeno então dá para explorar muita coisa a pé mesmo, e foi o que fizemos. Deixamos o carro em casa!

The Temple Bar: começamos pelo Temple Bar que é um bairro em Dublin e é um dos pontos mais badalados da cidade, para quem gosta de agito este é o lugar. O bairro pois possui vários pubs incluindo de pub super famoso de mesmo nome o The Temple Bar Pub. Então nada como começar a sua viagem à Irlanda fazendo o que os irlandeses fazem de melhor, que é andar de pub em pub tomando umas boas pints (copo de cerveja). O The Temple Bar Pub foi fundado em 1840, e é um lugar bem atipico, ou seja, não vá esperando sentar e ficar de boa toamando a sua cerveja. O pub é grande e vai se embrannhado por diversos corredores (acho que foram ligando as construções ao redor), é cheio e barulento, literalmente você consegue a sua pint no grito. Mas é bem legal!!!  Vale muito à pena e vale mais ainda passear pelas ruas do Temple Bar, ali você encontra várias lojinhas, ótimo restaurantes, galerias, além de ser um bairro super bonito e com uma ótima atmosfera. Eu adorei!!!

The Temple Bar – Photo: Outside Brazil Blog

Musical Pub Crawl: Nossa segunda parada foi o Musical Pub Crawl, que fica na mesma rua do The Temple Bar, ali paramos para curtir uma boa musica folk, e ficamos por um tempo curtindo o lugar. Eu não tomo muita cerveja, então essa segunda parada já foi meio um tanto demais para mim (hehehe), mas como estavamos somente no tasting tour resolvemos tomar mais uma pint e curtir uma boa musica local.

Photo: Outside Brazil Blog

Depois de curtir bastante as pequenas ruelas do Templ Bar, subimos em direção ao St. Stephen’s Green Park, e antes demos uma paradinha em um monumento famoso ali, a estátua da Molly Malone que é bem famosa na cidade. Ela fica na frente do posto de informações turísticas da cidade, então aproveite para entrar lá e pegar várias dicas do que fazer em Dublin.

Grafton Street – Seguindo em direção ao St. Stephen’s Green Park, pegamos a famosa Grafton Street, e para quem gosta de comprar este é o lugar! A rua toda tem grandes nomes do mundo consumista, e como não era a minha praia nessa viagem passamos por lá somente para cumprir o roteiro. Afinal é uma rua famosa na cidade, mas já que eu estava lá acabei comprando um pingentinho da Irlanda para a minha pulseira (hehehe).

Ruas de Dublin – Photo: Outside Brazil Blog

St. Stephen’s Green Park – Chegamos no parque, que fica bem no centro da cidade, e local ideal para poder relaxar um pouco e curtir a natureza.

[gdlr_notification icon=”icon-flag” type=”color-border” border=”#99d15e” color=”#000000″]Curiosidade: Você sabia que na Irlanda as línguas oficiais são o inglês e o Gaélico (Irish) e o nome de Dublin em Gaélico é: Bhaile Átha Cliath [/gdlr_notification]

Dia 2 – Explorando Dublin de bike

No segundo dia de nossa viagem, nós partimos para explorar Dublin de bike, a cidade é perfeita para andar de bicicleta e a maioria dos pontos turisticos são bem perto. A vantagem é que dá para economizar bem no transporte e todos os lugares e pontos principais de interesse tem estacionamento ou lugares apropriados para prender a bicicleta.

St. Patricks Cathedral  – começamos o dia na lindíssima St. Patricks Cathedral, esta igreja é datada de 1191, a catedral é a principal igreja da Irlanda e nem preciso dizer que leva esse nome em homenagem ao seu padroeiro St. Patrick. Vale à pena a visita a igreja é lindíssima! Passamos umas 2 horas exploranto todas as relíquias do local e adimirando a arquitetura lindíssima tanto interna quanto externa.

Interior da Catedral de St. Patricks – Photo: Outside Brazil Blog

Site:https://stpatrickscathedral.digitickets.co.uk/tickets
Valor: EUR 7.00

Christ Church Cathedral – nem preciso falar que eu adoro igrejas né?! Bom eu não sou tão religiosa mas eu amo arquitetura e toda a história por traz das grandes igrejas e por esse motivo a Christ Church Cathedral foi a nossa segunda parada no tour. Essa igreja é dedicado a santa trindade e é datada de 1028, e portanto é a igreja mais antiga da Irlanda. Parte do complexo está a Dublimia, um museu dedicado a história e cultura Viking que tem muita influência também na história Irlandesa. O ponto alto da visita é a crypta uma das mais preservadas do período medieval.

Site: https://christchurchcathedral.ie/visit-us/
Valor: EUR 7.00 (6.50 comprando online)

Dublin Castle – o Dublin Castle é o maior complexo de prédios do governo da Irlanda, e foi construído em 1171 porém passou por várias reformas ao longo dos anos. Embora o castelo seja repleto de boas histórias e seja a sede do governo, nós optamos por não entrar para o tour e ficamos somente adimirando por fora e passeando pelo belo jardim.

Dublin Castle – Photo: Outside Brazil Blog

Site: http://www.dublincastle.ie/tickets-and-times/
Valor: EUR 10.00

Trinity College Old Library – nossa terceira parada do dia não poderia ser melhor, além de andar pelo campus do Trinity College na universidade de Dublin (muito lindo por sinal), o foco principal da visita foi a Old Library. Esta é a biblioteca mais antida da Irlanda e também a maior do país, sendo o local permantente dos Livros de kells (Book of Kells). A exposição do The Book of Kells é concorridíssima e fica uma fila enorme na frente d biblioteca para poder ver os manuscritos sagrados, então a minha dica é: vá bem cedo ou durante a semana. Para quem não sabe do que se trata, o Book of Kells, é um manuscrito escrito em latin da biblia que antes da prensa ser inventada os livros eram escritos a mão, e no caso da bíblia eram escritos por monges que se dedicavam a vida toda a escrita da biblia. Presume-se que o Book of Kells foi escrito entre o século 6 e 9 depois de cristo, então imagina a preciosodade dessa exposição. Depois da exposição é possível visitar a parte mais antiga da biblioteca, que é uma das mais lindas que eu já vi.

Belissíma Trinity Old Library – Photo: Outside Brazil Blog

Site: https://www.tcd.ie/visitors/book-of-kells/
Valor: EUR 14.00

Saímos do Trinity college anestesiados com tanta cultura e história, demos mais umas voltas pelas ruas de Dublin e deixamos as bikes em casa para terminar a nossa tarde na Guinness depois de um dia extremamente religioso podemos dizer assim!

Guinness Storehouse – reserve pelo menos umas 4 horas para esse passeio, isso mesmo!!! O tour pela Guinness é ernome, você irá andar e se deliciar pelos 5 andares de pura história de uma das cervejas mais famosas do mundo e super cultuada na Irlanda. E nem preciso dizer que se for à Dublin, não tem como não visitar a fabrica da Guinness é mandatório. Eu já visitei bastantes cervejarias e posso dizer com certeza de que nenhuma se compara com a visita na Guinness, não irei nem falar muito por aqui, tem que ir. Mas resumindo, você irá mergulhar literalmente na história desta cervejaria fundada em 1759, saber sobre a produção, o branding (fortíssimo) entre outras coisas e a visita termina no super bar em um mirante na torre da fabrica de onde se pode ver a cidade toda.

Guinness Tour – Photo: Outside Brazil Blog

Site: https://www.guinness-storehouse.com/
Valor: EUR 18.50 (online) 25.00 no local

Dia 3 – Explorando os arredores e mergulhando no passado

Nosso terceiro dia de viagem, foi seguindo rumo ao norte para explorar o lindíssimo Malahide Castle e o new Grange um sítio arqueológico datado de 3 mil antes de cristo.

Malahide Castle – Este foi o primeiro castelo que visitamos (não entramos no Dublin Castle, lembra?!), ele fica próximo de Dublin cerca de 17 km de distância em uma vila deliciosa de mesmo nome, lindinha de se ver. O Malahide Castle é datado do século 12, sua construção iniciou em 1185 pelo Lord Richard Tabolt e o castelo pertenceu a família Talbot por 791 anos até 1976. O Castelo hoje pertence ao estado e foi transformado em um museu, é possível fazer tours guiados que duram cerca de 45 minutos pelo castelo e com isso aprender um pouco da história do lugar e também ver móveis maravilhosos da época. O castelo passou por várias renovações é claro, porém ainda conserva muitas caracteristicas da construção do século 12 como uma das torres (na foto a do lado direito) e também as fundações.

Malahide Castle – Photo: Outside Brazil Blog

Site: https://www.malahidecastleandgardens.ie/
Valor: EUR 12.50

Leia mais sobre os castelos da Irlanda neste link:

Newgrange – o Newgrande é um monumento pré-histórico datado de 3200 A.C foi construído no período Neólitico sendo assim este momumento é mais velho que as Pirâmides do Egito e o Stonehenge na Inglaterra. Fica ele fica localizado ao oeste da cidade de Drogheda no condado de Mealth e consiste em uma grande tumba de pedra construída em forma de um morro. No interior tem os corredores e umas câmaras que imagina-se que ali faziam os rituais. O grande monte é também rodeado por circulos de pedra ao longo do local e grande parte das pedras encontradas ali foram trazidas de muito longe, ninguém sabe explicar como. A grande curiosidade é que a entrada do Newgrange é alinhada com o nascer do sol do solsticio de inverno e durante esse dia a luz entra pelos corredores iluminando o interior da câmara. Eu nem preciso dizer que sai de lá emocionada não é?! Mas eu sou dessas que ama história e arqueologia e mistérios da antiguidade, mas eu não acho que esse seja o tipo de passeio para todo mundo. Então se você realmente gosta dessas coisas vale super à pena! Dica: compre os tickets online, é mais garantido!

Newgrange – Photo: Outside Brazil Blog

Site: https://www.newgrange.com/
Valor: EUR 7.00

Passamos o resto do dia explorando as cidadezinhas ao ao longo do Boyne Valley, e tem vários locais históricos para visitar na região, paramos em uma pequena cidade chamada Slane para comer algo bem rápido mesmo e depois seguimos para admirar o Slane Castle que hoje é uma belíssima destilaria.

E assim se encerra essa primeira parte do roteiro, que será dividido em 3 posts de 3 dias cada um. Veja abaixo o mapa com todas as atrações que visitamos nesses primeiros 3 dias maravilhosos na pela Irlanda.

Mapa das atrações:

Siga o Outside Brazil clique nos links abaixo:

Assine o My Sweet Canada para receber nossa newsletter!

[gdlr_title align=”left” style=”divider” title=”Continue planejando a sua visita à Irlanda” ]